Índice
A Apple remodelou completamente a tela de bloqueio do iOS 16, versão do sistema operacional para iPhones lançada pela Apple na terça-feira (13). Agora, ela está mais personalizável. Muito mais personalizável.
Até o iOS 15, você conseguia escolher apenas o papel de parede da tela e aplicar o “efeito perspectiva”, que dava uma certa tridimensionalidade para a foto. Já na nova versão do sistema, você escolhe estilos, cores e widgets, além de criar (e alternar entre) várias telas, podendo, inclusive, atribuir propósitos distintos a elas.
Essas novas ferramentas permitem que você deixe a nova tela bloqueada do iPhone não só mais a sua cara, como mais útil também. E o Showmetech te mostra todas as ferramentas para fazer isso.
Layout da tela de bloqueio do iOS 16
Primeiro, você precisa saber como acessar a personalização dessa nova tela de bloqueio do iPhone. Um deles é escolher a categoria “Imagem de Fundo”, no aplicativo “Ajustes”. Além da tela de bloqueio, dá para personalizar a tela de início (aquela com os ícones dos aplicativos, que aparece depois que você desbloqueia o celular.
O outro caminho para acessar essa personalização é a partir da tela bloqueada, mas ele varia de acordo com o modelo do seu iPhone.
Se o seu celular for um “iPhone de botão” (iPhone 8 ou SE), o caminho para acessar a galeria de telas de bloqueio – em que você pode personalizar a sua tela atual, escolher qual outra personalizar (ou usar no momento) e criar outras – é: tocar e segurar na tela por um tempinho, tocar e segurar na tela de novo e apertar o Touch ID (aquele que você usa para desbloquear a tela).
Já nos “iPhones sem botão” (do iPhone X em diante), o caminho para a galeria é mais simples: com o celular desbloqueado, toque na tela e segure por um tempinho que a galeria já aparece.
Nesta galeria, também dá para deletar telas de bloqueio. Para fazer isso, toque na versão que você quer deletar, arraste ela para cima e toque no botão vermelho com um ícone de lixeira.
Pronto, agora que você sabe como chegar na tela de criação e personalização das telas de bloqueio, vamos ao que você pode configurar nelas.
Estilo da tela
Na hora de criar uma tela de bloqueio, além de escolher o papel de parede (ou papeis de parede), você pode navegar entre diversos estilos e opções. Veja abaixo o que cada um oferece:
- Fotos: você escolhe uma foto da sua galeria para usar de papel de parede (o iOS sugere algumas);
- Fotos aleatórias: seleciona automaticamente um punhado de fotos da sua galeria para ficar passando conforme o dia (você também pode selecionar manualmente as fotos e determinar a frequência com que vão mudar);
- Emoji: você pode escolher até seis emojis e o iOS 16 cria automaticamente um papel de parede em cinco padrões (grade pequena, grade média, grade grande, círculos e espiral);
- Tempo: é um papel de parede dinâmico que muda de acordo com o clima de onde você estiver;
- Astronomia: é um papel de parede dinâmico que pode te mostrar cinco coisas (todas com condições astronômicas ao vivo na sua localização atual): visão geral ou mais próxima da Terra; visão geral ou mais próxima da Lua; e o sistema solar;
Coleções: papeis de parede “clássicos” da Apple; - Cor: você pode escolher uma cor de fundo e aplicar um entre seis efeitos (vibrante, tom, profundo, vapor, claro e liso).
Design do horário
Depois de configurar qual foto e estilo vai usar na nova tela de bloqueio do iOS 16, você pode escolher a fonte que será usada no horário. Para fazer isso, toque no horário e um painel com as opções vai aparecer.
Ao todo, são oito fontes, que vão do minimalismo ao moderno, passando pelo clássico. Também dá para escolher entre 14 cores pré-selecionadas ou abrir o gradiente (a última bolinha na fileira de cores) e ir deslizando o dedo por ele até encontrar uma cor que te agrade.
Widgets
A Apple abriu mais um espaço para widgets no iOS: a tela bloqueada. São cinco espacinhos – um em cima do horário e quatro embaixo – que você pode colocar botões que trazem informações básicas (atualizadas em tempo real) dos aplicativos aos quais estão associados. E ao tocar neles, dá para abrir esses aplicativos.
Por exemplo: o widget do Lembretes mostra sua lista de…bom, lembretes. Ao completar algum, você pode tocar no widget para abrir o app e marcar o lembrete como concluído. Depois de fazer isso, o widget do aplicativo vai mostrar a lista atualizada de lembretes, isto é, sem o que você marcou como concluído.
No cabeçalho do horário, há espaço para um widget horizontal, onde você pode espremer, por exemplo, um lembrete ou informações sobre o clima. Embaixo do horário, são quatro espaços. Só que alguns widgets são mais largos e, por isso, ocupam dois espaços. Então, você pode colocar de um a quatro widgets neste campo. (https://chiringa.com) Ou nenhum. Vai do seu gosto.
Por ora, a maioria dos widgets disponíveis para a nova tela de bloqueio do iOS 16 são de aplicativos da Apple que já vem instalados de fábrica nos iPhones (calendário, lembretes, relógio, Fitness, tempo etc). Mas a empresa permite que os desenvolvedores de aplicativos de terceiros criem botões para este espaço – aliás, o Showmetech já listou 15 aplicativos que têm widgets para a tela bloqueada do iPhone.
Opções adicionais
Cada estilo de tela de bloqueio oferece uma gama de opções para personalizar os papeis de parede escolhidos.
Quando você decide usar uma foto da sua galeria, por exemplo, pode escolher entre deixar a versão original ou aplicar três filtros nela: preto e branco, bicromia e “lavado, colorido”. Para ver como cada filtro muda a foto, vá deslizando o dedo para a esquerda, igual nas stories do Instagram. E tocando no botão “…”, no canto inferior direito da tela, dá para você escolher entre 12 cores para aplicar no filtro escolhido (menos, claro, no preto e branco).
Esse botão também serve para ativar ou desativar o “efeito de profundidade”. Esse recurso, por meio de inteligência artificial, destaca o objeto principal da foto, colocando-o na frente do horário e dos widgets, e deixa o fundo em último plano. A ferramenta dá um charme para os papeis de parede, mas não funciona no iPhone 8.
Quando você opta pelas fotos aleatórias, além de aplicar os filtros nelas (só dá para escolher entre aplicar o mesmo filtro em todas ou em nenhuma), dá para gerenciar quais fotos serão mostradas (tocando no botão que fica no canto inferior esquerdo) e com qual frequência serão trocadas (tocando no botão inferior direito). Em relação à frequência, dá para determinar se vai ser diariamente, a cada hora, ao bloquear a tela ou ao tocar a tela bloqueada.
Nos demais estilos, dá para trocar entre diferentes vistas astronômicas, padrões de emoji e gradientes de cor (conforme esse texto já explicou, no item “Estilo da tela” desta lista).
Notificações
Outra mudança significativa na nova tela de bloqueio do iOS 16 foi a mudança na apresentação das notificações. E isso também está personalizável agora.
Por padrão, as notificações aparecem empilhadas, seguindo a ordem cronológica em que foram emitidas, na parte inferior da tela. Só que se você tocar na região em que elas estão empilhadas e puxar para baixo, elas serão substituídas por um pequeno contador que vai mostrar apenas o total de notificações. E se você puxar para cima, vai ver a lista completa e organizada, igual nas versões anteriores do iOS.
Para configurar qual é o padrão de exibição de notificações no seu iPhone, vá ao aplicativo “Ajustes”, depois em “Notificações” e escolha entre: contagem (que mostra apenas o total, na borda inferior), conjunto (empilhadas na borda inferior) e lista (que mostra todas e ocupa a tela toda).
Modo Foco
Além de escolher o estilo da tela bloqueada, dá para associá-la a um dos modos de foco do iOS. Assim, a tela será ativada junto ao modo. Dessa forma, você pode, por exemplo, criar uma tela de bloqueio para quando estiver trabalhando (e associá-la ao modo Trabalho de foco), outra para quando estiver dirigindo, outra para quando estiver lendo etc.
Além disso, quando você automatiza os modos de foco – determinando, por exemplo, que um deles funcione de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; outro das 18h às 22h e por aí vai – a mudança de tela de bloqueio também vai acontecer automaticamente, seguindo as mesmas configurações.
Para associar um modo de foco a uma tela de bloqueio, acesse a galeria de telas e clique no pequeno botão “Foco”, que sempre fica na parte inferior.
Veja também:
Donos de iPhone adotam iOS 16 mais rápido que o iOS 15 e 19 dicas para aproveitar o iOS 16 no iPhone
Fontes: Apple, Mac World e Mac Rumors
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Obrigado pelo conteúdo.
No meu SE, não consigo usar a (tocar e segurar na tela por um tempinho, tocar e segurar na tela de novo e apertar o Touch ID (aquele que você usa para desbloquear a tela), precisa de alguma outra configuração?
me refiro ao papel de parede animado na tela de bloqueio do ios16, como fazer.