Mal conseguimos as vacinas contra a COVID-19 e já estamos enfrentando outra doença respiratória — pelo menos até o momento se trata de um caso isolado. O primeiro caso humano de gripe aviária H3N8 foi registrado na China, e as autoridades locais afirmam que o nível de transmissão é baixa.
Variante H3N8 em humanos
O anúncio do primeiro humano infectado pela gripe aviária H3N8 foi realizado nessa última terça-feira (26) pelas autoridades sanitárias da China. Junto ao comunicado ainda foi transmitida a informação de que os riscos de contágio para outras pessoas são baixos. (https://www.echelon.health)
O paciente zero é um garoto de 4 anos de idade residente da província central de Henan, que apresentou apenas sintomas de febre no dia 5 de abril. Até o momento nenhum contato próximo ao paciente foi infectado pelo vírus, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde. Houve contato de corvos e frangos que são criados na casa da criança, e essa seria a provável origem.
Outras variantes
A gripe aviária H3N8 é uma variante da doença que já havia sido detectada em outros animais como cachorros, cavalos, focas e pássaros, em diversas partes do mundo, mas este é o primeiro caso em que um humano foi infectado. A comissão avaliou que o estado não é alarmante para contágio, uma vez que essa variante não tem capacidade de infectar efetivamente humanos, diminuindo os riscos de uma possível epidemia — quando há número de infecções generalizadas regionalmente.
A China é comumente conhecida por ter muitos casos de gripe aviária principalmente pela criação de aves para seu consumo. No ano passado, o país asiático também fez o primeiro relato de um humano infectado pela variante H10N3, que não causou maiores problemas de saúde pública
Veja também
O principal sintoma pós-COVID é o cansaço. Você sabe como lidar com ele?
Fonte: CNet.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.