Índice
O maior evento de tecnologia do mundo, o Consumer Electronics Show (CES, para os íntimos), está prestes a começar, com o primeiro dia marcado para 11 de janeiro. Antes do início da feira, que, neste ano, será virtual, a organização responsável pelo evento – Consumer Technology Association (CTA) – anunciou os vencedores do CES 2021 Innovation Awards, premiação anual que concede honrarias às invenções mais impactantes da indústria ao longo do ano.
Por enquanto, foram 20 tecnologias selecionadas dentre 28 categorias, estas que incluem acessibilidade, software, hardware, segurança digital, games, cidades inteligentes, saúde, gadgets e muito mais. As escolhas são cuidadosamente analisadas por uma equipe de 89 jurados, todos veteranos da indústria tecnológica, sejam eles empreendedores, cientistas, jornalistas ou professores. Dentre eles, podemos citar alguns nomes de peso, como Tara Weldon, da Amazon; Sherin Thomas, da Netflix; David Sun, da Nvidia; Nick Pino, do TechRadar; Farshad Akhbari, da Intel, e tantos outros.
Antes de passarmos aos prêmios do CES 2021 Innovation Awards de fato, vale responder a uma pergunta recorrente. Não deixe de acompanhar o post.
O que é o CES Innovation Awards?
Não por acaso, a premiação é um dos momentos tradicionais mais aguardados da feira de tecnologia. Como o evento será online neste ano, não será possível para os convidados interagir da mesma maneira com os engenheiros e representantes das empresas responsáveis por invenções premiadas, mas, ainda assim, o público espera que as apresentações consigam saciar, pelo menos um pouco, a curiosidade.
Todos os anos, o CES abre inscrições para que empresas, indivíduos ou organizações enviem seus mais novos produtos, garantindo uma chance de mostrar a profissionais do ramo o que há de recente no desenvolvimento tecnológico. Os ganhadores, além de receberem um troféu, podem usufruir do logo conferido pela premiação em seus produtos, bem como recebem reconhecimento de toda a indústria tecnológica, impulsionando o produto e a própria empresa.
Quais são os critérios de participação e avaliação?
Claro que um prêmio dessa magnitude, num evento desse porte, precisa ter critérios de participação e avaliação bem rígidos. Foram 1200 participantes para a edição de 2021, o que indica, no mínimo, que a tecnologia não deixou o coronavírus atrapalhar a área de pesquisa e desenvolvimento. Destes, 20 ganhadores já foram anunciados – há ainda aqueles que serão mostrados no primeiro dia do evento, 11 de janeiro.
Critérios de participação
Por motivos de construção textual, o texto estará no passado e suas variações, dado que as inscrições já foram encerradas. Elas aconteceram do dia 1 de setembro de 2020 e foram até 9 de outubro do mesmo ano, pelo próprio site do CES. Cada produto precisou de uma taxa de entrada na premiação, que foi de 650 dólares para não membros da CTA e 250 dólares para associados. Depois do dia 29 de setembro, essa taxa aumentou para 850 dólares para não membros e 500 dólares para associados.
A novidade do CES 2021 Innovation Awards foi que os participantes puderam selecionar até 3 categorias por produto, dado que, claro, pagassem as taxas de inscrição de cada categoria. Os juízes podiam também trocar a categoria das tecnologias caso achassem que elas não se enquadrariam nas categorias selecionadas pelos participantes.
Os critérios de participação, de acordo com o manual de regras oficial, foram os seguintes, além dos já óbvios que são ser maior de 18 anos, não enviar nenhum vídeo com teor pornográfico, de nudez ou violento e estar participando do evento:
- O produto enviado precisava estar disponível no mercado desde abril de 2020, além de precisar estar disponível também até, no mínimo, abril de 2021;
- Como em quase todos os concursos existentes, era necessário enviar um produto novo. Ou seja, tecnologias enviadas em anos passados e desqualificadas não contam como “novo”, a menos que elas tenham passado por transformações consideráveis e passem, também, pelo crivo dos examinadores;
- Caso o produto seja fruto de uma campanha de crowdfunding, como aquelas do Kickstarter, ele precisou ter como data de lançamento o ano entre abril de 2020 e 2021;
- Foi necessário o envio de duas imagens diferentes do produto, em .jpg e menores do que 10MB.
Critérios de avaliação
A avaliação do CES 2021 Innovation Awards é um tanto mais simples de explicar, felizmente. Os profissionais mencionados anteriormente, como engenheiros, professores, jornalistas de tecnologia e afins selecionaram as tecnologias que mais se destacaram tendo por base três aspectos fundamentais:
- Engenharia, onde os avaliadores analisaram as funcionalidades do produto e como elas se relacionam com o objetivo final. Nessa parte, as empresas ou indivíduos podiam enviar detalhes sobre os materiais usados, processos que foram necessários na criação, obstáculos e outras coisas parecidas;
- Design, que englobou também a parte dos materiais, da aparência geral do produto, o impacto ecológico de tudo que foi usado para montá-lo, como foi anunciado e, consequentemente, distribuído, componentes e outros aspectos relacionados à aparência;
- Inovação, que, como o nome sugere, obrigou os participantes a escrever quais são as mudanças transformadoras que o produto pôde trazer. Foi necessário enumerar até 3 delas, quase numa mini biografia ou carta de apresentação que você faz suando frio, com medo do chefe te rejeitar sem piedade.
Depois de tudo isso, os ganhadores receberam e-mails sobre as respectivas situações de suas tecnologias. Foi possível escolher no formulário de inscrição se a empresa desejava ser anunciada como ganhadora antes, como aconteceu há pouco tempo e motivou este não tão curto post, ou depois, a ser anunciada no primeiro dia do evento. Além disso, houve duas categorias: melhor inovação e homenageados. Por motivos de praticidade, só mostraremos as melhores inovações, que foram os ganhadores de fato.
Quais foram os produtos premiados no CES 2021 Innovation Awards?
São 20 anunciados até agora, sendo que, no dia 11, esse número pode crescer. Confira os ganhadores do CES 2021 Innovation Awards logo abaixo em ordem alfabética (das empresas, vale ressaltar) e, junto deles, uma pequena descrição sobre o que fazem ou por qual motivo são inovadores.
Processadores para Desktop AMD Ryzen™ 5000 Series
A AMD saiu na frente com os recém anunciados processadores para desktop Ryzen 5000. Eles são os primeiros chips da empresa a apresentar a nova arquitetura Zen 3, configurando, assim, um dos melhores e mais potentes processadores para games e criação de conteúdo do mundo. Com isso, a AMD levou o prêmio na categoria de Hardware e Componentes de Computador.
BioIntelliSense BioButton™
Se você é diabético ou conhece alguém com a doença, talvez já tenha visto um sensor que mostra o nível de glicemia no sangue. Esse pequeno botãozinho chamado BioButton, da empresa de pesquisa em tecnologia da saúde BioIntelliSense, consegue medir a temperatura, oxigenação, ritmo cardíaco e respiratório em pacientes por até 90 dias. Combinado aos aplicativos desenvolvidos pela empresa, o sensor pode ser uma verdadeira luz no combate precoce contra a COVID-19, principalmente em pacientes em idade de risco e em profissionais da saúde. Ele levou o prêmio CES 2021 Innovation Awards na categoria de Wearable Technology.
1st Mate Marine Safety & Security System
Essa tecnologia da Brunswick Corporation é um sistema de segurança para barcos. O capitão e os passageiros usam um relógio inteligente que emite sinais — caso o sinal do capitão desapareça, o sistema alerta na hora autoridades na costa mais próxima e, caso um passageiro se perca na água ou algo assim, ele emite um sinal de GPS para identificar a localização do marinheiro perdido. Ah, ele também consegue trancar o barco para que só o capitão tenha acesso ao motor. Pena que o Tom Hanks não tinha isso em Capitão Phillips. A categoria foi de Entretenimento e Segurança para Veículos.
Electromagnetic Engineered Surfaces
Honestamente, esse aqui me pareceu uma aposta arriscada, dado que ele considera a expansão do 5G como certa. De qualquer forma, o EES, que é a sigla para o título ali em cima e que significa, em português, algo como Superfícies de Engenharia Eletromagnética, foi desenvolvido pela E2IP em conjunto com o Centro de Pesquisa em Comunicação canadense para amplificar, impedir ou diminuir sinais específicos enviados pelo 5G na cidade. Funciona como uma espécie de lambe-lambe e é de baixo custo. Ganhou o CES 2021 Innovation Awards na categoria Cidades Inteligentes.
Epsy
Desenvolvido pela empresa de mesmo nome, esse aplicativo ganhou o CES 2021 Innovation Awards na categoria de Saúde e Bem Estar. Por meio do aplicativo Epsy, médicos e pacientes com epilepsia podem analisar os quadros individuais dos pacientes e trabalhar para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Harman Kardon Radiance 2400
Esse é um home theater bem potente, desenvolvido pela Harman Industries. São dois speakers ultrafinos aliados a subwoofer (responsável pelos graves) poderoso. Além disso, ele se conecta ao Wi-Fi e pode acessar aplicativos de streaming como Spotify e afins. Ganhou na categoria de Áudio ou Vídeo Doméstico de Alto Desempenho.
Autonomous Ship & The AI Captain
Desenvolvido numa parceria entre a IBM e a ProMare, esse é um barco autônomo que não precisa de capitão, tripulação ou qualquer pessoa dentro dele para funcionar. Por isso o nome autônomo, convenhamos. Por meio de inteligência artificial, ele coleta dados importantes do oceano e é ótimo para trabalhar com oceanógrafos. Ganhou na categoria Veículos Inteligentes.
Live3D
Vencedora na categoria de Streaming, a Live3D da empresa Imverse é um software que permite aos criadores de conteúdo fazer, bem… uma Live 3D. Por meio de um avançado processo de renderização em tempo real, as pessoas podem capturar, editar e transmitir hologramas de outras pessoas, por exemplo. Não dá nem para começar a descrever o potencial disso em todas as áreas que existem.
X-Series Combine
Fabricada pela John Deere, essa colheitadeira já foi mencionada por nós aqui no Showmetech na matéria sobre robôs. Mais uma vez ela está presente, dessa vez levando o prêmio da categoria Robótica do CES 2021 Innovation Awards e mostrando que a agroindústria só vai crescer daqui pra frente.
Geladeira com reconhecimento de voz
Vencedora na categoria de Eletrodomésticos, a geladeira com reconhecimento de voz da LG usa o sistema ThinQ… e é basicamente isso que sabemos sobre ela. Bom, é uma geladeira que fala, o que mais você quer?
VROR EYE Dr.
Esse óculos de realidade virtual também ganhou o prêmio da CES 2021 Innovation Awards na categoria de Saúde e Bem Estar. Isso porque, usando cenários e movimentos, o óculos consegue preparar todo o diagnóstico oftalmológico do paciente. Espero, de coração, que isso elimine aquela casinha maldita e o sopro desgraçado que vem depois. Se você usa óculos, você vai entender do que estou falando.
U – Smart Faucet
A U by Moen, torneira inteligente da empresa Moen, ganhou o prêmio da CES 2021 Innovation Awards na categoria Eletrodomésticos. Ela possui controle de voz para seu comando, além de sensor de proximidade e comando manual. Ela funciona com um app que permite criar perfis de uso da torneira, comandar seu acionamento e controlar o consumo de água — um recurso interessante para sustentabilidade.
OrCam Read
O vencedor da categoria Acessibilidade é o OrCam Read, um dispositivo muito simpático que parece uma versão aumentada de um MP3. A diferença é que ele funciona como um sensor de leitura para quem tiver dificuldades ou impedimentos oftalmológicos – basta apontar para qualquer coisa escrita, como um cardápio ou uma placa, e ele lê em voz alta. Wireless e do tamanho de uma caneta, ele é o primeiro do gênero a ser tão facilmente carregável por aí. Incrível!
Origin Health — Remote Patient Monitoring
Encurtado para Origin Health RPM, esse aplicativo vencedor da categoria Software e Apps móveis é uma espécie de sensor que consegue detectar a frequência de sono de pacientes que estão em casas de repouso ou afins. O mais curioso é que não é necessário usar nenhum adereço extra para isso, o sensor faz o trabalho. O app ainda mostra a qualidade de sono, o nível de atividade da pessoa e outras coisas relevantes para os cuidadores, médicos e enfermeiros.
LUMI Keys 1
Aprender piano ficou mais fácil com esse teclado que é integrado a um software próprio. O aprendiz vai seguir a sequência de cores para aprender aos poucos e, depois, pode tocar as músicas que quiser, desde pop até clássica. É uma promessa e tanto para novos musicistas, só precisamos saber se o erudito e conservador mundo da música clássica vai aceitar esse tipo de coisa. Ganhou o CES 2021 Innovation Awards na categoria de Acessórios e Periféricos de Computador.
Galaxy Buds+ BTS Edition
A edição especial dos fones sem fio da Samsung trazem qualidade de estúdio em fones de ouvido true wireless. Equipado com tecnologia de áudio AKG, o Galaxy Buds+ BTS Edition é o vencedor na categoria Fones de Ouvido e Áudio Pessoal, é a companhia perfeita para o seu smartphone.. Não há perda de qualidade de modelos maiores e a bateria aguenta bastante, além de carregar rápido.
Galaxy Note20 Ultra 5G/Galaxy Note20 5G
Mais um ponto para a Samsung. Os Galaxy Note20 e Note20 Ultra, vencedores da categoria Jogos, Dispositivos Móveis e Acessórios trazem câmera frontal de 10MP e um novo conjunto de câmeras principais triplas que permitem gravações em 8K, além de terem a S Pen mais recente, que possibilita uma escrita mais precisa na tela. Tem algumas várias matérias sobre eles no site, basta dar uma olhada.
Spatial Reality Display
Criado pela Sony, esse display curioso — vencedor da categoria Hardware e Componentes de Computador — permite ao usuário conseguir ver figuras em 3D, o que, no mínimo, vai facilitar bastante a vida de quem precisa trabalhar com esse tipo de coisa. Agora, como funciona, aí já é demais…
Vaonis
Se o nome do vencedor na categoria Imagem e Fotografia Digital te remete a alguma criatura alienígena, não se preocupe, é esse mesmo o intuito. Vaonis é um observatório espacial mobile, não só um telescópio; por meio de um aplicativo próprio que te ajuda a instalar e te ensina a mexer no produto, você vai conseguir tirar fotos incríveis do universo e mostrar para todo mundo da família como você é legal.
Waymo
O último ganhador do CES 2021 Innovation Awards que aparece nessa lista, na categoria de Transportes e Inteligência Veicular, é a quinta geração do Waymo Driver, um assistente que transforma seu carro num carro autônomo. Imagino que também não há muito mais o que dizer sobre, só que ele DIRIGE PRA VOCÊ. Bom demais.
Bom, foi bastante coisa. Não deixe de acompanhar o CES 2021 Innovation Awards e a própria CES 2021 conosco do Showmetech. Até a próxima!
Fontes: CES | CES 2 | VentureBeat | PRNewsWire
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.