Carteira do google ganha modo noturno, pagamentos pix com nfc e mais novidades

Carteira do Google ganha Modo Noturno, Pagamentos Pix com NFC e mais novidades

Avatar de bruno martinez
Empresa mostrou funcionalidades em evento que contou também com a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Sabia mais

Em evento realizado na cidade de São Paulo, ficamos sabendo de diversas novidades para a Carteira do Google. Além de um modo noturno que trará mais segurança, também foi anunciada uma novidade que permite o pagamento Pix com NFC, sendo necessário apenas três passos para a compra ser finalizada. Veja os detalhes.

Parceria com o BACEN

Fabio coelho, presidente do google brasil e roberto campos neto, presidente do banco central do brasil (bacen)
Fábio Coelho, Presidente do Google Brasil e Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central do Brasil (BACEN) (Foto: Divulgação)

Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central do Brasil (BACEN), subiu ao palco para falar sobre o sucesso do Pix e como a parceria com o Google tem sido essencial para que cada vez mais pessoas tenham um dia a dia mais seguro. Ele ressaltou que empresas como o Google têm sido essenciais para que o processo de modernização dê cada vez mais certo.

O BACEN está padronizando soluções online, e até offline, de pagamentos com tecnologia NFC, para que esse método de pagamento seja suportado pelo maior número de instituições financeiras e comércio. Estamos caminhando para uma era dos pagamentos instantâneos em vários países, como o que já ocorre no Brasil com o Pix. O país, aliás, é reconhecido pioneiro na digitalização de serviços financeiros.

Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central do Brasil (BACEN)

Campos Neto também explicou que o Pix, que custou R$ 15 milhões para ser desenvolvido, já é responsável por movimentar 2,5% do PIB do Brasil. Ele também cita que “a existência do Pix consegue compensar a falta de bancarização em algumas regiões do Brasil, superando a inexistência de agências bancárias e caixas eletrônicos em pequenas cidades.”

Atualmente, o BACEN tem desenvolvido um processo para uma integração do DREX (a moeda digital brasileira), o Pix e o Open Finance para que todos sejam compatíveis com sistemas de pagamento internacionais.

Há um trabalho sendo feito para integrar o Pix com mais países e blocos globais, incluindo a União Europeia. Na visão de Campos Neto, esses avanços são mais representativos até do que as preocupações em ter ‘moedas comuns’: “com sistemas de pagamento instantâneo integrados globalmente, acaba sendo desnecessário pensar em moedas comuns, pois as vantagens destas acabam sendo superadas pelos novos meios digitais”, afirma.

Fabio coelho, presidente do google brasil e roberto campos neto, presidente do banco central do brasil (bacen)
Google é grande parceiro para maior popularização do Pix (Foto: Divulgação)

Apesar do Google ser uma das empresas que aproveita o Pix em seus serviços, Campos Neto cita que mais empresas poderiam aproveitar a disponibilidade do BACEN. A Apple, apesar de permitir o cadastro de cartões de débito na Apple Wallet, ainda não conta com o Pix integrado, algo que a Carteira do Google já permite há 4 meses.

Chegada do Itaú

Carteira do google ganha modo noturno, pagamentos pix com nfc e mais novidades
Máquinas do Itaú também estão prontas para receber Pix por aproximação (Foto: Divulgação)

Em julho deste ano, o Google liberou a possibilidade de realizar transferências via Pix para contas de outras pessoa diretamente em sua Carteira. Porém, inicialmente, a novidade foi disponibilizada para clientes do PicPay e C6 Bank.

O Itaú investiu no Pix desde o primeiro momento, especialmente por seu potencial de inovação e geração de valor para seus clientes. Agora, o Pix por aproximação chega para transformar seu uso nas transações presenciais, com ganhos expressivos de experiência e segurança. Acreditamos muito no impacto que ele terá para lojistas e consumidores; por isso, desenvolvemos nas laranjinhas do Itaú uma solução que poderá ser utilizada por todos independentemente de sua instituição financeira, alcançando o maior número de pessoas possível.

Angelo Russomanno, diretor de Pagamentos para Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco

Durante o evento de hoje, além de conseguir fazer transferências, clientes Itaú poderão usar a funcionalidade de pagamento via Pix por aproximação. Será necessário cadastrar a conta no Google Pay, dar uma autorização no aplicativo do banco e pronto, os pagamentos e transferências via Pix já poderão ser realizados.

Já mostramos como realizar transferências via Pix no Google Pay em uma matéria especial – não deixe de conferir.


Pix por aproximação com NFC

Pagamentos pix com nfc
Pagamentos Pix com NFC estão liberados a todos os usuários da Carteira do Google (Foto: Divulgação)

O pagamento de Pix por aproximação é semelhante ao que pagamos via cartão de débito ou crédito. Será necessário apenas informar que você deseja realizar o pagamento desta forma e, logo em seguida, confirmar sua identidade no smartphone, via sensor de impressão digital ou digitação de PIN. Confira o passo a passo.

Passo 1: informe a loja que você deseja fazer um pagamento via Pix por aproximação.

Pagamentos pix com nfc
Pagamento deve ser avisado ao atendente (Foto: Divulgação)

Passo 2: com isso selecionado pelo atendente, aproxime seu smartphone já desbloqueado da máquina de pagamento, da mesma forma que realiza pagamentos via NFC via cartão salvo em seu smartphone.

Pagamentos pix com nfc
Você encostará seu celular da mesma forma que paga com cartões (Foto: Divulgação)

Passo 3: seu smartphone receberá as informações da transação. Neste momento, confirme valores e a conta que receberá o valor.

Pagamentos pix com nfc
Lembre-se de confirmar os dados antes de pagar (Foto: Divulgação)

Para a transação ser concluída, selecione a conta no aplicativo de onde sairá o dinheiro.

Passo 4: por fim, confirme sua identidade no Google Pay e aguarde tudo ser finalizado. Viu como é fácil?

Pagamentos pix com nfc na carteira do google
Validação de identidade é última etapa (Foto: Divulgação)


Pix no botão do GPay

Carteira do google ganha modo noturno, pagamentos pix com nfc e mais novidades
Será possível fazer pagamentos via Pix na Carteira do Google também em compras via desktop (Foto: Reprodução/PC Mag)

Será possível usar o Pix como uma forma de pagamento no Google Pay quando você usar aplicativos que possuem a API integrada. Assim que a opção do Google Pay for selecionada no pagamento, basta selecionar o Pix e seguir com o pagamento.

Neste primeiro momento implementação, a novidade estará disponível em dois aplicativos: Zul+, o aplicativo para compras de horas de estacionamento do estado de São Paulo, e também no aplicativo do McDonald’s, mas a segunda estreia foi prometida para “os próximos meses”.

Hoje em dia, a tecnologia empregada em nossas operações permite ao motorista fazer a ativação, o acompanhamento do tempo de uso, assim como o pagamento do estacionamento e dos diversos serviços presentes no Zul+, apenas com o celular. Estrear o botão Pagar com Pix nos coloca na vanguarda da oferta de ações disruptivas e relevantes para facilitar o cotidiano dos nossos clientes. E isso em um momento em que a marca se consolida como uma autotech, que desenvolve soluções por meio da tecnologia para compreender e aprimorar cada vez mais a jornada dos motoristas

Emílio Sanches, CEO da Estapar, empresa detentora do Zul+.

Preview Pix no Chrome

Carteira do google ganha modo noturno, pagamentos pix com nfc e mais novidades
Pix na Carteira do Google também chegará ao desktop (Foto: Divulgação)

Também para breve, será possível usar o Google Pay via Pix também em compras feitas no Chrome. A ideia é evitar que você abra o aplicativo do banco na hora de fazer compras em sites dos mais diversos tipos. Assim que selecionar o Google Pay como forma de pagamento, basta clicar no símbolo do Pix e realizar o pagamento em um ambiente seguro.


Modo Noturno na Carteira do Google

Carteira do google ganha modo noturno, pagamentos pix com nfc e mais novidades
Google implementou recurso para quem sai durante a noite (Foto: Divulgação)

Este é um complemento para a funcionalidade lançada em julho deste ano. Quando ele estiver ativado, o usuário ficará impossibilitado de realizar transferências para chaves Pix e CNPJs desconhecidos entre 20h e 6h. Só será possível enviar dinheiro para quem você já fez um pagamento; isso fora do Modo Noturno.

A novidade precisa ser configurada no aplicativo do Google Pay para começar a valer e lembra os modos de segurança de bancos tradicionais. É mais uma forma de evitar que sua conta seja esvaziada em possíveis assaltos ou sequestros-relâmpago.

Proteção contra Roubo do Android

Carteira do google ganha modo noturno, pagamentos pix com nfc e mais novidades
Proteção contra roubo estreou primeiramente no Brasil (Foto: Divulgação)

Este recurso foi liberado pelo Google como uma primeira prévia do Android 15, testado primeiramente no Brasil e anunciado durante o Google For Brasil 2024, antes de ser liberado a outros países. Na prática, quando a funcionalidade estiver ativada, o acelerômetro será usado para detectar um movimento brusco e a tela ser bloqueada.

Apesar de ser um recurso do Android 15, quem tem smartphones com um Android 14 podem ativar o recurso e ter uma camada adicional de segurança quando estiver na rua ou em algum evento movimentado.

Proteção imediata após roubo

Carteira do google ganha modo noturno, pagamentos pix com nfc e mais novidades
Recurso permite bloqueio de aparelho apenas ao usar o número de telefone (Foto: Divulgação)

Há um recurso do Encontre Meu Dispositivo, do Google, que permite que você bloqueie seu smartphone assim que ele for roubado ou furtado. E o uso é muito simples: após ativar o Bloqueio Remoto no celular que você usa no dia a dia, basta acessar o site android.com/lock e digitar o número de telefone com o DDD.

Vale lembrar que é necessário que o smartphone esteja conectado à internet, mas, caso esteja offline, o bloqueio será validado assim que o aparelho voltar a ter internet.


Marcar como Perdido

Carteira do google ganha modo noturno, pagamentos pix com nfc e mais novidades
Modo Perdido está disponível para todos que usam Android (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O Marcar Como Perdido está disponível apenas para smartphones. Ao acessar a seção Encontre Meu Dispositivo nas configurações de seu celular, você pode sinalizar que outro aparelho conectado à sua conta foi deixado em algum por engano (isso quando não se tem a certeza de que ele foi roubado).

Quando ativado, além da tela ser bloqueada, sua conta Google será desconectada do aparelho. Você também pode adicionar dados de contato como uma mensagem ou até mesmo um número de telefone para que, caso o telefone seja encontrado, a pessoa entre em contato e vocês possam combinar a devolução.

Disponibilidade das novidades

Carteira do google ganha modo noturno, pagamentos pix com nfc e mais novidades
Todas as pessoas que quiserem fazer o Pagamentos Pix com NFC via Carteira do Google já podem fazer isso a partir de hoje (4). Imagem: Lucas Gabriel MH

Todas as pessoas que quiserem fazer o Pagamentos Pix com NFC via Carteira do Google já podem fazer isso a partir de hoje (4), sendo necessário apenas ter a conta do PicPay, C6 Bank ou Itaú cadastradas no aplicativo.

O mesmo vale para o Modo Noturno da Carteira do Google: basta acessar as configurações do aplicativo e ativar a funcionalidade para ter ainda mais segurança. Certifique-se de que você está com a versão mais recente para não ter problemas de incompatibilidade.

Já falando do Pix Preview no Chrome, a novidade foi prometida para os “próximos meses”, mas uma data específica não foi citada. Atualizaremos a matéria quando ela for divulgada. O Modo Ladrão já pode ser usado por todos que possuem um smartphone com Android 14 ou superior.

O que achou de todas as novidades? Diga pra gente nos comentários!

Veja também:

Texto revisado por Alexandre Marques em 05/11/2024.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados