Índice
Caso você não seja muito conhecedor das nomenclaturas usadas pela Apple, o iOS 14 beta é uma versão ainda “em desenvolvimento” no novo sistema operacional do iPhone, e que é liberada pela empresa para que ela possa testar possíveis bugs e problemas de compatibilidade com aplicativos, para garantir que tudo irá funcionar de maneira perfeita no lançamento oficial do iOS 14.
A Apple sempre lança duas versões distintas de um beta do iOS: uma para desenvolvedores, que possui acesso a configurações avançadas para que o desenvolvedor de um app possa descobrir de maneira mais fácil onde é que a aplicação desenvolvida por ele está entrando em conflito com o sistema operacional, e o beta público, que é uma versão liberada para qualquer usuário.
O iOS 14 beta para desenvolvedores já está disponível desde o dia 23 de junho, tendo sido liberado logo após o fim da edição virtual da WWDC 2020. Já a versão pública do beta foi liberada na última quinta-feira (9), e já está disponível para download por qualquer pessoa que queira fazer a instalação no seu iPhone.
O que eu preciso saber antes de instalar o iOS 14 beta?
O primeiro passo é garantir que o seu iPhone seja compatível com o novo sistema operacional. De acordo com a Apple, qualquer aparelho que atualmente utilize o iOS 13 será compatível com o iOS 14, mas se você preferir uma lista completa esses serão os modelos compatíveis com o iOS 14 beta:
- iPhone 6 e iPhones 6S Plus
- iPhone SE (tanto o da primeira quanto o da segunda geração)
- iPhone 8 e iPhone 8 Plus
- iPhone X, iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max
- iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max
Outro ponto importante é ter a consciência de que o seu iPhone pode não funcionar tão bem depois da instalação. Isto porque o iOS 14 beta é uma versão ainda em desenvolvimento (ou seja, incompleta) do iOS 14, então é possível que, após a instalação, alguns aplicativos parem de funcionar ou comecem a travar durante o uso, e há sempre a possibilidade de algum conflito interno de software acabar travando totalmente o celular, te obrigando a resetar para as configurações de fábrica e perder qualquer arquivo que não está salvo em um backup na nuvem.
Por isso, a recomendação é que, se você quiser testar o iOS 14 beta, não o instale no seu aparelho principal, mas em um “reserva” que você pode usar para testar as novidades do sistema operacional sem qualquer risco, caso ele comece a travar e apresentar falhas que possivelmente só serão corrigidas na próxima atualização do beta.
Como instalar o iOS 14 beta público
O primeiro passo a acessar o site da Apple para betas públicos, se registrar utilizando o seu Apple ID, e então fazer o login para o Beta Software Program. A partir deste momento, você verá uma opção chamada “Enroll your iOS device”, que irá cadastrar o seu aparelho selecionado para fazer parte do programa beta do novo sistema operacional.
Neste passo pode aparecer o primeiro complicador: caso essa não seja a primeira vez que você participa do programa beta da empresa (por exemplo, você usou o mesmo iPhone para testar o beta do iOS 13 ano passado), antes de conseguir instalar o iOS 14 beta você terá que desinstalar o perfil usado para o teste do beta anterior e então se cadastrar novamente para o deste ano.
Feito isso, você deverá pegar o iPhone em que irá instalar o iOS 14 beta e acessar a página de download de perfil beta da Apple, onde você verá instruções para download e instalação do perfil necessário para se configurar o beta. Terminada a instalação, é só acessar o menu de configurações do aparelho e, na seção “Atualizações de software”, você verá que terá aparecido o iOS 14 beta para download. A partir daí, é só liberar o download que o seu aparelho fará a instalação automaticamente, e você passará a utilizar seu iPhone com o iOS 14 beta.
Fonte: MacWorld
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.