Índice
O chefe do Windows, Panos Panay, está de olho no que as ferramentas de inteligência artificial podem oferecer a um dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo — e pelo jeito a coisa soa promissora. Vimos a tecnologia ser utilizada principalmente na geração de diversas coisas, como imagens, vídeos, músicas e muito mais, além de outros aparelhos tecnológicos também contarem com essa ajuda que faz parte do nosso dia a dia. Mas como será que o sistema operacional da Microsoft se beneficiaria? Panos Panay tem planos para o futuro.
Chefe do Windows na CES 2023
O executivo afirmou que “a inteligência artificial vai reinventar como você faz tudo no Windows, literalmente“, durante sua passagem no stand da AMD na CES 2023. Na ocasião a AMD tinha acabado de anunciar seus novos processadores Ryzen 7000, para dispositivos móveis. Lisa Su, CEO da AMD também trocou algumas palavras com Panos sobre a utilização de inteligência artificial. No breve papo Lisa Su diz que o executivo usaria o melhor de tudo nos processadores, enquanto Panos dizia que realmente iria tentar o feito.
O chefe do Windows não deu muitos detalhes sobre essa utilização da inteligência artificial em seu sistema operacional. Ao invés disso fez algumas sugestões interessantes em melhorias, como webcams que podem facilmente adicionar desfoque ao fundo de uma videoconferência, a detecção do contato visual e enquadramento automático de alguém que esteja em uma chamada usando muito menos bateria, todos esses elementos sendo inclusos no Windows Studio Effects.
IA no Windows Studio Effects pode melhorar
Apesar de não ser algo tão inovador quanto se imaginava, é intrigante pensar que a Microsoft pode ter planos maiores. Quando falamos de sua relação com a AMD, seus chips não serão os únicos x86 com mecanismos de inteligência artificial integrados que veremos disponíveis no mercado. Também veremos essa tecnologia presente nos chips Meteor Lake da Intel, que serão lançados ainda este ano, e que também já fazem parte dos chips em ARM.
E não é uma novidade que o Windows se aproveitou um bocado do processamento de inteligência artificial em um chip ARM no Windows Studio Effects, por exemplo quando há eliminação no ruído de fundo durante uma videoconferência.
Veja também:
Veja todos os vencedores do CES 2023 Innovation Awards.
Fonte: The Verge.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.