Todo mundo gosta de ver um céu cheio de estrelas, mas dentro das cidades é algo raro de se conseguir. Uma noite estrelada é melhor visível longe dos luzes urbanas, mas pouca gente tem a real noção do quanto a paisagem pode ser incrível no lugar certo. Essa é a intenção dos fotógrafos Gavin Heffernan e Harun Mehmedinovic, criadores do projeto Skyglow. Eles viajaram por nada menos que 241,4 mil quilômetros na América do Norte para capturar as imagens mais incríveis do universo na Terra.
Eles viajaram por mais de 500 localidades. A ideia é explorar a história e a importância da observação celestial dos seres humanos. Segundo eles, é uma prática altamente prejudicada pela proliferação de iluminação elétrica ao ar livre. Ou melhor: ninguém mais vê o céu como antes por conta da poluição da luz.
Em regra, quanto mais moderna a cidade mais ela polui a vista do espaço. Centros urbanos adotam cada vez mais iluminação LED, que economizam energia, mas têm efeito negativo sobre os olhos. Para completar, ainda impedem que um céu com muitas estrelas apareça à noite.
Quando você se afasta da cidade, com esses céus noturnos incríveis, você percebe que sua imaginação se abre – e entende que fazemos parte de algo muito maior, diz Heffernan.
Livro fotográfico
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.