Um novo relatório do site The Intercept afirma que tanto a agência de inteligência americana (CIA) como a britânica (MI6), há anos, veem trabalhando duro para contornar as “camadas de criptografia” que a Apple tem implementadas em seus iPhones e Macs.
As revelações, provenientes de Edward Snowden, detalham pela primeira vez como as agências trabalharam para quebrar as chaves de criptografia no iPhone e também no Mac. Ao direcionar chaves essenciais de segurança usadas para criptografar dados armazenados em dispositivos da Apple, os pesquisadores procuraram frustrar as tentativas da empresa de fornecer segurança móvel para centenas de milhões de clientes da Apple em todo o mundo. Estudando tanto técnicas “físicas” como técnicas “não-invasivas”, a iniciativa patrocinada pelo governo americano vem procurando maneiras para descriptografar e, finalmente, burlar o firmware criptografado da Apple.
O relatório detalha como CIA e os seus homólogos britânicos normalmente se reúnem em uma conferência anual onde discutem novas estratégias e métodos para comprometer a segurança fortificada no iPhone. Um método centrado em uma “versão modificada” do software de desenvolvimento Xcode da Apple que foi teoricamente capaz de instalar backdoors (programas que tornam as máquinas infectadas vulneráveis a ataques externos) em dispositivos infectados, desativar os mecanismos de segurança, e enviar ostensivamente dados criptografados a um ponto de escuta da agência. Outra estratégia proposta envolveu uma versão falsificada de uma atualização do sistema operacional OS X.
Enquanto não há nenhuma indicação quanto ao êxito dos esforços da CIA para hackear o iPhone, este relatório, junto com outros deixar bem claro que o hardware da Apple continua a ser um alvo de alta prioridade para as agências norte-americanas e britânicas. Apenas algumas semanas atrás, foi noticiado na imprensa que os mesmos governos foram capazes de roubar as chaves de criptografia de milhões de cartões SIM de smartphones, incluindo as de vários iPhones.
Fonte: The Intercept
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.