Nasa goes 11 satellite1

Cientistas associam terremotos às mudanças climáticas

Avatar de bruno martinez
Segundo informa a Veja, pela primeira vez, um estudo aponta influência do clima na ocorrência de terremotos. O estudo geológico divulgado…

 Cientistas associam terremotos às mudanças climáticas. Segundo informa a veja, pela primeira vez, um estudo aponta influência do clima na ocorrência de terremotos. O estudo geológico divulgado...

Segundo informa a Veja, pela primeira vez, um estudo aponta influência do clima na ocorrência de terremotos.

O estudo geológico divulgado nesta quarta-feira na Austrália afirma que a mudança climática pode ser responsável por potencializar o movimento das placas tectônicas. Um grupo de cientistas australianos, alemães e franceses estudou esse fenômeno na Índia, onde chegaram à conclusão que as monções se intensificaram durante os últimos dez milhões de anos. Os pesquisadores descobriram que nesse período as chuvas aceleraram o movimento das placas da litosfera na região em um centímetro por ano.

O geólogo australiano Giampiero Iaffaldano falou sobre o ineditismo da pesquisa. “Pela primeira vez, se reconhece que a mudança climática pode, a longo prazo, atuar potencialmente como uma força e ter influência no movimento das placas tectônicas”. Iaffaldano assinalou que certos eventos geológicos causados pelo movimento das placas – como a criação dos continentes, o fechamento das conchas oceânicas e a formação dos cinturões montanhosos – podem ter influência no clima durante milhões de anos e com efeito retroativo.

Os cientistas consideram que o estudo pode contribuir para estudar os efeitos do movimento das placas tectônicas e determinar as regiões mais propensas a ser atingidas por devastadores tremores como o ocorrido recentemente no Japão. “Para isso, deve-se levar em conta a história da mudança climática nos últimos milhões de anos”, afirmou Iaffaldano.

Para mais informações, visite este site.

Fonte: Veja.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados