Índice
Da mesma forma que já fazemos no Pix, em breve todos os brasileiros que usam a Carteira do Google poderão usar o aplicativo para ler um QR code para pagamento, permitindo acesso ao recurso para quem tenha um smartphone sem NFC (requerido para pagamento por aproximação). Confira todos os detalhes da novidade agora mesmo.
Novidade lembra pagamento via Pix
Apesar da tecnologia estar mais presente em smartphones recentes, o número de pessoas que não possuem um celular com NFC ainda é alto. Isso não apenas impede o pagamento por aproximação, mas também evita que estes consumidores usem a funcionalidade em outras tarefas do dia a dia.
Para acabar com um destes problemas, o app Carteira do Google anunciou que todas as pessoas que tiverem cartões cadastrados no aplicativo poderão fazer pagamentos via QR Code.
O uso será bem simples: basta solicitar ao caixa que o pagamento seja realizado nesta modalidade e um código será gerado na máquina de cartão ou tela do computador. Então, após uma confirmação de identidade (via leitura de impressão digital ou digitação de senha) na Carteira do Google, você poderá escanear o que aparece na tela para que o pagamento seja realizado.
A empresa ressalta que será possível realizar pagamentos por cartões de crédito e débito, bastando apenas que o cartão esteja salvo no aplicativo de pagamentos anteriormente. Os recibos estarão salvos no aplicativo, da mesma forma que acontece quando uma compra é feita via NFC.
Uso de NFC no Brasil
Uma pesquisa realizada pelo IDC Brasil mostrou que 60% dos smartphones vendidos no Brasil entre 2020 e 2023 não possuem a tecnologia de aproximação que evita o uso de cartões físicos, cartões de vacina e até mesmo passes de transporte público. Outro dado da mesma pesquisa mostrou que apenas 25% dos brasileiros usam NFC em pagamentos, segundo dados de 2023.
Os dados mostram que uma parte expressiva da população brasileira acaba excluída da facilidade e segurança trazidas pelos pagamentos digitais feitos com a Carteira do Google O pagamento por QR Code é uma tecnologia pensada e desenvolvida para mercados como o nosso, que vai ampliar ainda mais a democratização digital já proporcionada pelo sistema Android.
Natacha Litvinov, líder de estratégia e operações de pagamentos do Google para América Latina
O Google lembra que o cadastro em sua carteira de pagamento é feita de forma criptografada para nada ser enviado à máquina de pagamento e, quando uma compra está sendo realizada, um token com os dados que pode ser lido apenas durante aquele momento é enviado para autorizar o pagamento.
Lançamento do pagamento via QR code
Liberada primeiramente para o Brasil, mas sem data exata confirmada, o pagamento via QR Code da Carteira do Google foi anunciado para “os próximos meses”. A empresa lembra que todos os estabelecimentos com uma máquina de pagamento tradicional poderão aceitar esta nova forma que evita o uso de NFC. (https://firework.com)
O Showmetech compareceu ao evento Google For Brasil e recebeu a informação de que compras na modalidade crédito também poderão ser feitas com o aplicativo. As condições e valores das parcelas precisam ser definidas anteriormente e, caso o cliente esteja de acordo, basta ler o QR code da transação e validar a compra por meio da confirmação de identidade.
Será uma maneira segura e conveniente de efetuar pagamentos
sem ter que carregar dinheiro ou cartões. É um recurso que deixa a nossa Carteira do Google, que já permite guardar com segurança cartões de crédito e débito, bilhetes de transporte e ingressos, ainda mais completaNatacha Litvinov, líder de estratégia e operações de pagamentos do Google para América Latina
A carteira do Google está disponível para smartphones com Android.
O que achou da novidade de pagamentos? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Bilhete do Metrô e CPTM em São Paulo chegam à Carteira do Google
Revisado por Glauco Vital em 27/6/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.