Índice
A ideia parece ter saído de um futuro episódio de Black Mirror? Sim, mas o mais curioso é que ela existe e por meio das atividades cerebrais e aprendizado de máquina, cientistas conseguiram criar um gravador de sonhos que vai permitir que seus sonhos sejam assistidos quantas vezes quiser. Entenda o funcionamento e quando isso chega ao mercado geral.
Quer rever sonhos? Em breve, você vai conseguir
Por meio de imagens cerebrais captadas enquanto uma pessoa está dormindo e o avanço das novidades de aprendizado de máquina, cientistas do Japão conseguiram chegar ao primeiro protótipo de um gravador de sonhos. A ideia funciona de forma um tanto complexa: a inteligência artificial capta as informações das imagens do cérebro e tenta criar cenas do que a pessoa estava vendo no momento de descanso.
O dispositivo aproveita o poder do aprendizado profundo e das imagens das redes neurais para preencher a lacuna entre a experiência subjetiva dos sonhos e a representação visual objetiva. Caso alguma atividade cerebral fora do comum seja registrada, uma tentativa de criação de sonho sobre o exato momento também será criada.
Onde o gravador de sonhos será utilizado?
No estudo, os cientistas ressaltaram que a novidade tecnológica poderá ser utilizada não apenas para registrar a atividade cerebral, mas também para explorar detalhes da complexidade da mente humana. Eles também esperam entender mais sobre emoções, memórias e bem-estar mental. Outro bom uso será oferecer um tratamento personalizado para quem tem distúrbios psicológicos, como processos terapêuticos direcionados e pensados para apenas uma pessoa.
Por fim, também se espera que artistas e demais profissionais de criação tenham uma nova ferramenta de trabalho, já que será possível revisitar e rever paisagens/ideias vistas apenas nos sonhos. Será possível, literalmente, tirar aquela grande ideia da cabeça e mostrá-la para o mundo de forma visual. Afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras, certo?
Previsão de lançamento
Ainda não ha uma previsão certa para que o aparelho chegue ao mercado, mas os cientistas envolvidos no projeto também citaram que agora o trabalho é aumentar a resolução dos vídeos criados. Tudo continua em seu estágio inicial de desenvolvimento, mas ao ser possível criar um gravador de sonhos, é horar de aprimorar e imaginar mais usos do dispositivo.
Também vale lembrar que o avanço por si só vai revolucionar o estudo da mente humana: ao navegar pelo misterioso mundo dos sonhos, especialistas conseguirão saber mais sobre problemas que até o momento não possuem uma causa específica. Nos resta esperar por mais informações.
Você usaria um gravador de sonhos? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Brasileiros dormem em média 7h por noite, dizem relógios da Samsung
Com informações: Super Car Blondie l Hindi News l Wealth
Revisado por Glauco Vital em 25/10/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.