Índice
A escolha de um novo presidente para os EUA é um assunto que pode impactar diversas relações internacionais e todos estão de olho para saber se Donald Trump ou Kamala Harris assumirá o comando da maior economia do mundo. Reunimos cinco opções para você acompanhar o resultado das eleições americanas, seja via PC, iOS ou Android. Confira agora mesmo!
Como as eleições dos EUA são apuradas?
O Brasil tem um dos sistemas de votação mais avançados do mundo e isso permite que os resultados saiam no mesmo dia. Entretanto, o tempo para os EUA é maior devido ao sistema de votação, feito via cédula de papel.
O voto popular em cada estado determina qual candidato receberá os votos do colégio eleitoral daquele estado, que é o verdadeiro mecanismo de escolha do presidente. Serão necessários 270 votos eleitorais para vencer a eleição presidencial de 2024.
Cada estado tem um número específico de votos eleitorais, proporcional à sua população, e o candidato que obtém a maioria dos votos populares no estado ganha todos os votos eleitorais dele (exceto em Maine e Nebraska, que dividem proporcionalmente).
A apuração é feita desta forma: após todos os votos serem recebidos (seja a cédula de votação enviada pelos correios ou no local de votação), há uma contagem individual em cada condado e o resultado é reportado a nível estadual. Estados como a Flórida e o Texas têm um grande impacto por possuírem muitos votos eleitorais.
Os horários de fechamento das urnas variam de estado para estado, com o primeiro lote de estados fechando às 21h pelo horário de Brasília do dia 05 de novembro. Os resultados de alguns estados sairão com o passar da noite: as urnas na Califórnia, por exemplo, não fecham antes das 01h do dia 06, seguidas pelo Havaí 02h e finalmente no Alasca às 03h, também do dia 06.
Apesar dos jornais já indicarem uma vitória nas eleições para Presidente dos EUA na mesma semana de votação, isso é oficializado apenas em dezembro, quando os membros do colégio eleitoral (também chamados de eleitores designados) se reúnem em cada estado para formalmente votar no presidente e no vice-presidente, conforme o resultado popular do estado.
Quando sai o resultado das eleições dos EUA?
A disputa entre Kamala Harris e Donald Trump para a vaga de Presidente dos Estados Unidos está extremamente acirrada e, por este motivo, o resultado por levar um tempo maior para ser divulgado.
Caso ocorra uma porcentagem de diferença de apenas um ponto percentual, pode ser necessária uma recontagem, atrasando ainda mais a divulgação do resultado. E a gente também lembra que há votos de 50 estados e mais um distrito federal para serem contados, então, com toda certeza, o resultado das eleições americanas não será divulgado antes do dia 06 de novembro.Nos anos anteriores, o tempo médio para a divulgação dos resultados foi de dois dias. Outros fatores como contestações legais também podem causar atrasos. Em 2024, mais de 100 ações judiciais pré-eleitorais já foram movidas. Veja o histórico de outras eleições presidenciais dos EUA para ter uma estimativa:
- 2020: A eleição ocorreu no dia 3 de novembro. No entanto, as redes de TV dos EUA não declararam Joe Biden o vencedor até o final da manhã de sábado, 7 de novembro, depois que o resultado na Pensilvânia ficou mais claro.
- 2016: Quando Trump ganhou a Presidência, ele foi declarado vencedor pouco antes das 03:00 (em Washington, DC) do dia seguinte à eleição.
- 2012: Quando Barack Obama garantiu um segundo mandato, sua vitória foi projetada antes da meia-noite no próprio dia da votação.
- 2000: A eleição entre George W. Bush e Al Gore foi uma exceção notável. A votação foi realizada em 7 de novembro, mas as duas campanhas entraram em disputa acirrada na Flórida, e a corrida não foi decidida até 12 de dezembro. A Suprema Corte dos EUA decidiu encerrar o processo de recontagem do Estado, o que manteve Bush como vencedor.
Onde acompanhar as eleições
Sites e jornais de todo o mundo estão fazendo a cobertura completa da disputa pela cadeira presidencial dos EUA e há diversas formas de saber isso em tempo real. Veja abaixo:
NBC News
O jornal estadunidense NBC News montou um mapa online que permite saber como anda o resultado em cada estado, em tempo real. O interessante é que você pode deixar a aba aberta e cuidar de outras tarefas enquanto a contagem é feita.
Axios
Outra opção online é o da Axios, que também conta com mapa online. Você pode acessar a página e cuidar de outras tarefas enquanto a contagem dos votos é feita nos EUA. Um ponto interessante é que o mapa da Axios mostra quantos colégios eleitorais cada estado tem, algo que ajuda a saber qual dos candidatos está mais próximo de ganhar.
Reuters
A agência de notícias internacional também desenvolveu um mapa online que se atualiza automaticamente e é ótimo de se acompanhar, também pelo smartphone. O site pode ser acessado gratuitamente e a página é atualizada a cada 10 minutos.
Aplicativo da CNN (Android e iOS)
A CNN trouxe sua famosa Magic Wall para seu aplicativo internacional para smartphones e, após fazer a instalação em seu smartphone com Android ou seu iPhone, basta selecionar que deseja receber notícias dos EUA. Sem a necessidade de criar uma conta, há uma seção especial chamada Magic Wall, que mostra o resultado das eleições americanas em tempo real.
No iPhone (iOS)
Fechando nossa lista de opções, o Apple News terá uma atalho especial, também atualizado em tempo real, com o resultado das eleições americanas. Segundo informações do site AppleInsider, os usuários precisarão apenas acessar o aplicativo de notícias da empresa e Cuppertino e encontrar o banner das eleições 2024 e clicar na opção Seguir.
Caso tenha um iPhone com ilha dinâmica, também será possível acompanhar os resultados em tempo real nesta parte da tela. Outra forma de fazer isso no iPhone é por meio dos sites que indicamos acima, que também podem ser abertos no Safari.
Diga pra gente nos comentários: entre Kamala Harris e Donald Trump, quem você acha que irá vencer as eleições presidenciais dos EUA?
Veja também
Com algumas informações: Engadget.
Revisão do texto feita por: Daniel Coutinho em 05/11/2024
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.