Plataformas nestflix e spotifictional reúnem artistas que só existem em filmes e séries

Nestflix e Spotifictional reúnem artistas que só existem em filmes e séries

Avatar de vitta
“Streamings” da ficção, sites apresentam artistas que só existem em filmes como se fossem catálogos reais. Confira!

Recentemente, a música “Big Boy” da cantora SZA viralizou pela internet inteira, principalmente no TikTok. Muitas pessoas ficaram confusas por buscarem a versão completa – achando que a canção fazia parte do álbum SOS, lançado no final de 2022 – e não ter nenhum resultado. Isso porque, na verdade, ela é uma paródia que a cantora fez para sua esquete no programa Saturday Night Live. Não é incomum as pessoas não ironicamente gostarem de músicas, filmes e até mesmo artistas que só existem em filmes. Pensando nisso, duas plataformas foram criadas, a Nestflix e o Spotifictional.

https://www.youtube.com/watch?v=9IhMWmIuPTM

Tanto a Nestflix quanto o Spotifictional são plataformas criadas para reunir de uma forma bem humorada todos os conteúdos fakes de artistas ficcionais citados em filmes e séries. É basicamente um “tirou a ficção deixando apenas a ficção”. 

Claro que, por conta dos direitos autorais, não é possível acessar diretamente os conteúdos nesses sites, então, no caso da Nestflix, o site de artistas que só existem em filmes funciona apenas como um compilado de produções fakes que apareceram dentro de séries e filmes. Ainda assim, todos são colocados em um layout semelhante às produções reais de um streaming, com sinopse e tudo.

Artistas que só existem em filmes, artistas ficcionais, artistas fictícios, plataforma de artistas da ficção, conteúdos fakes,
Entre os conteúdos fakes está o Fondue for Two, vlog criado pela Brittany Pierce (Heather Morris) em Glee (Imagem: Reprodução/Nestflix)

Já no caso do Spotifictional, ao clicar na música do artista fictício para ouvir, dependendo da disponibilidade dos conteúdos fakes, ele redireciona para o Spotify original ou para o YouTube. A lógica do layout é mais ou menos a mesma, inclusive. O site remete à plataforma verdadeira de música e lista os artistas como se eles realmente existissem, com direito a capa para o álbum ou single e tudo. O nome de cada artista fictício pode ser visto abaixo das capas, assim como o nome do filme ou da série em que a canção aparece.

Sobre o começo de tudo, a prima distante da Netflix que reúne artistas que só existem em filmes foi criada pela designer Lynn Fisher. O projeto era para ser um “wikipedia fazendo cosplay”, basicamente. Já o Spotifictional foi inspirado na ideia de Fisher e desenvolvido por Alex Cassidy.

O streaming de música dos artistas que só existem em filmes e séries ainda tem um acervo pequeno, mas é possível contribuir com o projeto. Ao acessar o final da página do site, você encontrará um formulário para envio de sugestões de músicas e artistas fictícios que ainda não constam lá. Além disso, Cassidy recebe muitas respostas e contribuições via Reddit.

Artistas que só existem em filmes, artistas ficcionais, artistas fictícios, plataforma de artistas da ficção, conteúdos fakes,
No site do Spotifictional você pode sugerir artistas que só existem em filmes e séries que não constam nessa lista (Imagem: Reprodução/Spotifictional)

Entre os músicos fictícios disponíveis na plataforma, para representar a sitcom Parks&Rec estão a banda de rock Mouse Rat, de Andy Dwyer (Chris Pratt) e The Duke Silver Trio, liderado em segredo pelo personagem Ron Swanson (Nick Offerman), diretor do departamento de parques da prefeitura da cidade Pawnee. De dia, Swanson é a pessoa mais carrancuda do mundo, já no tempo livre, incorpora o pseudônimo de Duke Silver e se torna o último romântico com seu saxofone.

Artistas que só existem em filmes, artistas ficcionais, artistas fictícios, plataforma de artistas da ficção, conteúdos fakes,
Duker Silver, pseudônimo de Ron Swanson, está entre os artistas ficcionais disponíveis na plataforma, com direito a capa de álbum e tudo (Imagem: Reprodução/Spotifictional)

Outro exemplo disponível é o single “On a Roll”, de Ashley O – interpretada por ninguém menos que Miley Cyrus no episódio “ Rachel, Jack and Ashley Too” da quinta temporada de Black Mirror. Ironicamente, a história gira em torno de uma crítica à indústria musical como um todo. No final das contas, conseguiram provar um ponto: a música nasceu de uma das artistas que só existem em filmes e séries e ainda assim fez tanto sucesso que as pessoas começaram a ouvir de verdade e foi parar nas listas da Billboard. Ou seja, nunca subestime os artistas ficcionais.

Plataformas nestflix e spotifictional reúnem artistas que só existem em filmes e séries
Ashley O, interpretada por Miley Cyrus, é uma das artistas que só existem em filmes e séries (Imagem: Reprodução/Spotificional)

O engraçado é que Miley conseguiu fazer sucesso sob três personas diferentes, sendo duas delas artistas ficcionais. A primeira, claro, a icônica Hannah Montana, em segundo sua carreira solo como ela mesma e a terceira como Ashley O, personagem de Black Mirror. O sucesso foi tanto que a música está disponível no Spotify, o clipe foi disponibilizado na época no YouTube da Netflix (hoje está fora do ar) e, se você procurar por “Ashley O” no Google, no lado direito aparecerão informações como “álbuns”, “gravadora” e gênero, como se ela fosse uma artista real.

Em relação à Nestflix, a plataforma de artistas que só existem em filmes e séries possui referências bem diversas. Desde animações até séries dramáticas, o catálogo desbloqueia memórias que você nem lembra que ainda existiam. O vlog Fondue for Two apresentado pela Brittany Pierce (Heather Morris) em Glee, a série The Manny do Kevin Pearson (Justin Hartley) de This Is Us, as palhaçadas gravadas de Michael Scott (Steve Carell) em The Office, as novelas de Joey Tribbiani (Matt LeBlanc) em Friends, a franquia “Stab” dos filmes Pânico e muito mais. Tudo dividido por gêneros, inclusive. Vale a pena conferir!

Artistas que só existem em filmes, artistas ficcionais, artistas fictícios, plataforma de artistas da ficção, conteúdos fakes,
A Nestflix, plataforma de artistas que só existem em filmes e séries, é dividida por gêneros como se fosse um catálogo real (Imagem: Reprodução/Nestflix)

Veja também

As 10 melhores playlists de trilha sonora no Spotify

40 personagens que tiveram atores substituídos

Fontes: Nestflix e Spotifictional


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados