O Youtube vem revolucionando a forma como assistimos televisão nos últimos anos. A criançada é certamente o público que melhor aproveita a possibilidade de assistir seus programas favoritos sempre que quiser. Segundo o gerente de produtos do Youtube, Shimrit Ben-Yair, o crescimento médio de tempo gasto no Youtube para o público geral cresceu 50% no ano passado, enquanto o crescimento em canais de entretenimento familiar é próximo dos 200%.
No Brasil, os números também impressionam. Pra se ter uma ideia, o canal oficial da “Galinha Pintadinha“, dedicado ao público infantil, ultrapassou a 1 bilhão de visualizações, tornando-se a primeira página brasileira a atingir esse número (dados do Google de fevereiro de 2014). Atualmente conta com mais de 3 milhões de assinaturas.
De olho nesse crescimento, o YouTube lançará, nesta segunda-feira (23/02/2015), um aplicativo voltado às crianças chamado YouTube Kids. A ferramenta gratuita dará acesso a uma programação voltada exclusivamente para as crianças. O layout também será renovado e contará com um design especial, com ícones grandes e rolagem mínima.
A tela principal terá 8 grandes cards com imagens de programas populares para crianças. Acima, 5 ícones mostrarão uma programação de TV, uma espécie de rádio com vídeo de canções infantis, uma lâmpada para programação educacional (como a Academia Khan), e binóculos para explorar a programação do YouTube Kids.
O aplicativo, que será separado do programa do YouTube para smartphone, terá também controles para os pais, tais como limite de tempo, que pode ser usado para restringir o período de uso pelas crianças. Além disso, o aplicativo também contará com um filtro seletivo de palavras. Ao digitar palavras como “sexo”, por exemplo, a criança não encontrará nada, apenas uma mensagem sugerindo que tente procurar outra coisa.
O YouTube Kids é um produto desenvolvido internamente e foi testado por empresas externas. De acordo com o The Wall Street Journal, o resultado é uma ferramenta simples de usar que evita que as crianças se distraiam com outras funções do YouTube comum, como a seção de comentários. Até o momento, só haverá versão do YouTube Kids para Android.
[23/02/2015] Post atualizado: Os usuários já podem fazer download na Google Play Store e App Store.
Fonte: Terra / The Wall Street Journal.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.