Índice
A Consumer Electronics Show (CES 2024) apresentou incríveis novidades para os fãs de tecnologia e automobilismo. Este ano, a maior feira de tecnologia do mundo, que ocorre em Las Vegas, até a próxima sexta-feira (12), brindou a todos com novos conceitos e teve a Inteligência Artificial (IA) como protagonista nos modelos apresentados por empresas e montadoras. Confira, a seguir, um compilado especial com as principais inovações em automóveis apresentadas no evento!
Foco em IA e novos conceitos
A feira abriu mais uma edição com o selo da inevitável Inteligência Artificial, segundo a Reuters. Afinal, as IAs estão ganhando cada vez mais espaço e busca converter os dispositivos on-line em produtos ainda mais sofisticados, inteligentes e até mesmo humanos. Dentre outras novidades, os veículos autônomos também se destacaram este ano (veja mais abaixo).
O foco em mobilidade não é novidade na feira, que ano após ano traz incríveis conceitos, protótipos e lançamentos de automóveis. Dentre eles estão marcas renomadas, como KIA, Honda e BMW.
Os recursos de IA demonstrados este ano, aparentemente, estão ainda mais seguros para os motoristas por meio de melhores assistentes virtuais e monitores de cabine no veículo. Além dos benefícios para o consumidor final, muitas montadoras também estão adotando IA em vários estágios de produção para reduzir custos.
Mas o foco não será apenas nos veículos. A japonesa NEC, por exemplo, revelará um software que permite que dispositivos móveis analisem padrões faciais e condições das pupilas para estimar os sinais vitais e o estado mental humanos.
VinFast
VF Wild
A VinFast, que pretende desembarcar em terras brasileiras ainda neste ano, aproveitou a sua presença na CES 2024 para introduzir o conceito VF Wild, que nada mais é que uma picape elétrica desenhada pelo estúdio australiano Gomitiv, com linhas inspiradas ‘na capa de um super-herói ao vento’. Segundo a fabricante, o modelo é altamente conceitual e não tem data para chegar às concessionárias ao redor do mundo.
SmartEV VF9
A empresa apresentou três modelos durante a sua passagem pela CES 2024. O segundo é o SmartEV VF9, um SUV elétrico de sete lugares (três fileiras) desenhado pela Pininfarina e movido por dois motores que jogam nas rodas o equivalente a 402cv. Com cerca de cinco metros de comprimento, o modelo traz um visual robusto e interior com espaço generoso. Sua parte interna conta ainda com assentos em couro vegano, detalhe que o torna bastante atraente e uma boa aposta no mercado.
VF3
Por fim, a montadora vietnamita também revelou o seu VF3, um subcompacto elétrico em forma de jipinho. O modelo ainda não possui uma data oficial para lançamento, mas ele foi apresentado no Vietnã em meados do ano passado e já está em pré-venda por lá. As entregas no país do sudeste asiático serão no terceiro trimestre de 2024. A partir daí, chegará aos mercados globais onde a empresa atua.
Com proposta estritamente urbana, o VinFast VF3 é bem pequeno. O subcompacto elétrico está montado em rodas aro 16″ e mede 3,14 metros de comprimento, 1,67 metro de largura e 1,60 metro de altura. Além disso, especificações de motor e potência não foram reveladas pela montadora, mas estima-se que o veículo possua uma autonomia de 285 km com uma carga pelo ciclo chinês ou 237 km pelo padrão WLTP.
Honda
A Honda também apresentou planos ousados durante a CES. Chamada 0 Series, a linha de veículos elétricos deve chegar ao mercado dos Estados Unidos em 2026. No evento, dois conceitos marcaram presença: o Saloon, um coupé de linhas esportivas e baixa altura, e a Space Hub, uma van de interior adaptável às necessidades e expectativas do proprietário.
Em ambos os conceitos, a inteligência artificial exerce um papel fundamental, seja para proporcionar entretenimento, seja para auxiliar o condutor com sistemas autônomos. Nada que interfira no prazer de dirigir, garantem os japoneses.
KIA
A fabricante sul-coreana KIA focou no presente e no futuro. Na CES, ela apresentou o EV9, um SUV de sete lugares recentemente premiado como o “SUV norte-americano do ano” pelo júri do North American Car of the Year. Além disso, a empresa revelou o EV6, juntamente com os conceitos EV3 e EV4.
A principal inovação, porém, atende pelo nome de Platform Beyond Vehicle (PBV), uma versátil gama modular de veículos para transporte de passageiros e carga. Esses veículos têm a capacidade única de adaptar seu uso de forma fácil e flexível. Um mesmo modelo poderia desempenhar a função de transporte de pessoas durante o dia, transformar-se em um furgão de entregas à tarde e, nos fins de semana, converter-se em um espaçoso veículo familiar.
Para a produção dos veículos, a KIA aposta no uso de bioplásticos, materiais reciclados; tecidos PET e outras soluções de menor impacto ambiental. O primeiro a sair do papel será o EV5, já em 2025.
Volkswagen
A Volkswagen pegou muitos de surpresa ao divulgar imagens inéditas do novo Golf GTI, com uma leve mudança no design e que traz como destaque o para-choque redesenhado e tecnologia Q Matrix LED nos faróis. O modelo, conhecido como Mk 8.5, marca o possível último Golf GTI a combustão, antes da transição para um modelo elétrico.
Outro ponto forte do carro da alemã é a presença do ChatGPT, que vai proporcionar uma interação avançada com o sistema multimídia. Inicialmente, restrito a comandos do veículo e respostas a perguntas, o objetivo futuro é permitir que o sistema dialogue com o condutor.
Razer e Lexus
Em parceria com a Lexus, a Razer, famosa fabricante de produtos para computador, trouxe ao público um legítimo “carro gamer” durante a CES 2024. O automóvel é um SUV com suporte a seis lugares e que tem um visual mais luxuoso.
No veículo, os detalhes que todo gamer adora não são deixados de lado. Com isso, é possível notar a adição de várias faixas iluminadas em LED que dão ao carro um aspecto diferenciado em comparação com modelos tradicionais, bem como monitores da Razer nos bancos dos passageiros, além de teclado e mouse, o que possibilita a jogatina dentro do veículo.
Xpeng
A AeroHT, subsidiária da Xpeng, apresentou dois modelos diferentes de carros voadores. O destaque foi para o AeroHT eVTOL (eletricidade, decolagem e pouso vertical), um veículo mais esportivo que já realizou testes de voo na China, embora não tenha decolado no evento. Ainda sem detalhes divulgados sobre o preço ou a disponibilidade do AeroHT, cujas hélices emergem da parte traseira, o modelo já demonstrou capacidade de voo na China.
Assista o vídeo com o resumão do evento em nosso canal do Youtube:
Veja também:
Novo óculos VR da Sony pode ser concorrente para o Vision Pro da Apple
CES 2024: Ballie, o robô doméstico da Samsung, voltou ainda mais incrível
Fontes: Euronews, Car and Driver.
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.