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CES 2024: TS Ultra é uma nova moto elétrica que parece ter saído das ruas de Cyberpunk 2077

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A Verge Motorcycles apresentou na CES 2024 uma nova motocicleta movida a eletricidade com muitos sensores e visual futurista. Veja as imagens

A nova TS Ultra é a aposta da Verge Motorcycles no mercado de motos elétricas, contando com um design arrojado e visual que remete aos veículos do jogo Cyberpunk 2077.

Um design inovador aliado a muita potência

Ces 2024: ts ultra é uma nova moto elétrica que parece ter saído das ruas de cyberpunk 2077. A verge motorcycles apresentou na ces 2024 uma nova motocicleta movida a eletricidade com muitos sensores e visual futurista. Veja as imagens
Até a personagem V iria adorar andar em uma dessas motos! (Crédito de imagem: The Verge)

Apesar de não ser uma grande novidade quando falamos de carros, a inclusão de sensores em motocicletas é uma nova realidade que está sendo apresentada ao mercado, trazendo os mesmos sistemas de segurança há muito implementados em veículos de quatro rodas para motociclistas. 

A fabricante finlandesa Verge Motorcycles pretende revolucionar o mundo das motocicletas elétricas com sua nova moto TS Ultra, que além do design futurista, traz diversos meios de proteção ao usuário. Quando comparada até a carros elétricos como o Corvette E-Ray, a TS Ultra mostra-se muito mais poderosa, graças aos seus 201 cavalos de potência e 1.200 Nm de torque, o dobro do E-Ray.

O projeto da motocicleta teve início em 2018, quando o pesquisador-chefe de tecnologias da empresa mostrou-se insatisfeito com as poucas opções de motos elétricas disponíveis na época. A grande questão apresentada por Marko Lehtimaki era que os designs daquelas motos simplesmente trocavam um motor movido a combustão por um elétrico, colocando uma bateria no lugar do tanque de gasolina. 

Pensando que tal solução “não era ideal”, Lehtimaki preocupou-se ainda, por exemplo, com a colocação das baterias e como isso era feito de uma maneira que atrapalhava o manuseio e controle das motocicletas elétricas que antecederam a TS Ultra. Com isso em mente, os projetistas da Verge optaram por colocar a bateria na parte de baixo da estrutura de sua nova moto, para que o centro de gravidade não fosse comprometido.

Quando chegou a hora de tratar do motor elétrico da TS, Lehtimaki e sua equipe tiveram que inovar, tirando-o do chassis e optando por um posicionamento dentro da roda traseira da motocicleta. Mesmo não sendo uma escolha necessariamente inovadora, já que outros modelos elétricos de motos fazem o mesmo, foi no design do motor que houve uma mudança crucial no projeto da TS Ultra, já que a roda não apresenta uma calota, ou seja, é possível passar sua mão por dentro dela, conferindo à nova motocicleta um visual bastante futurista. 

No entanto, há um revés nessa escolha radical, porque com isso o peso sobre a suspensão traseira passa a ser maior que de costume; mas para o CTO da Verge, as vantagens práticas mais que compensam esse problema. Ele comentou que durante a fase de testes muitos se mostraram céticos quanto às escolhas da fabricante, mas a equipe não desistiu da ideia, convencida que esse era o futuro e se conseguissem fazer funcionar, mudariam o rumo do mercado de motos elétricas para sempre.  

“Nós não começamos este projeto com o objetivo de criar uma moto que se parecia com as motocicletas de luz do filme Tron e sim pensando em maneiras de construir um produto melhor, com um veículo de duas rodas movido a eletricidade de design totalmente novo. A resposta para isso foi esse motor em formato de anel na roda dianteira”, afirmou Lehtimaki, CTO da Verge Motorcycles. 

Sensores especiais acompanham a TS Ultra

Não é só no visual que a nova TS Ultra impressiona, mas também em como ela lida com o ambiente envolve ela e seu passageiro. O sistema de sensores chamado Starmatter Vision, que a fabricante apresentou na CES deste ano, conta com seis câmeras capazes de captar imagens de todas as direções, cobrindo um campo de 360 graus ao redor da moto.

Junto das câmeras, a motocicleta ainda conta com duas unidades de radar de alta resolução, uma mirada para frente e a outra, para trás. Lehtimaki, apesar de não divulgar o nome do fabricante do equipamento, garantiu ao portal The Verge – por sinal, sem relação com a empresa fabricante da moto – que são “da melhor qualidade disponível no mercado”. 

Esses aparelhos servem para reconhecer obstáculos adiante ou veículos que se aproximam da traseira da TS com velocidade, enquanto que as câmeras procuram por qualquer elemento nos dois lados da moto. O modo com que eventuais perigos são comunicados ao usuário através de um mostrador acima do guidão da moto, enquanto que informações mais detalhadas são compartilhadas em uma tela no topo do tanque.

O mais interessante de tudo é o sistema usado para apresentar essas informações, contando com a Unreal Engine para gerar gráficos poligonais 3D, a mesma utilizada por muitos desenvolvedores de games e em produções de séries de televisão como The Mandalorian. Para completar, o Starmatter Vision pode ser mantido atualizado por meio da conexão sem-fio integrada na motocicleta.

Todas essas funcionalidades futuristas são bem legais, mas você deve ter se perguntado como olhar para um painel ao invés de prestar atenção enquanto guia sua nova moto em altas velocidades pode ser perigoso. É aí que entra o sistema de som interno do capacete, apresentando um ambiente espacial para os avisos sonoros de perigo, o que indica que há alguma nova tecnologia envolvida; Lehtimaki não quis entrar em detalhes a respeito disso.

Preço e disponibilidade  

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A TS Ultra conta com um sistema de segurança inovador e futurista. (Crédito de imagem: The Verge)

Toda essa tecnologia e inovação têm um preço e ele é bem alto. O valor de entrada da TS Ultra é de 44.900 dólares, o que equivale a R$ 218.663 na cotação de hoje. Nessa faixa de preço, a moto vem acompanhada de todos os sensores, com autonomia de até 373 km.

Para quem achou a opção mais potente e cheia de bugigangas um pouco salgada, há esperança. A TS Pro terá preço de 29.900 dólares, ou R$ 143.520. Este modelo terá 137 cavalos de potência e 347 km de alcance, enquanto que o modelo de base, a TS, de 107 cavalos e 248 km de alcance, sairá por 26.900 dólares (R$ 131.441).

Infelizmente, além da queda de performance dos modelos mais em conta, o sistema de sensores de ponta não é incluído nos modelos de base, já que ainda são caros demais para tal, segundo Lehtimaki. 

Mesmo assim, ele aponta, todos os modelos TS podem ser atualizados por meio do OTA, ou seja, sem a necessidade de se conectar em rede alguma, e contam com os mesmos sensores internos, que incluem GPS, o acelerômetro e um giroscópio, sem falar dos sistemas de estabilização e tração.

Isso significa que todas as motos TS seguirão a mesma trajetória de evolução em seus sistemas, independente do modelo, e, com isso, ficarão cada vez melhores em ajudar seus usuários a lidar com condições de pilotagem desfavoráveis e até manter os pilotos mais eufóricos na linha. 

A previsão da Verge Motorcycles é que suas novas motos cheguem ao mercado dos Estados Unidos no verão, por volta do meio do ano, e as vendas serão feitas de início diretamente com clientes interessados. Essa previsão é um pouco diferente da anunciada no ano passado, mas vale citar que alguns compradores na Europa já receberam suas TS, então o futuro não está tão longe de chegar às mãos de um público maior.

Assista o vídeo com o resumão do evento em nosso canal do Youtube:

VEJA MAIS DA CES 2024!

Fonte: The Verge

Revisado por Glauco Vital em 8/1/24.


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