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Quem nunca teve problemas ao tentar entrar em contato com uma das operadoras de telefonia? As centrais de atendimento ao cliente são alvos de muitas reclamações, seja pela demora ou até mesmo pela falta de organização. No entanto, atualmente, as operadoras já perceberam que um bom atendimento ao cliente é indispensável na hora de fidelizar seu público alvo e cada vez mais investem em diferentes canais para você resolver seus problemas.
Site, e-mail, aplicativos para smartphones, atendimento automatizado via SMS, WhatsApp e até mesmo as redes sociais estão sendo utilizadas para facilitar a vida do cliente. Mas quando o atendimento digital não resolve seus problemas, falar diretamente com um atendente pode ser a única solução — e para isso, nada melhor que saber os bons e velhos números de contato, certo? Pensando em te auxiliar nesses momentos de desespero, separamos os telefones atualizados das principais operadoras de telefonia e todos os demais canais disponíveis. Confira!
Devo entrar em contato com o SAC ou com a Ouvidoria?
Apesar de grande parte dos usuários acreditarem que o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e a Ouvidoria possuem a mesma função, essa não é a realidade. O SAC é o canal de atendimento que funciona com padrões para o gerenciamento de problemas e com soluções já predeterminadas. Ele deve ser procurado para tirar dúvidas, receber reclamações ou resolver problemas simples sobre os produtos e serviços oferecidos pelas operadoras de telefonia.
Enquanto a Ouvidoria é o departamento que irá receber, analisar e enviar aos respectivos departamentos da empresa as sugestões, críticas, denúncias e reclamações realizadas pelos clientes. Esse setor possui grande autonomia entre os diversos departamentos da empresa, e deve ser utilizado para resolver problemas mais sérios, de difíceis soluções, ou que não foram solucionados pelo SAC, sendo o último recurso para resolver empecilhos diretamente com a operadora. O grande objetivo da Ouvidoria — além de resolver todas as demandas recebidas — é ajudar a empresa a melhorar o serviço prestado.
Centrais de Atendimento
Vivo
A Vivo — conhecida anteriormente como Telefonica Brasil — atualmente ocupa a primeira posição no mercado de telefonia móvel. A operadora, que está presente em todos os estados brasileiros, conta com uma diversidade de plataformas de atendimento para sanar seus problemas. Sua assistente virtual, a Aura, realiza o atendimento automático pelo aplicativo da Vivo e por WhatsApp para facilitar a vida dos clientes. Além disso, é possível entrar em contato com a operadora através das lojas físicas e dos números das centrais de atendimento. Confira todos os canais disponíveis para entrar em contato com a Vivo!
Número do SAC Vivo | *8486 (Número Vivo) 1058 (Qualquer número) |
Atendimento Vivo Internet e Fixo | 103 15 |
Atendimento Vivo TV | 106 15 106 66 (Vivo TV Plus) |
Atendimento Vivo para deficientes auditivos | 142 |
Aplicativo Vivo | App Store e Google Play |
(11) 99915 1515 | |
Ouvidoria Vivo | 0800 775 1212 |
SMS | 1058 |
Site da Vivo | www.vivo.com.br |
Claro
A Claro é uma das quatro principais operadoras do Brasil, obtendo o segundo lugar no mercado de telefonia móvel. A companhia já incorporou as empresas NET, Embratel e Nextel no portfólio da marca, assumindo suas operações. Ela disponibiliza diversos meios de contato para seus clientes. Além das lojas físicas e números de atendimento, é possível entrar em contato através do chat diretamente no site da Claro, pelos aplicativos Minha Claro Móvel ou Minha Claro Residencial — se desejar contato para internet ou TV —, autoatendimento por WhatsApp e até mesmo SMS. Confira abaixo todas as formas de entrar em contato com o atendimento da Claro!
Número do SAC Claro e Claro nxt | 1052 |
Atendimento Claro NET e Claro Residencial | 106 21 |
Atendimento Claro Residencial | 106 99 |
Atendimento Combo Multi | 0800 723 6626 |
Atendimento Claro para deficientes auditivos | 142 |
Aplicativo Minha Claro Móvel | App Store e Google Play |
Aplicativo Minha Claro Residencial | App Store e Google Play |
(11) 99991-0621 (Região Sudeste) (32) 99991-0621 (Demais regiões) | |
Ouvidoria Claro | 0800 701 0180 |
SMS | 1052 |
Site da Claro | www.claro.com.br |
Canal interativo | *1052# |
TIM
Fundada em 1995, a TIM é a terceira maior operadora do Brasil, ficando atrás da Vivo e da Claro. Famosa por estar sempre a frente na sua relação com o público e nas evoluções tecnológicas — incluindo em alguns dos planos assinaturas como Prime Video e Deezer, por exemplo —, a TIM disponibiliza diversas opções para atendimento ao cliente, estando também muito presente nas redes sociais. A operadora de telefonia possui, inclusive, uma conta no Twitter focada em auxiliar seus clientes, para ser atendido, basta mandar uma mensagem com a sua dúvida marcando o @TIM_AJUDA.
Pensando no atendimento ao cliente, a TIM adota em seus atendimentos a utilização da assistente virtual TAIS no primeiro momento. A inteligência artificial pode dialogar com os clientes através do chat, do aplicativo Meu TIM, das redes sociais, das centrais de atendimento e do WhatsApp, podendo resolver a solicitação diretamente ou transferir o contato para um atendente humano, tanto em comunicação por texto, quanto por voz. Saiba como entrar em contato com a TIM!
Número do SAC TIM | *144 (Número TIM) 1056 (Qualquer número) |
Atendimento TIM | 103 41 |
Atendimento TIM Controle | (21) 3513 2411 |
Atendimento TIM Empresas | 4003 0941 |
Atendimento TIM para deficientes auditivos | 0800 741 2580 |
Aplicativo Meu TIM | App Store e Google Play |
(41) 4141 4141 | |
Ouvidoria TIM | 0800 882 0041 |
Site da TIM | www.tim.com.br |
Canal interativo TIM | *144# |
Oi
A Oi é uma operadoras mais antigas a atuar no Brasil, sendo anteriormente conhecida como Telemar. No entanto, em 2022 a Oi Móvel foi vendida em um consórcio para as operadoras Claro, Tim e Vivo, então se você é um cliente Oi, fique atento à migração da sua linha móvel. Essa divisão ocorrerá de acordo ao DDD de cada região, onde os clientes inicialmente terão acesso às redes móveis das respectivas operadoras e depois sofrerão a migração para os planos e os sistemas internos — processo que já foi iniciado para alguns DDDs.
Por enquanto, os serviços de atendimento serão mantidos pela operadora, que conta com sua própria inteligência artificial, a Joice, que está disponível no WhatsApp e no aplicativo Minha Oi. Nessas redes de autoatendimento é possível obter a segunda via de contas, gerenciar seu plano e obter suporte técnico, entre muitos outros recursos. Além disso, a Oi conta também com o atendimento presencial e os números do SAC. Confira como entrar em contato com a Oi!
Número do SAC Oi | *114 (Número Oi) 1057 (Qualquer número) |
Atendimento Oi Internet, Fixo e Combo | 103 31 |
Atendimento Oi TV | 106 31 |
Atendimento Oi para deficientes auditivos | 142 |
Aplicativo Minha Oi | App Store e Google Play |
(31) 3131-3131 | |
Ouvidoria Oi | 0800 031 7923 |
SMS | *114 |
Site da Oi | www.oi.com.br |
Quando acionar a Anatel ou o PROCON?
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é a instituição ligada ao Governo Federal responsável por regulamentar e supervisionar todas as operadoras de telecomunicações brasileiras, ou seja, ela existe para garantir que o direito do consumidor seja cumprido. Ela serve, entre outras coisas, para mediar conflitos entre clientes e operadoras de telefonia — quando as vias normais não foram suficientes. No entanto, diferente da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), a Anatel não atua diretamente na resolução do problema.
A Anatel só deve ser acionada após você tentar a resolução do problema diretamente com a sua operadora de telefonia — caso seu problema não tenha sido corrigido ou se a correção apresentada não tenha sido satisfatória. Portanto, ao entrar em contato com a agência, é necessário apresentar pelo menos um protocolo de reclamação previamente aberto junto a central de atendimento ao cliente da sua operadora.
Após o registro da reclamação na agência, a Anatel transmite as informações à operadora de telefonia, que terá até 5 dias úteis para dar retorno. Caso o consumidor ainda não esteja satisfeito com a solução apresentada após esse prazo, é possível ainda abrir uma outra reclamação junto a Anatel, que deverá ser resolvida pela operadora em um prazo máximo de mais 5 dias úteis. Após concluídas todas as etapas, se o cliente continuar insatisfeito, ele poderá entrar com uma ação junto ao PROCON.
Mas atenção, ao procurar o PROCON é importante apresentar todos os registros das tentativas de solucionar o problema junto a operadora, como os números de protocolos realizados, nome do atendente responsável por cada protocolo, datas e as orientações do fornecedor. Isso é necessário para comprovar que o cliente tentou por diversas vezes a solução do problema diretamente com a operadora de telefonia. Para entrar em contato com o PROCON, é necessário consultar os canais de atendimento de cada estado. Confira abaixo como entrar em contato com a Anatel e o principal número de contato do PROCON de cada estado.
Central de Atendimento Anatel | 1331 |
Aplicativo Anatel Consumidor | App Store e Google Play |
Site da Anatel | www.gov.br/anatel |
PROCON Acre | (68) 3213 7000 151 |
PROCON Alagoas | (96) 3312 1022 151 |
PROCON Amazonas | 0800 092 1512 3215 4009 |
PROCON Bahia | (71) 3116 5785 (71) 3116 8520 |
PROCON Ceará | 0800 275 8001 |
PROCON Espírito Santo | 151 |
PROCON Goiás | 151 (Goiânia) (62) 3201 7124 (outras cidades e regiões) |
PROCON Maranhão | (98) 3261 5100 (98) 3261 5121 151 |
PROCON Mato Grosso | (65) 3613 2100 |
PROCON Mato Grosso do Sul | 151 |
PROCON Minas Gerais | (31) 3250 5010 |
PROCON Pará | 151 (regiões metropolitanas) (91) 3073 2824 (demais regiões) |
PROCON Paraíba | 151 (telefone) (83) 98618 8330 (WhatsApp) |
PROCON Paraná | 0800-41 1512 (apenas telefones fixos) (41) 3223 1512 (ligações de fixos e móveis) |
PROCON Pernambuco | 0800 282 1512 (telefone) (81) 3181 7000 (WhatsApp) |
PROCON Piauí | (86) 3221 5848 (86) 3216 4555 |
PROCON Rio de Janeiro | 151 |
PROCON Rio Grande do Norte | (84) 3232 9050 (84) 3232 9051 |
PROCON Rio Grande do Sul | (51) 3287 6200 (51) 3289 1769 (Porto Alegre) |
PROCON Rondônia | Porto Velho: (69) 3216 1026 Regional de Vilhena: (69) 3322 4941 Regional de Rolim de Moura: (69) 3442 9091 Regional de Ji-Paraná: (69) 3423 8833 Regional de Ariquemes: (69) 3536 1128 Regional de Guajará-Mirim: (69) 3541 2366 |
PROCON Roraima | (35) 3224 4261 |
PROCON Santa Catarina | 151 (48) 3224 4676 (48) 2107 2900 |
PROCON São Paulo | 151 |
PROCON Sergipe | (79) 3211 3383 |
PROCON Tocantins | 151 |
PROCON Distrito Federal | 151 |
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