Índice
O veículo Korea Economic Daily revelou que a empresa planeja lançar o serviço de cloud gaming no evento Samsung Developer Conference (SDC), que acontece já nesta quinta-feira (5). A princípio, a novidade estaria disponível nos aparelhos mais novos da fabricante, como Samsung Galaxy S23 e Samsung Galaxy Tab S9. Saiba mais:
Como será o serviço de cloud gaming da Samsung?
O fornecimento do serviço da Samsung para gamers aconteceria por meio de um novo aplicativo, disponível tanto em tablets como em smartphones: a plataforma de cloud gaming, inclusive, já tem testes sendo executados em alguns países, como no Canadá e nos Estados Unidos. Após o SDC, a Samsung já poderia deixar o app disponível para outros usuários, desde que usem aparelhos da linha Galaxy.
Dessa forma, outras pessoas que possuem dispositivos Pixel ou apenas com Android não teriam acesso ao cloud gaming da fabricante. Aqueles que tiverem a chance de usar o serviço de games da Samsung poderão jogar diferentes títulos, de qualquer lugar, sem precisar fazer download a partir de lojas (dispensando até a Galaxy Store). Esse funcionamento se assemelha ao que o Xbox Cloud Gaming já oferece.
Ainda, o veículo asiático adiantou também que a Samsung não vai cobrar nada pelo cloud gaming, embora haja uma cobrança para usar o GeForce Now, a plataforma de jogos na nuvem da NVIDIA, e para jogos mais famosos, com preços específicos. Em outra frente, a empresa coreana decidiu fazer um corte no custo de acesso ao desenvolvimento de jogos, como acontece na Play Store: a ideia é diminuir os custos em até 30%, como forma de atrair desenvolvedores de jogos.
Vendas de celulares estão caindo
Um dos objetivos da Samsung com o novo serviço para gamers é criar uma nova estratégia que traga aumento nos lucros para a empresa, especialmente com lucros em serviços para dispositivos móveis — ou seja, depender significativamente menos das vendas de smartphones. O cenário de queda nas vendas de celulares, então, é algo que motiva ainda mais a busca pela ampliação do serviço de games pela nuvem.
Ao mesmo tempo em que a China tem relações comerciais complexas, a Apple, por exemplo, viu uma queda de 15% nas vendas de iPhones em dezembro de 2022, comparando com o mesmo período de 2021. Além disso, a Apple acusou o país asiático de ter obtido seus métodos de fabricação em segredo, o que dificultou ainda mais as relações de mercado.
Já a própria Samsung teve uma queda próxima a 15% no comércio de smartphones e a fabricante Xiaomi teve redução em vendas de celulares em 26%, comparando-se dezembro de 2022 com o mesmo mês do ano anterior. Em parte, as reduções são explicadas pelo período da pandemia de COVID, mas também há uma motivação forte no sentido de consumo de celulares (talvez estejamos comprando cada vez menos, seja pelo custo alto ou falta de peças).
Diante disso, um exemplo do fortalecimento da Samsung em trazer mais produtos aos gamers é o Samsung Gaming Hub, que funciona em TVs da marca lançadas recentemente. Os modelos Neo QLED 8K, Neo QLED 4K, QLEDs, Crystal UHD contam com o aplicativo, dando a possibilidade até de dispensar o uso de algum console, incluindo tecnologias como FreeSync Premium (melhora na experiência do usuário) e Dolby Atmos (garante imersão sonora durante os jogos).
O que a Samsung planeja trazer no evento SDC
Além do aplicativo de cloud gaming, o SDC, que acontece em São Francisco às 10 da manhã nos EUA (14h no Brasil), traz as inovações que a Samsung planeja em diversos produtos e serviços, focando nos projetos que envolvem designers, desenvolvedores de software, especialistas em tecnologia e outros profissionais.
Nesse sentido, serão apresentadas as próximas atualizações nas plataformas para dispositivos domésticos (SmartThings, SmartKitchen); para TVs Samsung e seu sistema operacional Tizen para telas; para aplicativos de saúde (kits de desenvolvimento de software); e novidades em projetos de sustentabilidade de start-ups. Em termos de tecnologia para seus dispositivos móveis, um dos lançamentos mais aguardados é o sistema One UI 6, que pode integrar o funcionamento de tablets, smartphones e até notebooks da Samsung.
Samsung Developer Conference: veja o vídeo
E aí, você está a fim de usar o novo aplicativo da Samsung? Comenta aqui no Showmetech!
Veja também:
Fonte: Android Authority | Korean Economic Daily | SDC | LifeWire | T3
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (3/10/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.