Índice
A CES 2018 enfim começou. Do dia 09 até 12 haverá vários stands de dezenas de empresas para serem visitados. A Panasonic tem seu lugar de destaque, completando 100 anos de sua fundação em 2018. Para comemorar, a japonesa preparou um espaço diferenciado, com foco em exibir sua visão do futuro. Além disso, a Panasonic anunciou novos produtos que podem estar presentes no seu cotidiano em breve.
O estande: visões e soluções do futuro
Esse ano a Panasonic separou dois destaques em seu stand, a Vision Area e Solutions Area. Ambas exibem o conceito que a Panasonic espera do futuro, com previsões até 2050.
Na Vision Area, o público deverá conhecer a história da Panasonic e do Konosuke Matsushita, o fundador. Os visitantes assistirão a um vídeo-retrospectiva dos últimos 100 anos de produtos inovadores, sucessos e avanços da tecnologia.
Logo após essa visita ao passado, o telão será preenchido de imagens de um provável 2030. A Panasonic acredita que a sua tecnologia poderá proporcionar ferramentas para um futuro em que as pessoas terão melhores condições de vida.
Hoje, especialistas em mobilidade urbana apontam que o melhor é um transporte público de qualidade. A Panasonic acredita que essa realidade não condiz com 2030.
Ela aponta para um futuro em que os veículos serão autônomos e cada vez mais pessoais. No estande Vision Area serão exibidos interiores de automóveis bem mais confortáveis. Já imaginou seu carro servindo de sala de estar, local para negócios, entretenimento e até relaxamento? A Panasonic imagina.
A japonesa também idealiza que até 2050 produziremos mais energia do que consumimos. Isso se dará quando a sociedade usar de forma abrangente as formas de energia limpa (o que já deveria ter ocorrido, aliás). A empresa já trabalha na fabricação de painéis solares e outros métodos sustentáveis, colaborando inclusive na produção dos potentes carros elétricos da Tesla. A Panasonic também mostra na CES representações geográficas de como será o meio ambiente em 2050, esperançosamente sobrevivente e muito vivo.
Enquanto isso, a Solutions Area é o espaço para ver a teoria 2025-2030 sendo prática. Como as tecnologias serão aplicadas nesse futuro? A realidade aumentada deve se tornar mais populare entre os consumidores, impulsionando uma nova forma de interagir com o ambiente.
A Panasonic exemplifica como a realidade aumentada, aliada com outras tecnologias adjacentes (como escaneamento 3D), em grande escala pode transformar radicalmente a sociedade. Imagine assistir seu próximo show ao vivo em AR!
As primeiras TVs OLED com HDR10+
Os painéis OLED estão se tornando cada vez mais comuns nas TVs, enquanto a Samsung já aposta no QLED. Isso não quer dizer que o OLED está devassado. A Panasonic provou isso ao anunciar as primeiras TV OLED com suporte a HDR10+.
São quatro novos modelos, divididos em duas linhas (FZ950 e FZ800). Haverá opções no mercado de 55 e 65 polegadas. As TVs são equipadas no mais novo e poderoso chip HCX, com processamento especial de imagens 4K. O resultado se resume em alto nível de constaste e enorme gama de cores com 1 bilhão de tons.
Apesar do painel OLED ser criticado por sua saturação de cores, a Panasonic garante que a reprodução em suas novas TVs será natural. Pode se justificar pela introdução da tecnologia Dynamic LUT, usada em Hollywood no processo de pós-produção, mas também no novo chip HCX aumentando a precisão da cor e balanceando o brilho.
Com todo esse poder, o usuário poderá assistir filmes e séries com HDR10+ nas novas TVs Panasonic. Uma das melhores produções para se assistir com HDR10+ é Mulher Maravilha (2017). As séries originais do Amazon Prime Video também possuem HDR10+, dentre elas os sucessos American Gods, The Man in the High Castle, The Grand Tour e, a recém-premiada no Globo de Ouro, The Marvelous Mrs. Maisel. Os novos modelos também suportam o HDR padrão em outros aplicativos como Netflix e YouTube.
Os dois modelos da linha FZ950 terão assinatura do estúdio Technics, marca de áudio da Panasonic. Espere por um som potente e claro. Nada menos que oito falantes estarão inclusos nas TVs!
HDR10+ também em Blu-ray players
A Panasonic também anunciou quatro novos Blu-ray players com reprodução 4K e última geração do chip HCX. Dois modelos (DP-UB820 e DP-UB420) possuem tratamento especial, com suporte a HDR10+. O UB820 ainda tem suporte a Dolby Vision, podendo ser ligado a áudio de até 7.1 canais. Todos os modelos terão integração com a Amazon Alexa ou Google Assistente, possibilitando o uso sem controle remoto com respostas certeiras.
De tocador de vinil até nova geração de satélites
A Panasonic mostrou como 100 anos podem fazer uma empresa se tornar versátil. A japonesa apresentou dois novos tocadores de vinil de construção premium assinados pela Technics. Ostentando um design premium, os modelos SP-10R e SL-1000R não tiveram preço confirmado, mas podem ultrapassar facilmente a linha dos US$ 1.000.
A empresa também anunciou sua terceira geração de satélites. Ela foi desenvolvida especialmente pela demanda de companhias aéreas em uma rede banda larga de alta qualidade. A conexão será estável e rápida com diversos serviços opcionais, como carregamento de conteúdo em tempo real (sem latência). Já no primeiro trimestre de 2018 alguns aviões estarão usando a nova estrutura de rede da Panasonic.
Uma CES repleta de inovações, como sempre
Samsung, LG, Panasonic… As maiores empresas de tecnologia do mundo estão exibindo suas visões e produtos mais ousados na CES 2018. Acompanhe a nossa cobertura, tanto no Brasil quanto em Las Vegas. Não deixe de nos visitar no site e redes sociais para saber de mais notícias, ver hands-on e streaming ao vivo.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.