A Anthropic, fundada por ex-membros seniores da equipe OpenAI (criadora do ChatGPT), Daniela e Dario Amodei, é uma startup que busca desenvolver uma IA generativa segura e guiada de forma mais ética, que seja responsável e benéfica para a sociedade. Recentemente, foi divulgado que o Google investiu na Anthropic em fevereiro, demonstrando o reconhecimento do potencial da startup de IA que está lançando o Claude 2, a segunda versão do seu modelo de linguagem que agora está acessível não apenas para empresas, mas também para o público em geral.
Novo chatbot e comparação com o ChatGPT
Diferentemente da sua primeira versão, o Claude 2 agora está disponível por meio de um site beta para o público, bem como uma API. Conforme anunciado, o Claude 2 obteve um desempenho de destaque em avaliações de habilidades específicas. Em uma prova de múltipla escolha, a AI alcançou 76,5% de acertos, e no 90º percentil na parte de leitura e escrita. Além disso, suas habilidades de codificação foram aprimoradas em comparação com seu antecessor, com uma pontuação de 71,2% em um teste de codificação Python, em comparação com os 56% da primeira geração do Claude.
Embora ainda seja uma aparição um tanto quanto recente, o Claude 2 se apresenta como uma alternativa interessante ao ChatGPT em termos de desempenho. No entanto, foi observado que a nova IA generativa pode ser um pouco menos específica ao explicar certos conceitos complexos, como “a filosofia do direito em relação à autoincriminação utilizando o método socrático”. Essa limitação foi destacada em um teste realizado por Mike Pearl, do veículo Mashable.
De acordo com Pearl sobre o teste no Claude 2, “explicação do direito contra a autoincriminação usando o método socrático foi bastante decente”, enquanto no rival “a resposta foi mais completa e teve mais diálogo”. Confira a solicitação enviada às AIs para a realização do teste, em tradução livre:
“Escreva um diálogo socrático elucidando a filosofia subjacente por trás do conceito legal de um direito contra a auto-incriminação. Inclua um personagem que seja altamente cético em relação ao ideia de que tal direito é necessário, e Sócrates, que metodicamente explica a necessidade de tal direito, talvez com parábolas ou histórias.“
Em comparação com as pontuações dos testes do GPT-4, tecnologia utilizada na versão principal do ChatGPT, o Claude 2 é comparável, mas ainda assim um pouco inferior. Por outro lado, a Anthropic busca se diferenciar da OpenAI ao se posicionar como uma alternativa mais responsável e ética.
De acordo com o anúncio da empresa, eles implementaram uma avaliação interna que pontua seus modelos em um amplo conjunto representativo de solicitações prejudiciais, usando um teste automatizado. A equipe realiza verificações manuais regulares dos resultados. Esse processo é adotado para garantir que o Claude 2 seja menos suscetível a jailbreaks (explorações de segurança) ou usos indevidos da ferramenta.
Como usar o Claude 2
Infelizmente o Claude 2 está disponível apenas nos Estados Unidos e Reino Unido — até o momento. Ao acessar o site oficial da Anthropic e tentar fazer o login fora dessas regiões, você será informado de que a empresa está “trabalhando duro para expandir a outras localidades”. Nesse mesmo espaço há o link “Get notified when Claude is available in your region” que leva a um formulário breve, onde o usuário pode preencher com informações pertinentes ao local onde reside para que a ferramenta possa ser disponibilizada lá.
E você, usa muito o ChatGPT? Mal espera para que um concorrente à altura apareça — apesar dos já existentes? Conta pra gente nos comentários!
Veja também:
Melhores da Semana: Windows Copilot AI, promoções na Steam Summer Sale e mais!
Revisado por Glauco Vital em 12/7/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.