Índice
Assim como dito algumas vezes aqui no Showmetech, a inteligência artificial é o grande foco da tecnologia atualmente. Tendo isso em mente, cada grande empresa já possui sua assistente pessoal. A Google com a Google Assistant, a Apple com a Siri e a Amazon com a Alexa.
Enquanto a Google fez uma enorme divulgação da sua Assistant na CES 2018, a Alexa parece muito mais promissora do que todas as outras. Veja o porquê agora:
Alexa irá dominar o mercado
Segundo a pesquisa da empresa eMarketer, cerca de 45 milhões de americanos irão conversar com algum tipo de inteligência artificial através de smart speakers. Porém, somente cerca de um quarto deste número terá participação da Google Assistant.
Em contrapartida, a Alexa deve ficar com 68% deste total. Isso se deve ao não tão recente investimento da empresa na área. Em 2014, a Amazon foi a primeira a criar um serviço de voz que dá poder a um ambiente inteiro.
E não para por aí. A Alexa estará em um interruptor de luz feito pela iDevices. Através dele, será possível interagir com a assistente através do microfone e do alto-falante embutidos.
Além disso, a Alexa estará disponível de forma offline em carros. Com isso, a assistente pessoal da Amazon estará presente em todo lugar: TVs, smartwaches, PCs e mais.
Competição saudável entre Amazon e Google
Ainda que a primeira etapa dessa competição tenha sido marcada pela integração das assistentes pessoais em fechaduras de porta e interruptores de luz, a segunda etapa deve ser ainda mais interessante.
Na CES 2018, temos visto a integração da Google Assistant e da Alexa em todos os lugares. O motivo disso é que a Google e a Amazon estão competindo para fazer as empresas third-party colocar inteligência artificial em todo tipo de produto.
Apesar de os anúncios da Amazon serem bem mais expressivos, a Google ainda tem uma vantagem. A assistente do maior site de buscas está presente em basicamente todo celular hoje em dia, já que ela faz parte do Android.
Então, a Google Assistant parece estar mais presente em nosso cotidiano por estar sempre em nosso bolso, mas o brilho dela para por aí. No background, a batalha está sendo vencida pela Alexa.
Segundo Avi Greengart, um analista da Global Data, a Amazon tem se esforçado ao máximo para facilitar a implementação de sua IA em vários tipos de hardware. “Isso requer muito trabalho de engenharia e a Amazon tem se disposto a fazê-lo“, afirma Greengart.
Onde fica a Apple em tudo isso?
A empresa da maçã tem sempre seu público. No entanto, isso não a torna exatamente uma competidora nessa corrida. O HomePod é uma tentativa da Apple de entrar na competição.
O HomePod estará disponível em duas cores.
Anunciado em junho do ano passado, o dispositivo que tem como cérebro a Siri teve o lançamento adiado para o início deste ano. No entanto, este é o único esforço da empresa nesse quesito.
Os fãs do iPhone e da marca em geral com certeza irão optar pelo HomePod, porém, ficarão limitados ao que ele pode fazer sozinho. É difícil de imaginar a Apple se unindo a outras empresas para colocar a Siri em todo tipo de hardware.
O Showmetech viajou para Las Vegas a convite da Samsung para cobrir a CES 2018. Temos muitos artigos sobre os principais anúncios da maior feira de tecnologia do mundo. Então, sinta-se convidado(a) a conferi-los.
Fonte: Fast Company
Leia também
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.