Índice
A Bosch, mais conhecida pelo segmento de ferramentas, apresentou na CES 2020 (Consumer Eletronics Show 2020) um para-sol anti-luz solar com inteligência artificial, uma solução interessante para os motoristas poderem dirigir com mais conforto e segurança sem perda de visibilidade.
“Visor virtual” é uma solução futurista para o quebra-sol comum
Utilizando inteligência artificial, treinada para reconhecer as estruturas da cabeça humana e posicionamento de olhos, nariz e boca, o para-sol, comporto por uma tela LCD transparente e linhas hexagonais organizadas como favos de mel em uma colmeia de abelhas, consegue perceber, através de uma câmera frontal, a posição do sol em relação ao motorista e escurecer a quantidade necessária de hexágonos para que a claridade direta não atrapalhe a visão, sendo feita a sombra apenas na faixa dos olhos do motorista, sem bloquear completamente a visibilidade no local que a tela foi fixada, logicamente na posição do para-sol.
Para-sol tem auto-ajuste e adaptação do sombreamento
Além do bloqueio da luz, a tela também é capaz de seguir o movimento da cabeça do motorista, também por uma câmera voltada para o interior veículo, e se adaptar à luminosidade de maneira automática e constante para que nada atrapalhe a atenção enquanto estiver dirigindo, eliminando completamente a necessidade de ajustes manuais, principalmente com o veículo em movimento.
Projeto paralelo
O projeto do “visor virtual” foi desenvolvido a partir de um painel LCD que seria descartado e computadores antigos. Com o engenheiro Jason Zink e mais dois colegas utilizando seu tempo livre e em paralelo com seu trabalho rotineiro na Bosch, o protótipo surpreendeu a empresa o bastante para tornarem a ideia um dos grandes anúncios e inovações trazidos pela empresa na CES deste ano, rendendo o prêmio de inovação CES 2020’s Innovation Awards, por trazer uma grande inovação ao segmento automotivo, principalmente sendo um acessório dos veículos que permaneceu intocada em seu design e função principais até hoje.
Desvantagem natural a ser superada
O principal ponto fraco a ser trabalhado no para-sol inteligente da Bosch é justamente a característica física do produto, já que os painéis LCD são bastante frágeis e podem ser danificados com um manuseio menos cuidadoso. Por isso, o “Visor Virtual” da empresa precisa resolver alguns problemas de produção, inclusive seu custo ainda bastante alto. A Bosch não informou uma data ou valor do seu para-sol, caso ele seja disponibilizado um dia.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.