Índice
Já classificado como um dos aparelhos mais curiosos da CES 2024, o Rabbit R1 é um assistente com IA que cabe na palma da mão e pode interessante de se ter em seu dia a dia.
Seu sistema operacional não exige a instalação de aplicativos e é independente de smartphones, mas é possível usar funcionalidades como Uber e Spotify da forma que conhecemos. A grande surpresa é que sua primeira remessa foi um sucesso e ele promete ser uma ideia que tem bastante potencial para dar certo. Entenda.
Rabbit R1 chega como aparelho complementar
Jesse Lyu, fundador e CEO da startup que criou o assistente de AI de bolso laranja, citou que, apesar do aparelho ter recursos que lembram smartphones, a ideia é que as pessoas usem a novidade para atividades mais simples para evitar que o celular seja retirado do bolso.
O Rabbit R1 conta com uma tela sensível ao toque de 2,88 polegadas e um botão de rolagem que também ajuda na navegação. Sua bateria foi criada para “durar o dia todo”, apesar de não ter sua capacidade informada. Junto disso, há uma câmera giratória que tira fotos e também grava vídeos, mas a qualidade das fotos e vídeos feitos por ele também não foi revelada.
Um botão de ação para ativar o assistente pessoal (ela escuta tudo por meio de dois microfones incluídos na parte de cima) para realizar ações também foi incluído no aparelho e, à primeira vista, ele tem especificações de um smartphone Android mais básico.
O assistente de bolso com IA conta com um processador Mediatek Helio P35, visto em smartphones básicos como Galaxy A04. O Rabbit R1 também tem 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento interno, porta USB-C para transferências de dados e recarga, Bluetooth, Wi-Fi e slot para chip SIM com 4G.
Sistema Rabbit OS roda muitos aplicativos
Indo na contramão de muitas empresas, a Rabbit colocou um sistema próprio em seu dispositivo inteligente que não exige uma adaptação de desenvolvedores para funcionar. Na prática, quando um novo sistema operacional faz sua estreia no mercado de tecnologia, os criadores precisam adaptar o código para a API, mas isso não será necessário para o Rabbit R1.
A Rabbit conseguiu desenvolver um modelo de IA que permite usar aplicativos como Spotify, Uber e até mesmo realizar o envio de mensagens de texto. Ao mesmo tempo, o modelo de linguagem do Rabbit R1 também tem capacidade para aprender novas tarefas conforme o gosto do usuário para que a experiência de uso fique ainda melhor com o passar do tempo.
É claro que o aparelho ainda precisa evoluir bastante para ser um substituto de smartphones que usamos hoje em dia, e os primeiros resultados devem ser vistos apenas a partir da segunda geração. Mas a fabricante ressalta que ele pode interagir com celulares e computadores e ativar algumas funcionalidades.
Disponibilidade de segunda remessa
Com o sucesso na CES 2024, a startup criadora do assistente de IA confirmou que novas unidades serão colocadas à venda entre março e maio deste ano, via site da Rabbit. A primeira remessa tinha 10 mil unidades e elas esgotaram em apenas um dia. O preço era de US$ 199 (R$ 965,55 em conversão direta) e os envios para os primeiros compradores começam em março.
Até o momento, o Rabbit R1 parece não ter muitos concorrentes e isso ajuda bastante para ele ser um sucesso. Um aparelho semelhante é o AI Pin, apresentado em 2023 e que será colocado à venda também este ano.
Será que o dispositivo inteligente da Rabbit estará em nossa lista de fracassos da tecnologia em 2024? São respostas que apenas o tempo trará. Você usaria um aparelho como este em seu dia a dia? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Veja todos os vencedores do CES 2024 Innovation Awards
Com informações: The Verge l Time Now News l India Today
Revisado por Glauco Vital em 12/1/24.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.