Muitos usuários notaram instabilidade ao utilizar alguns serviços da Apple hoje (21). As principais reclamações davam conta de dificuldades de acessos a plataformas como a Apple Music, ao serviço de armazenamento iCloud, AppleTV, iMessage e também a App Store. Os usuários também sinalizaram problemas com “encontrar meu iPhone”, loja da Apple, mapas e suporte.
Num primeiro momento, a falta de informações pode fazer com que os usuários fiquem perdidos, sem saber se se trata de um ataque hacker, apenas problemas no servidor ou um simples bug. Para te ajudar a entender o que pode estar acontecendo com os serviços, reunimos algumas dicas muito bem-vindas que poderão também te ajudar no futuro.
Downdetector
O Downdetector é um site que reúne informações de diversos sites e serviços, como as redes sociais Instagram, Facebook, Snapchat e Twitter, todos os grandes bancos, mensageiros como o WhatsApp, Facebook Messenger e o Telegram, além de sites do governo e serviços de e-mail.
Ao abrir o Downdetector, você pode procurar na página inicial o serviço que deseja verificar, ou clicar na barra de busca e procurar pelo nome do site, app ou serviço.
Logo de início temos a quantidade de notificações de problemas no período das últimas 24 horas. Conforme as pessoas vão notificando as reclamações, o site vai reunindo as informações e produz um gráfico em tempo real com os números. Abaixo do gráfico, há como relatar os erros pelo qual o serviço esteja passando no momento, verificar os problemas mais notificados pelos usuários e olhar problemas antigos.
Acesse o site do Downdetector.
Google Trends
O Google tem um serviço chamado Google Trends, que mostra os termos mais pesquisados no mundo inteiro. Esse serviço serve tanto para verificar a popularidade de termo específicos quanto para verificar os termos mais pesquisados do momento. É válido checar se há muitas pesquisas sobre os serviços, como o Apple Music e App Store, unido de outros termos, como “Apple Music com problemas”, “App Store caiu”, “Bugs com o Apple Music” ou “App Store não está funcionando”.
Usando o Twitter
Outra ferramenta que pode ser usada como termômetro é o Twitter. Sempre que os usuários de algum serviço estão com problemas, eles costumam usar a rede social como um portal de reclamações e memes. Então, se achar que um determinado serviço esteja com problemas, às vezes pesquisar no Twitter pode te ajudar a confirmar se é um problema global ou na sua conexão.