Chatgpt passa a se conectar à internet e ganha 70 plugins. Assinantes do plano pago terão chatgpt com acesso à informações atualizadas da web e plugins especiais. Entenda

ChatGPT passa a se conectar à internet e ganha 70 plugins

Avatar de victor pacheco
Assinantes do plano pago terão ChatGPT com acesso à informações atualizadas da web e plugins especiais. Entenda

Uma das maiores limitações do ChatGPT é que a inteligência artificial ainda não se conectava com a internet para entregar resultados de pesquisas sobre assuntos atuais.

Mas isso passou a ser coisa do passado com o lançamento do novo pacote para assinantes do ChatGPT Plus, que além do acesso ao novo modelo de linguagem GPT-4, também agora permite a entrega de resultados da internet e o uso de mais de 70 plugins desenvolvidos justamente para a inteligência artificial. Confira as novidades e como o uso acontece na prática.

ChatGPT agora usa internet

Assinantes do plano especial ChatGPT Plus, que custa a partir de US$ 20 (aproximadamente R$ 99) ganharam um incremento que era pedido há tempos por todos que usam a inteligência artificial da OpenAI.

A empresa passou a testar o uso da ferramenta com a internet e agora consegue enviar links que complementam respostas enviadas aos usuários. No exemplo abaixo, foi solicitado que o ChatGPT fizesse um resumo das tendências em IA do dia e uma lista foi criada para que pudéssemos ler os textos.

Exemplo do uso da chatgpt com internet
Ferramenta ganhou apoio para mandar fontes de artigos (Foto: Reprodução/Search Engine Journal)

Esta novidade lembra o que o Bing ganhou para entregar resultados mais assertivos (e agora com fontes). Vale lembrar que, originalmente, o modelo de linguagem liberado gratuitamente para os usuários possui dados de acontecimentos de até o final de 2021.

Em outro exemplo de uso de resumo de tendências de IA do dia, a inteligência artificial da OpenAI conseguiu fazer enviar textos simplificados do que estava sendo discutido em diversos espectros e mandou links dos conteúdos utilizados para criar os resumos.

Exemplo do uso da chatgpt com internet
Fontes foram indicadas ao lado de resumos (Foto: Reprodução/Search Engine Journal)

Tudo ainda parece em primeira fase de testes (e limitado, uma vez que é necessário pagar para usar os recursos), então deve levar um tempo para que a novidade seja liberada para os usuários que possuem uma conta gratuita. Em relação aos concorrentes, a OpenAI pode estar atrasada: o Bing com IA foi lançado em fevereiro de 2023 e o Bard, do Google, também foi anunciado durante a segunda semana de maio de 2023. Nos resta esperar para ver como ocorrerá na prática.

Plugins chegaram à ferramenta da OpenAI

A empresa que criou a IA que conversa passou a liberar plugins para que o uso fique ainda mais completo. Entretanto, o uso só foi liberado para quem é assinante do plano ChatGPT Plus e há a possibilidade de usar apenas 3 simultaneamente, apesar de mais de 70 opções estarem disponíveis. Uma das possibilidades é o de usar a ferramenta para a busca de casas para alugar ou comprar, que é o caso do Zillow. Veja:

Exemplo de uso de plugin para chatgpt
Plugins podem ajudar em atividades específicas (Foto;: Reprodução/Search Engine Journal)

Outras opções permitem jogos de palavras (Word Sneak), apoio para compras (Shop), compra de carros (Turo), compras feitas exclusivamente na Amazon (Lexi Shopper) e muito mais. Importante dizer que estes plugins foram desenvolvidos por terceiros e não possuem total conexão com a OpenAI, apesar da empresa ter criado uma documentação que dá apoio neste desenvolvimento.

Chatgpt passa a se conectar à internet e ganha 70 plugins. Assinantes do plano pago terão chatgpt com acesso à informações atualizadas da web e plugins especiais. Entenda
Há cerca de 70 opções de plugins para serem ativados por assinantes (Foto: Reprodução/Search Engine Journal)

Mas, para ter acesso aos documentos e ser aprovado em todo o processo, é necessário se cadastrar em uma lista de espera liberada para todos os usuários.

Processo de testes de novas funções da AI

A OpenAI já explicou que antes de liberar as novidades para uma grande parcela de usuários, tem duas etapas com dois grupos de usuários: Alpha e Beta. O primeiro (Alpha) é bastante fechado e nem mesmo liberado para quem é assinante do plano que dá acesso ao GPT-4 e mais funcionalidades. A segunda leva de testes é liberada para quem parte do grupo Beta, quem tem uma maior parcela de pessoas.

Apenas quando os dois grupos fazem os testes e enviam feedbacks é que as novidades são lançadas para todos que utilizam a inteligência artificial em seu dia a dia.

No total, três empresas estão mais avançadas no mercado de inteligência artificial: Microsoft, Google e OpenAI. Qual delas você acredita que terá uma ferramenta mais completa? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Como acessar o ChatGPT-4 de graça

Com informações: Search Engine Journal

Revisado por Glauco Vital em 16/5/23.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 comentários
  1. Considerando a tecnologia usada é bem provável que o Bard do Google torne-se a ferramenta de AI a mais completa de todas !!! …

  2. Considerando a tecnologia utilizada, provavelmente o Bard do Google será a ferramenta de AI mais completa e promissora de todas !!! …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados