Índice
Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, e declarado entusiasta das inteligências artificiais, pensou em uma forma não muito convencional de se desafiar perante as novas tecnologias com uso de IA.
Em um vídeo de 14 minutos, publicado em seu perfil no X (antigo Twitter), Hoffman entrevista AI Reid, uma versão virtual de si mesmo também chamada de gêmeo digital. Sua versão artificial foi desenvolvida pela OpenIA Chat GPT-4 com base em mais de 20 anos de material, incluindo entrevistas, livros, podcasts, e palestras, que conferiu um grau de confiabilidade impressionante em termos de expressão corporal e linguagem falada.
A entrevista fluiu em ambos os lados, tanto Reid (humano) quanto Ai Reid fizeram perguntas intrigantes sobre assuntos polêmicos envolvendo IA, como a necessidade de uma regulamentação para o uso da tecnologia e o perigo de tomarem os empregos humanos.
No LinkedIn, Hoffman demonstrou satisfação com o resultado da entrevista e demonstrou sua vontade de se tornar mais humano com o uso de IA:
Como ocorreu a entrevista
A entrevista se inicia em tom amigável, e quase cômico em certos pontos. Uma das primeiras perguntas feitas por Hoffman para seu gêmeo digital foi, na verdade, um pedido para resumir seu livro “Blitzcalling” em uma sentença, seguindo algumas orientações: uma das sentenças deveria ser simples o bastante para uma criança de 5 anos entender. Depois, IA Reid deveria formular outra sentença, dessa vez como se fosse o artista de stand up comedy americano Jerry Seinfeld.
Em outra parte da entrevista, Hoffman humano foi questionado sobre a mudança estratégica na Inflection AI (empresa que ele co-fundou) e o que poderia acontecer após a recente transição do co-fundador Mustafa Suleyman para a Microsoft como CEO da recém-criada divisão de IA da Microsoft. Em sua resposta, Hoffman caracterizou a Inflection AI como uma “entidade notável”, hábil tanto em inteligência emocional quanto em habilidades cognitivas. E também explicou ao gêmeo digital que a paixão de Mustafa está em construir produtos para consumidores em grande escala, mas que o desenvolvimento completo da Inflection AI levaria anos.
Quando Hoffman foi questionado sobre a ética dos deepfakes, ele afirmou que estabelecer “regras de conduta” é importante tanto para os cidadãos públicos quanto privados. Em mais um questionamento um tanto quanto irônico, AI Reid também perguntou sobre os riscos da tecnologia roubar empregos de pessoas reais.
O Hoffman comparou isso à invenção da máquina a vapor:
Surpreendentemente, Reid AI mostrou apoio para o governo regulamentar a tecnologia como ele próprio, à medida que os avanços continuam.
Tecnologias utilizadas
Como explicado pelo próprio Reid, o Chat GPT-4 contribuiu para a criação de seu gêmeo digital, atribuindo personalidade ao deepfake após estudar inúmeros materiais do verdadeiro Reid nas últimas décadas. Mas ele não fez todo trabalho sozinho.
O avatar de vídeo com a aparência de Reid foi gerada pela Hour One, start up israelense especializada em soluções comerciais com uso de deepfake, ou seja, cria avatares críveis semelhantes a humanos reais.
Já a voz do gêmeo digital foi criada pela Eleven Labs, que converte texto em áudios em diferentes idiomas. Porém, diferente do Google tradutor, por exemplo, é a capacidade da ferramenta de incorporar trejeitos humanos aos áudios, incorporando dialetos e vícios fonéticos pertinentes à fala natural humana.
Possíveis usos dos Gêmeos Digitais
Por enquanto o uso do gêmeo digital é voltada para ações publicitárias, como foi o caso da campanha feita pela Volkswagen com gêmeo digital de Elis Regina. Apesar de ainda ser um assunto bem discutido, é importante que o uso tenha permissão prévia do artista ou pessoa envolvida na ação, ou, em casos em que a pessoa já faleceu, que haja autorização da família para o uso da imagem.
Outra grande possibilidade está envolvida com a área da saúde, onde o gêmeo digital pode ser útil para o estudo de anomalias e revisão de exames.
As pesquisas sobre o assunto estão ocorrendo a todo vapor, e com a repercussão da entrevista feita por Reid Hoffman com seu gêmeo digital, podemos esperar por grandes novidades em um futuro nada distante.
Veja o Showmetech TRIO
Leia também: https://www.showmetech.com.br/como-identificar-videos-gerados-por-inteligencia-artificial/
FONTES: Business Insider, Geek Wire e Analytics India Magazine
Revisado por Glauco Vital em 24/4/24.