Ces 2024 promete ser a maior edição da feira. Programada para acontecer entre 09 e 12 de janeiro de 2024, a feira de tecnologia deve receber mais de 130 mil visitantes de todo o mundo e contar com mais de 3500 estandes

CES 2024 promete ser a maior edição da feira

Avatar de victor pacheco
Programada para acontecer entre 09 e 12 de janeiro de 2024, a feira de tecnologia deve receber mais de 130 mil visitantes de todo o mundo e contar com mais de 3500 estandes

Prevista para acontecer na segunda semana de 2024, a CES (Consumer Electronics Show) já está sendo preparada para que grandes marcas como Samsung, LG, Microsoft e mais façam seus anúncios. Pode-se dizer que esta é uma verdadeira prévia do que está por vir no novo ano, já que é na feira de tecnologia que as empresas fazem seus anúncios pela primeira vez. Veja os detalhes do evento que acontece em Las Vegas, EUA, como segue a tradição.

Quando e onde será a CES 2024?

Logo da ces 2024
Organizadores preparam maior edição da história (Foto: Reprodução/CTA)

Agendada para acontecer entre os dias 09 a 12 de janeiro de 2024, a CES 2024 segue tendo Las Vegas como sua cidade natal. No próximo ano, a feira de tecnologia seguirá acontecendo no Las Vegas Convention Center, South Hall, Winchester, Nevada. Antes mesmo dela começar, foi divulgado que esta será a maior edição desde o lançamento do evento, que aconteceu em 1967.

Os organizadores esperam mais de 130 mil visitantes de todas as partes do mundo e, como segue a tradição, o Showmetech será um deles. Além disso, o Eureka Park, voltado para inovações desenvolvidas por pequenas empresas de tecnologia, terá mais de 100 startups.

E também pode-se dizer não irão faltar locais para os visitantes verem: a Consumer Technology Association (CTA) ressaltou que haverá mais de 3500 estandes de empresas como Amazon, BMW, Bosch, Caterpillar, Google, Honda, Hyundai, Intel, John Deere, LG Electronics, L’Oreal, Mercedes-Benz, Panasonic, Qualcomm, Samsung, Sony, Stellantis e Vizio.

A CES 2024 está crescendo! A feira está a caminho de ultrapassar o espaço de exposição da CES 2023, com empresas globais estreando inovações que resolverão nossos desafios globais mais urgentes. Da saúde ao transporte, soluções para casa inteligente, avanços em IA e muito mais, a CES 2024 lançará luz sobre a inovação tecnológica que mudará nosso mundo para melhor.

Gary Shapiro, presidente e CEO da CTA.

CES Innovation Awards 

CES Innovation Awards é uma premiação que permite que todos os participantes inscrevam suas novidades para depois de uma escolha dos organizadores, uma grande homenagem seja realizada. Todas as empresas podem concorrer na premiação e além de um troféu, o reconhecimento também é um dos prêmios do CES Innovation Awards.

Foto do troféu de melhores inovações da ces
LG e Samsung são duas das empresas mais premiadas da história da CES (Foto: Reprodução/Lit)

Todos os anos, a CES abre inscrições para que empresas, indivíduos ou organizações enviem seus mais novos produtos, garantindo uma chance de mostrar a profissionais do ramo o que há de recente no desenvolvimento tecnológico. Os ganhadores, além de receberem um troféu, podem usufruir do logo conferido pela premiação em seus produtos, bem como recebem reconhecimento de toda a indústria tecnológica, impulsionando o produto e a própria empresa.

Critérios de participação

  • O produto enviado precisava estar disponível para avaliação desde abril do ano passado, além de precisar estar disponível também até, no mínimo, abril do ano vigente;
  • Como em quase todos os concursos existentes, é necessário enviar um produto novo. Ou seja, tecnologias enviadas em anos passados e desqualificadas não contam como “novo”, a menos que elas tenham passado por transformações consideráveis e passem, também, pelo crivo dos examinadores;
  • Caso o produto seja fruto de uma campanha de crowdfunding, como aquelas do Kickstarter, ele precisou ter como data de lançamento o ano entre abril do ano anterior e ano vigente.
  • É necessário o envio de duas imagens diferentes do produto, em .jpg e menores do que 10MB.

Critérios de avaliação

Profissionais como engenheiros, professores, jornalistas de tecnologia e afins selecionaram as tecnologias que mais se destacaram tendo por base três aspectos fundamentais:

  • Engenharia, onde os avaliadores analisaram as funcionalidades do produto e como elas se relacionam com o objetivo final. Nessa parte, as empresas ou indivíduos podiam enviar detalhes sobre os materiais usados, processos que foram necessários na criação, obstáculos e outras coisas parecidas;
  • Design, que englobou também a parte dos materiais, da aparência geral do produto, o impacto ecológico de tudo que foi usado para montá-lo, como foi anunciado e, consequentemente, distribuído, componentes e outros aspectos relacionados à aparência;
  • Inovação, que, como o nome sugere, obrigou os participantes a escrever quais são as mudanças transformadoras que o produto pôde trazer. Foi necessário enumerar até 3 delas, quase numa mini biografia ou carta de apresentação que você faz suando frio, com medo do chefe te rejeitar sem piedade.

Depois de tudo isso, os ganhadores recebem e-mails sobre as respectivas situações de suas tecnologias. Foi possível escolher no formulário de inscrição se a empresa desejava ser anunciada como ganhadora antes ou depois, a ser anunciada no primeiro dia do evento. Além disso, houve duas categorias: melhor inovação e homenageados.

Grandes inovações das CES nos últimos anos

Realizada há mais mais de 55 anos, a grande feira de tecnologia já foi palco de muitas inovações. As empresas aproveitam a presença de jornalistas e do grande público para dar uma primeira prévia de produtos que chegarão ao mercado ainda naquele ano ou em um futuro não muito distante.

Voltando um pouco no tempo, o ano de 2010 foi marcado pelo grande boom de tablets na CES 2010. Você pode imaginar que alguns modelos mais simples foram apresentados para quem estava presente, mas foi na feira de tecnologia que o primeiro iPad da Apple foi mostrado ao mundo. Na ocasião, Steve Jobs subiu ao palco para dar um grande passo para a indústria e, desde então, a indústria nunca mais foi a mesma. Relembre:

O ano era 2012 e os Macbooks da Apple, ainda com processadores da Intel, começavam a fazer barulho na indústria de tecnologia. De olho neste sucesso, fabricantes de notebooks com Windows começaram a lançar produtos para a indústria de ultrabooks: LG, HP, Dell e Lenovo começaram a vender notebooks ultrafiinos que fariam (e ainda fazem) sucesso por muito tempo.

Ultrabook z330 da lg apresentado na ces 2012
Ultrabooks estrearam de forma massiva durante a CES 2012 (Foto: Divulgação)

Hoje em dia, pode-se dizer que a plataforma Intel Evo é um novo padrão para ultrabooks e a gente já contou mais sobre isso em post especial, não deixe de ficar por dentro do assunto.

Avançando três anos, a CES 2015 foi bastante marcada pela revolução da casa conectada. Com as velocidades de internet mais rápidas, empresas como a Nest Cam e até mesmo a Samsung, com sua plataforma SmartThings começaram a demonstrar que os investiimentos neste mercado seriam massivos nos próximos anos.

Estande da samsung na feira de tecnologia ces 2015
Samsung demonstrou interesse em casa conectada durante sua passagem pela CES 2015 (Foto: Divulgação)

A CES 2017 contou com inovações para o mercado de realidade que, até hoje, segue em evolução. Foi neste ano que vimos os primeiros Oculus Rift e o HTC Vive, assim como diversos protótipos de empresas para atividades de entretenimento e diversão.

Algo ainda do futuro para uma pessoa, mas que é uma verdadeira realidade, são os smartphones dobráveis. A Samsung lançou seu primeiro Galaxy Z Flip em 2019, mas também fez questão de levar ele para a CES 2020 para que as pessoas vissem tudo de perto pela primeira vez.

Primeiro galaxy z fold da samsung
Primeiro Galaxy Z Fold foi lançado no Brasil em janeiro de 2020 (Foto: Divulgação)

Neste mesmo ano, a Motorola apresentou o dobrável RAZR e até mesmo a TCL mostrou um protótipo de um aparelho como este, que até hoje não viu a luz do sol.

Após isso, as demais edições da CES foram marcadas por novidades interessantes, como:

Estes são apenas algumas das inovações que já marcaram edições passadas e claro que a segunda semana de 2024 será marcada por muitas novidades que você poderá ver aqui mesmo, no Showmetech. Como foi uma tendência em todo o ano de 2023, não estranhe se empresas investirem bastante para implementar inteligência artificial em seus produtos e serviços (algo que acontece há meses).

O que você espera da CES 2024? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Todos os anúncios da CES 2023: notebooks, smart TVs e mais

Com informações: CTA l Truly Galactic

Revisado por Glauco Vital em 17/10/23


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados