Índice
A participação da BMW na CES 2024 promete revolucionar a experiência dos clientes, concentrando-se na integração de tecnologias inovadoras em seus veículos. Com central de jogos em carros e um enfoque especial na digitalização interior dos carros, a montadora alemã apresentou novos recursos de infoentretenimento para sua linha de modelos existentes, oferecendo aos visitantes uma visão dinâmica de seus projetos de desenvolvimento.
Em sintonia com as tendências do mercado, a BMW concentra-se na tecnologia de interiores, introduzindo recursos inovadores como jogos, streaming de vídeo e assistentes de voz com tecnologia de realidade aumentada (AR) e LLM (aprendizado de máquina de linguagem). Isso significa que os veículos da BMW oferecerão uma experiência ainda mais imersiva, permitindo aos ocupantes desfrutarem de conteúdo de streaming de vídeo e opções de jogos diretamente em seus carros.
A visão para a futura linha da BMW é ambiciosa, com a montadora garantindo aos clientes acesso a tecnologias anteriormente indisponíveis. Isso inclui a incorporação de realidade aumentada e mista, bem como assistentes de voz alimentados por inteligência artificial generativa, representando um salto significativo na oferta de recursos avançados e personalizados.
Central de jogos em carros
A BMW está na vanguarda da revolução da experiência de condução ao introduzir um sistema de jogos inovador em seus veículos. Diferenciando-se do sistema anterior, agora os proprietários podem conectar controles ao painel via Bluetooth, proporcionando uma experiência de jogo mais envolvente. A montadora demonstrou essa novidade na CES 2024 com o jogo Beach Buggy Racing 2.
Além do suporte a controles, a empresaestá comprometida em manter seus clientes atualizados com as últimas tendências de entretenimento automotivo. Ao longo de 2024, serão lançadas atualizações over-the-air (OTA) para implementar o novo sistema de jogos em veículos elegíveis com o Sistema Operacional BMW 9 e uma assinatura Digital Premium.
Segundo comunicado transmitido pela própria BMW:
Com o aplicativo AirConsole, os clientes BMW e MINI já podem jogar jogos single e multiplayer no veículo. Os jogos são facilmente acessíveis a todos, pois o smartphone vira um controle e permite uma operação simples e fácil de aprender. A gama de jogos do aplicativo AirConsole no veículo está em constante desenvolvimento.
No entanto, a empresa enfatiza a responsabilidade no uso desses recursos, consciente das crescentes preocupações com distrações no trânsito. Com a segurança dos ocupantes em mente, a montadora busca equilibrar a inovação tecnológica com a condução responsável.
Transmissão de conteúdo ao vivo
A BMW não se limitou aos jogos para demonstrar que está disposta a elevar a experiência de entretenimento em seus veículos. A montadora alemã também anunciou que proporcionará aos clientes uma ampla gama de opções de streaming de vídeo diretamente no display central. Além do inovador BMW Theater Screen com Amazon Fire TV no compartimento traseiro do BMW Série 7, agora os proprietários podem desfrutar de conteúdos diversificados no display central.
Os desenvolvedores da montadora colaboraram com a XPERI, Inc. para otimizar o renomado sistema operacional TiVo, conhecido no setor de Smart TV, para possibilitar o streaming de vídeo em veículos. Essa integração inclui o serviço de vídeo DTS AutoStage, alimentado por TiVo, oferecendo canais ao vivo e bibliotecas de mídia sob demanda, abrangendo notícias, esportes, entretenimento infantil, filmes e séries de TV.
Essa inovação está disponível em veículos com Sistema Operacional BMW 8.5 em conjunto com ConnectedDrive Professional ou com BMW Operating System 9 em conjunto com BMW Digital Premium. Modelos como o BMW Série 7, BMW iX (produzido a partir de 23/03), BMW X5, BMW X6, BMW X7, BMW X5 M, BMW X6 M (produzidos a partir de 23/04) e BMW XM (produzidos a partir de 23/08) são contemplados por essa experiência de entretenimento expandida.
Introduzida inicialmente no novo BMW Série 5, essa plataforma está sendo implementada remotamente em outros modelos de luxo. Os proprietários de veículos com Sistema Operacional BMW 9 já têm acesso ao aplicativo de vídeo em conjunto com o BMW Digital Premium desde o final de 2023. Outros modelos, como o BMW X2 e toda a nova família MINI, seguirão em 2024.
O aplicativo de vídeo, que já está disponível nos EUA, Reino Unido, Coreia do Sul, França, Itália, Alemanha, Espanha e em breve no Japão, oferece uma seleção diversificada de portais, incluindo Pluto TV, Bloomberg, TED, Yahoo! e Pimenta. Além disso, países específicos têm ofertas de streaming adicionais, como JOYN, ZDF, Tagesschau e Deutsche Welle na Alemanha, ou RaiPlay na Itália.
Agora, a empresa busca integrar o “DTS AutoStage Video Service alimentado por TiVo”, que oferece uma variedade de canais ao vivo e bibliotecas de mídia sob demanda, cobrindo diversas categorias, desde notícias e esportes até entretenimento infantil, filmes e séries de TV. Este sistema, lançado pela primeira vez com a série 5 da BMW, será estendido a modelos mais “executivos e luxuosos” através de atualizações over-the-air em 2024.
Realidade virtual aumentada
A BMW anuncia ainda estar entre as primeiras montadoras a acertar nas aplicações de Realidade Aumentada (AR) para veículos, revelando pela primeira vez essa capacidade na CES em Las Vegas. A experiência será demonstrada através do uso dos óculos AR Xreal Air 2, equipados com Micro OLEDs, projetando uma tela de 1920 x 1080 pixels diante dos olhos dos passageiros. A proposta é integrar instruções de navegação, avisos de perigo, conteúdo de entretenimento e informações sobre estações de carregamento de forma perfeitamente integrada ao ambiente real.
Buscando estabelecer um “padrão da indústria” para o uso de AR e MR (realidade mista) em veículos, a montadora destaca seu histórico de desenvolvimento nessa área desde 2008. O sistema de rastreamento do dispositivo AR/MR é fundamental, estando vinculado aos dados do sensor do veículo para manter a estabilidade da imagem exibida.
A empresa presume que os passageiros traseiros, especialmente em veículos de luxo, como o BMW Série 7, possam aproveitar os óculos AR Xreal para trabalho remoto, reuniões virtuais ou até mesmo para jogos.
Assistente de voz com IA
Já no campo das IAs, a parceria entre a BMW e a Amazon avança na apresentação de recursos inovadores de assistente de voz baseados em um projeto de desenvolvimento atual. Esse esforço conjunto visa potencialmente lançar em série o BMW Intelligent Personal Assistant, consolidando-se como o mais avançado especialista em veículos habilitado por IA generativa, alimentado pelo Alexa LLM.
Os visitantes terão a oportunidade de vivenciar como esse assistente de voz revoluciona as interações com o veículo, oferecendo instruções e respostas de maneira mais humana e coloquial. Além disso, o assistente é capaz de controlar algumas funções do veículo, proporcionando uma experiência de condução mais intuitiva e conectada.
Embora a Alexa esteja presente como assistente de voz nos veículos BMW desde 2018, a empresa reconhece que a linha atual carece de algumas dessas capacidades avançadas, as quais podem ser em breve implementadas graças aos LLMs. O setor automotivo como um todo está focado em fortalecer os laços entre assistentes de voz e as principais funcionalidades dos veículos. Inovações envolvendo BMW e IA não chega a ser uma novidade, mas o diferencial desse caso reside no compromisso de manter oaAlexa da Amazon como base dos carros BMW, em vez de migrar para soluções de IA do Google, mantendo a integração com o sistema operacional Android da montadora.
Manobrista à distância
Por fim, mas não menos impressionante, a BMW está colaborando com a Valeo, uma fornecedora de automóveis, para desenvolver uma inovadora funcionalidade de “estacionamento com manobrista automatizado”, que também pode ser operada via teleoperação. Nesse cenário proposto, os clientes deixariam seus veículos em áreas designadas para entrega, e então o veículo iniciaria uma busca por uma vaga de estacionamento disponível. Após encontrar a vaga, realizaria as manobras necessárias para estacionar e, posteriormente, retornaria à área de coleta para ser recuperado pelo motorista. A BMW destaca que tanto um sistema de direção autônomo quanto um sistema de manobrista teleoperado podem ser empregados como tecnologia subjacente para essa funcionalidade.
Apesar dos avanços em estacionamento autônomo, a teleoperação apresenta desafios significativos, especialmente no que diz respeito à manutenção de uma conexão robusta e de baixa latência entre o operador remoto e o veículo. Muitas empresas de veículos autônomos incluem algum tipo de teleassistência, mas a operação remota completa ainda é uma área desafiadora.
A BMW tem se dedicado há algum tempo ao desenvolvimento de tecnologia de estacionamento autônomo, recebendo reconhecimento do Departamento de Transportes dos EUA por seus esforços. No entanto, o estacionamento sem manobrista apresenta complexidades, e embora a maioria das empresas ofereça algum tipo de sistema de estacionamento autônomo ou automatizado, é importante reconhecer que esses sistemas não estão totalmente livres de desafios e aprimoramentos contínuos.
Na CES 2024, os visitantes terão a oportunidade de experimentar o estacionamento com manobrista com controle remoto, uma demonstração do compromisso da BMW em explorar soluções inovadoras. O controle remoto utiliza tecnologia avançada e transmissões de imagens ao vivo para orientar e manobrar o veículo de forma precisa durante o estacionamento e o retorno controlado. As possíveis aplicações futuras dessa tecnologia podem incluir estacionamentos para eventos, aeroportos ou logística, proporcionando flexibilidade e eficiência em ambientes desafiadores.
Veja também:
Confira mais conteúdos exclusivos da CES 2024.
Fontes: The Verge, BMW e PCmag
Revisado por Glauco Vital em 10/1/24.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.