Índice
Celulares são talvez o mais importante meio de comunicação da atualidade, mas eles vem acompanhado de um fator necessário que, às vezes, pode se tornar uma dor de cabeça para alguns usuários: as operadoras telefônicas.
Para podermos utilizar todas as funcionalidades de nossos aparelhos, precisamos optar por uma das operadoras disponíveis e algumas vezes nossa primeira escolha pode não agradar ou suprir nossas necessidades a longo prazo.
Porém, a insatisfação com a operadora pode virar um verdadeiro pesadelo, com os usuários obtendo muita dificuldade em cancelar os planos na Claro, Tim ou Vivo. Buscando elucidar esse processo, o Showmetech preparou este guia com o passo a passo do cancelamento em cada uma das operadoras. Confira:
Posso cancelar a linha de terceiros?
Antes de começarmos a falar sobre os detalhes do processo de cancelamento, é importante ter em mente que apenas os titulares dos planos podem iniciar o processo de cancelamento ou alteração da linha.
A operadora irá solicitar documentos do titular para comprovar a validade de todo o processo. Existe uma exceção para cancelamentos em casos de falecimento do titular que possui um processo totalmente diferente.
Quebra de contrato ou restrições
Continuando, é importante saber se existe algum tipo de empecilhos que podem dificultar o processo ou impedi-lo de ser realizado. Quando contratamos um plano de celular comumente existe uma cláusula de fidelidade, geralmente de 12 meses, no qual o cliente ira utilizar os serviços contratados, em alguns casos essa clausula pode incluir a impossibilidade de alterações no pacote contratado.
Isso pode acabar impossibilitando todo o procedimento. Por isso, é importante sempre estar a par das cláusulas do contrato do plano, caso haja interesse em realizar um dos procedimentos expostos a seguir, pois alguns dos procedimentos podem acarretar casos de quebra de contrato que muitas vezes são passíveis de multa.
Outro fator que pode dificultar são os atrasos de pagamento, geralmente para alterações de pacote esse fator não é um empecilho, mas para cancelamentos de plano costumam atrapalhar e muitas vezes barrar todo o processo até o acerto de todos os débitos.
Alterar ou cancelar o plano da Claro
Como explicado anteriormente, caso você queria alterar o plano da Claro você pode entrar em contato pelos canais:
- Por telefone você pode utilizar o número 1052 (cliente Claro Móvel) e solicitar a alteração do seu pacote atual, seguindo as instruções da secretaria eletrotônica;
- Outra opção é pelo site Minha Claro, fazendo o login com sua conta você tem acesso à solicitação de troca de plano;
- A terceira opção é ir até um das lojas físicas da operadora, você pode encontrar a loja mais próxima da sua localização. Lá você explica ao atendente com qual plano da operadora esta atualmente e deseja alterar esse plano.
Para cancelar o plano da Claro será necessário conversar com um atendente, não importando por qual canal de atendimento escolher, para isso existem as seguintes etapas:
- Para cancelar o plano da claro pelo telefone você pode ligar no número 1052, seguindo as orientações da secretaria eletrônica, você poderá solicitar o cancelamento da linha, ela ira te direcionar para um atendente que ira finalizar todo o processo de cancelamento solicitado.
- Você pode também solicitar cancelamentos nas lojas físicas da operadora, conversando com o atendente, você explica que seu plano de telefone atual não é mais compatível com suas necessidades e que gostaria de cancelar o plano da Claro;
- No portal Minha Claro, você realiza o login com seu usuário e senha, procure pela seção de atendimento e clique em Cancelar Linha, em seguida sera questionado se gostaria de continuar em um chat, confirmando, você será direcionado para conversar com um atendente para continuar o procedimento.
Alterar ou cancelar o plano da Tim
Não muito diferente do mostrado anteriormente, se você deseja alterar o plano da Tim os canais são:
- Pelo telefone você pode ligar para o número 1056 de qualquer operadora e realizar todo o procedimento junto a uma secretaria eletrônica ou digitar *144 de um número TIM para ter acesso a um menu interativo da operadora;
- Outra opção é se dirigir até uma das lojas físicas da operadora, você pode encontrar a loja mais próxima da sua localização. Lá você explica ao atendente com qual plano da operadora esta atualmente e deseja alterar esse plano.
Agora se você realmente quer cancelar o plano da Tim, existem algumas opções disponíveis para o processo:
- A primeira opção, e mais simples, é indo pelo site Meu TIM, lá no menu Serviços, você vai encontrar a opção Chat TIM onde você pode Solicitar cancelamento;
- Outra opção é por mensagem de texto, enviando a palavra CANCELAMENTO seguida pelo CPF do titular e código do cliente para o número 4199;
- Para cancelar o plano da TIM pelo telefone você pode ligar no número *144, no menu interativo você escolhe continuar com a ligação, seguindo as orientações da secretaria eletrônica você poderá solicitar o cancelamento da linha, ela ira te direcionar para um atendente que ira finalizar todo o processo de cancelamento solicitado.
- Você pode também solicitar cancelamentos nas lojas físicas da operadora, conversando com o atendente e explicando que já conhece todos os planos disponíveis da operadora, mas deseja cancelar o plano da TIM.
- Mas se você quer optar por algo mais clássico, a TIM possui também a opção de cancelamento através de carta, é só você enviar a solicitação com os dados do titular da conta para o endereço: Rua Comendador Araújo, 299 – Centro, Curitiba – PR, CEP 80420-007.
Alterar ou cancelar o plano da Vivo
Seguindo o mesmo padrão apresentado pelas outras operadoras, para alterar o plano da Vivo não seria mais complicado, você pode realizar a alteração pelos dos canais:
- Através de um celular Vivo você pode ligar no número *8486 ou ligar de qualquer outra operadora para o número 1058, seguindo as orientações da secretaria eletrônica você conseguira solicitar a alteração;
- Na Vivo você também pode ir pessoalmente a uma das lojas físicas para fazer uma alteração de pacote da operadora, você pode encontrar a loja mais próxima da sua localização. Lá você explica ao atendente com qual plano da operadora esta atualmente e deseja alterar esse plano.
Se seu desejo é realmente cancelar o plano da Vivo, o caminho para iniciar esse procedimento é:
- Pelo telefone, para cancelar o plano da Vivo você pode ligar no número *8486, seguindo as orientações da secretaria eletrônica você poderá solicitar o cancelamento da linha, ela ira te transferir para um atendente que ira finalizar todo o processo de cancelamento solicitado.
- Você pode também solicitar cancelamentos nas lojas físicas da operadora, conversando com o atendente, você explica que seu plano de telefone atual não é mais compatível com suas necessidades e que gostaria de cancelar o plano da Vivo;
- No portal Meu Vivo você faz o login com seu e-mail e senha, vá até a opção Meus Produtos, depois rolando a página para baixo você encontrara a opção Desejo cancelar produto.
Portabilidade de operadora
Uma opção para quem se cansou, especificamente, da operadora e não quer ter todo o trabalho de compartilhar para todos os seus contatos um número novo, existe a opção de realizar uma portabilidade do número. O processo nada mais é que uma troca de operadora de um número já existente, não importando de qual operadora está saindo e para qual está entrando.
Uma portabilidade pode não ser um processo tão simples, afinal é necessário realizar esse processo com ambas operadoras simultaneamente, mas para aqueles que possuem o mesmo numero há muito tempo ou que não podem se desfazer dele, é a melhor opção dentre as apresentadas nesse tutorial.
Revisão do texto feita por: Dácio Castelo Branco
Veja também:
Dica: descubra se seu celular é compatível com qualquer operadora do mundo
Claro, Vivo e TIM arrematam licenças para 5ç; país ganha novas operadoras de telefonia móvel
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.