Ces 2025: saros z70 é robô-aspirador que pega meias e mais objetos. Entenda. O roborock saros z70 realiza uma 1ª inspeção e coleta itens para limpeza completa ser feita. E você pode programá-lo para guardar itens onde quiser

CES 2025: Saros Z70 é robô-aspirador que pega meias e mais objetos. Entenda

Avatar de victor pacheco
O Roborock Saros Z70 realiza uma 1ª inspeção e coleta itens para limpeza completa ser feita. E você pode programá-lo para guardar itens onde quiser

Já imaginou uma realidade em que seu aspirador consegue limpar e também pegar objetos espalhados pela casa? O futuro está na CES 2025 e a ideia da Roborock está sendo um dos destaques da maior feira de tecnologia do mundo. Vamos conhecer mais detalhes do curioso robô-aspirador que pega meias, com nome oficial de Saros Z70.

Design

Saros z70, o robô-aspirador que pega meias da roborock apresentado na ces 2025
Robô-aspirador remove objetos para realizar limpeza completa (Foto: Reprodução/Roborock)

Com o visual de um aspirador-robô comum, o Saros Z70 é uma ideia que está validada na CES 2025. A ideia da Roborock é começar uma tendência e alguém tinha que ter a coragem de dar o primeiro passo. Além do braço mecânico, ele conta com um poder de sucção de 22.000 Pa, um sistema duplo antiemaranhamento para as escovas giratórias do robô e esfregões giratórios duplos que não só podem levantar 2,2 cm para evitar carpetes, mas também se soltar automaticamente na estação base quando não for necessário esfregar. Ele também tem apenas 7,98 cm de espessura.

Falando especificamente do braço mecânico, ele merece um destaque: a fabricante o definiu como “o primeiro braço robótico dobrável produzido em massa com cinco eixos”, com o nome de OmniGrip.

Seu corpo permite que ele desdobre, aumente e também se torça horizontalmente para pegar as meias e conseguir realizar sua limpeza completa no ambiente. A ideia aqui é que o braço robótico não bata em nada enquanto o robô-aspirador que pega meias estiver trabalhando.

Sistema de limpeza

Saros z70, o robô-aspirador que pega meias da roborock apresentado na ces 2025
Modelo precisa de três etapas para fazer trabalho completo (Foto: Reprodução/Roborock)

Um dos grandes problemas que ainda parecem rondar o simpático robô é que ele realmente leva tempo para fazer todas as tarefas. Isso porque é a necessidade de três etapas para ele de fato mover os objetos caídos pela casa. São eles:

  1. Primeiro, é feita uma análise em toda a casa, momento em que os objetos caídos são detectados e marcados na memória do aspirador, usando uma câmera e luz LED;
  2. Então, a limpeza de fato começa, mas, devido a não ter um cesto próprio para guardar as meias e demais itens que for encontrando pela casa, o Saros Z70 vai limpar o local e depois deixá-los no mesmo lugar;
  3. Só então, quando o ambiente está limpo, o robô-aspirador que pega meias faz o trabalho final e coleta os itens, com o dono podendo selecionar qual parte da casa tudo deve ser levado no aplicativo oficial da Roborock, que tem um mapa 3D de onde você mora, desenvolvido pelo robô.

Sim, leva tempo e você fazer isso seria muito mais fácil, mas quem fica boa parte do tempo fora de casa, pode simplesmente colocar o Saros Z70 para trabalhar e, quando chegar em casa, pela parte de noite, ter o espaço onde mora completamente organizado.

A Roborock ressalta que no momento, o robô tem aptidão para pegar meias, lenços de papel, toalhas pequenas e sandálias que pesam menos de 300 gramas. A empresa até disse que ele pode pegar mais objetos no futuro, mas o peso máximo deve ser realmente este.

Sensores

O modelo tem uma câmera e sensores LED que permite a criação de um mapa 3D de onde você mora. Estes mesmos itens também permitem que identifique o tipo de objeto que será removido na terceira etapa de trabalho.

O modelo também tem suporte para o protocolo Matter e poderá ser controlado por outros aparelhos que seguem o mesmo protocolo, além de assistentes pessoais como Amazon Alexa, Siri (ele inclusive pode ser controlado via Apple Watch) e Google Assistente. Em breve, uma atualização permitirá que ele seja ainda mais inteligente. O que nos leva ao próximo tópico.

Uso de IA

Saros z70, o robô-aspirador que pega meias da roborock apresentado na ces 2025
IA permitirá que ele reconheça 108 objetos e seja treinado para reconhecer itens que usuário mais gosta (Foto: Reprodução/Roborock)

O Saros Z70 receberá uma atualização de sistema operacional que permitirá que ele reconheça 108 objetos dos mais diversos tipos. O novo sistema, que leva o nome de StarSight Autonomous System 2.0, também permitirá que você treine o robô para reconhecer objetos específicos, como aquele objeto de decoração favorito ou sua bolsa.

O sistema StarSight foi lançado por outro robô da Roborock, o Qrevo Slim Robot, e usa tempo de voo 3D, câmeras RGB e aprendizado de máquina para navegar e identificar obstáculos. Tais recursos darão autonomia para que o Saros Z70 previna obstáculos (como tapetes e brinquedos), além da empresa dizer que a limpeza poderá ser feita mesmo que cabos estejam no chão.

Por meio do aplicativo, você também pode ver seus animais de estimação, pedindo para que o robô procure pelo pet e mande uma foto recente.

Bateria

Estação de carregamento do saros z70, o robô-aspirador que pega meias da roborock apresentado na ces 2025
Base de carregamento completa bateria em menos de 03 horas (Foto: Reprodução/Roborock)

Sua base de carregamento também segue o famoso design tradicional que conhecemos: é usada para recarregar a bateria, esvaziar o compartimento de sujeira e também reabastecer e drenar seus tanques de água (sim, ele também passa pano em casa).

A mesma base é usada para fazer a manutenção dos esfregões com lavagem, feita com água e ar quente. A fabricante cita que, por conta do recurso de recarregamento rápido, a bateria estará completamente cheia em 02h30.

Preço e disponibilidade

Saros z70, o robô-aspirador que pega meias da roborock apresentado na ces 2025
Saros Z70 será lançado ainda em 2025 (Foto: Reprodução/Roborock)

Ainda em desenvolvimento, a Roborock usará a CES 2025 para testar o robô-aspirador com braço mecânico e coletar feedbacks de pessoas de todo o mundo. Um preço para o modelo também não foi divulgado até o momento, mas a fabricante cita que ele será vendido nos EUA ainda em 2025.

Especialistas do mercado citam que o preço pode ser algo em torno de US$ 1.599,99 (R$ 9,742 em conversão direta) valor de um modelo semelhante, mas com menor poder de sucção, também fabricado pela Roborock. Você teria um aparelho como este em sua casa? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Com informações: The Verge l Roborock

Revisão do texto feita por: Daniel Coutinho em 09/01/2025


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados