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Como as telecomunicações irão modificar nossas vidas profissionais

Avatar de luís antônio costa
Exploramos os principais impactos que os avanços nas telecomunicações estão trazendo na nossa forma de trabalhar e de se relacionar profissionalmente.

Isso pode parecer um cenário de um futuro muito distante, mas você já imaginou o que aconteceria se sua semana de trabalho de 40 horas fosse totalmente desprovida de outras pessoas? Vamos analisar como as telecomunicações estão modificando a maneira como trabalhamos, pensamos e nos relacionamos dentro do ambiente profissional.

“Teletrabalho”

Estudos mostram que, nos EUA, o número de teletrabalhadores aumentou 115% entre 2005 e 2017. E no início de 2015, cerca de 500 mil pessoas usaram Slack, o programa de sala de bate-papo em tempo real, diariamente. Em setembro passado, esse número subiu para mais de 6 milhões.

Como as telecomunicações irão modificar nossas vidas profissionais. Exploramos os principais impactos que os avanços nas telecomunicações estão trazendo na nossa forma de trabalhar e de se relacionar profissionalmente.

Em 2017, uma pesquisa da Gallup revelou que 43% dos 15 mil americanos dizem que passaram pelo menos alguns dos seus tempos trabalhando remotamente, um aumento de 4% em relação a 2012. E um estudo do YouGov de 2015 descobriu que 30% dos trabalhadores do escritório do Reino Unido dizem que se sentem mais produtivos quando trabalham fora do local de trabalho.

Um local de trabalho sem trabalhadores

Em 2018, parece que estamos no meio de uma era de pijamas de trabalho em casa e Slack. Mas os futuristas prevêem muito mais “ficção-científica” nas próximas décadas. O dia de trabalho poderia começar, por exemplo, ao fazer o upload de nossos horários e objetivos diários em duplicatas de realidade virtual – representações de nós mesmos que enviamos para reuniões on-line em nosso lugar.

“Minha personalidade de engenharia digital pode estar interagindo simultaneamente com clientes e funcionários e clientes em todo o mundo”, diz James Canton, CEO do Institute for Global Futures, e quem aconselhou três administrações da Casa Branca sobre as futuras tendências no local de trabalho.

Ele está trabalhando com cientistas para desenvolver linhas de produção desses bots: “Na parte de trás, haverá enormes supercomputadores e a nuvem”. Mas eles se parecerão com o que quisermos que eles pareçam: “As crianças podem querer escolher um dinossauro, Os caras podem querer escolher Emma Stone “, diz Canton.

Os trabalhadores de escritório já estão abandonando suas interações cara a cara em massa, em favor do que é amplamente designado como trabalho flexível ou teletrabalho. Mas se os seres humanos “são criaturas sociais”, então, não está em risco possíveis danos a nossa saúde mental e até a inteligência emocional?

O “trabalhar sozinho” agindo na sua mente

Alguns acreditam que o aumento no teletrabalho inevitavelmente levará ao tédio dos funcionários, na melhor das hipóteses, e um aumento da depressão na pior das hipóteses.

Faith Popcorn, um futurista que aconselhou gigantes como AT&T, IBM e Coca-Cola sobre o futuro da força de trabalho diz: “você vai ter que ir a algum lugar. Encontrar um pouco de diversão.” E esse desvio poderia envolver as empresas sancionando o tempo limite da equipe para assistir vídeos do YouTube ou ouvir música ou mesmo fazer viagens, ela diz.

Ainda assim, a Popcorn acredita que um local de trabalho sem humanos e remoto apenas levará alguns funcionários a seguir “aventuras de fantasia”: isso poderia significar qualquer coisa, desde feriados extras a retiros até mundos imersivos de VR até mesmo vícios de pornografia.

“Para algumas pessoas, (teletrabalho) não é um bom ajuste – a falta de interações informais com colegas de trabalho ao longo do dia os usa”, diz David Ballard, um médico da American Psychological Association que supervisiona o seu Centro de Excelência Organizacional. “Ou a falta de estrutura, quando eles são deixados para seus próprios dispositivos em casa ou em um ambiente remoto. É mais difícil ficar organizado.”

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Não há nada que possa realmente substituir a interação e conexão cara-a-cara. As coisas que você escolhe ao encontrar alguém pessoalmente – como linguagem corporal, entonação ou a intuição que sente quando alguém está chateado ou algo fora em uma conversa – são as vantagens que os humanos usam no trabalho que a tecnologia não pode.

Kate Lister, presidente da Global Workplace Analytics, uma empresa especializada em analisar estratégias emergentes no local de trabalho, diz que a inteligência emocional está em declínio. “Em parte porque as pessoas estão em seus computadores em vez de sair no playground”.

Uma queda constante na inteligência emocional (EQ) foi rastreada por pesquisadores ao longo de vários anos: em 2010, um estudo da Universidade de Michigan descobriu que os estudantes universitários mostram 40% menos empatia do que estudantes há algumas décadas, menos freqüentemente concordando com declarações como ” Às vezes, tento entender melhor os meus amigos, imaginando como as coisas parecem de suas perspectivas” e ” Muitas vezes tenho sentimentos ternos e preocupados por pessoas menos afortunadas do que eu”.

O argumento contra o trabalho em casa

À primeira vista, parece que as empresas economizarão milhões e ficarão apenas para ganhar com a concessão de mais trabalho flexível aos funcionários. Eles podem potencialmente economizar enormes quantidades de dinheiro: de acordo com o Global Workplace Analytics, cada empresa poderia economizar US $ 11.000 por empregado por ano, de economias de custos em áreas como propriedades, negócios e contas de eletricidade.

Mas a realidade de administrar toda uma força de trabalho que está fora do escritório poderia ter alguns custos imprevistos significativos. No ano passado, a IBM inverteu sua posição em trabalho flexível quando chamou funcionários de volta aos escritórios pessoalmente, depois de declarar em 2007 que 40% dos seus 400 mil funcionários já não reportaram a um escritório tradicional.

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Embora ainda não haja dados muito difíceis que sugerem que as empresas perderão qualquer dinheiro ao permitir que a maioria dos seus trabalhadores se movam por meio de telecomunicações, o medo persistente é que esses trabalhadores acabem sendo menos eficientes ou leais.

Preparando os gerentes para a transição

Mais pessoas que trabalham em casa são inevitáveis, se as estatísticas recentes forem feitas. E o ônus disso será sobre os gerentes para se adaptarem ao novo ambiente.

“Parte do problema é que ainda gerenciamos as pessoas da maneira que fizemos na Revolução Industrial, como quando as pessoas estavam trabalhando em uma linha de montagem – se eles o veem, eles acham que você está sendo produtivo”, diz Ballard, da American Psychological Association. “Precisamos treinar gestores e supervisores como gerenciar melhor uma força de trabalho remota”.

Mas como fazer isso? Bem, em 2015, a Harvard Business Review escreveu que muitas empresas que permitem telecommuting “se concentram demais na tecnologia e não são suficientes no processo. Isso é semelhante a tentar consertar o desempenho de uma equipe de esportes ao comprar melhores equipamentos.”

Isso significa que os gerentes ainda podem explicar ideias complexas aos funcionários, mesmo em uma configuração virtual. A HBR menciona um exercício em que o assunto A descreve uma imagem para o assunto B por telefone. Em seguida, o sujeito B deve tentar descrever a descrição por e-mail para o assunto C – e, com certeza, a interpretação do sujeito C muitas vezes acaba com o wonky.

Também é sugerido que os gerentes também estejam prontamente disponíveis para todos os funcionários em todos os fusos horários para criar confiança e eficiência. E esse é o verdadeiro desafio que pode se desenvolver, um que é mais provável (ou pelo menos mais urgente) do que trabalhar sozinho e ser cercado por hologramas falantes.

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Uma linha já desfocada que separa o trabalho e o não-trabalho está se tornando cada vez mais borrada, pois o trabalho de forma remota torna-se mais popular. Podemos acabar com a liberdade de trabalhar onde quisermos, mas as tecnologias que nos concedem mobilidade nos prenderão mais aos nossos empregos, à medida que nos tornarmos acessíveis de forma instantânea e gratuita, independentemente do tempo ou lugar.


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