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Embora o Tiktok tenha se tornado uma febre no último ano, a rede social que se mantém como a queridinha das anunciantes é o Instagram. Tendo isso em vista, as marcas que se utilizam da plataforma tentam encontrar meios para serem ouvidas e de se destacar em um algoritmo que se altera constantemente no intuito de favorecer a usabilidade do aplicativo.
Assim, o Socialinsider e o Sked Social chegaram à conclusão de que o Carrossel do Instagram é a principal tendência do aplicativo em 2022 após uma análise estatística conduzida através de uma amostra de cento e dois milhões de posts na plataforma ao longo dos últimos anos.
Como funciona o algoritmo do Instagram em 2021?
Segundo o relatório divulgado, a primeira coisa a se considerar é que não houve nenhuma alteração súbita no volume de interações da plataforma, segundo dados do próprio Instagram. Tendo isso em vista, com o advento da pandemia de COVID-19 (sim, ainda é algo que pauta tendências), passamos a ficar mais tempo ociosos para ficarmos em segurança em nossas casas.
Com isso, veio ainda mais tempo ocioso e, consequentemente, notou-se um crescimento no uso do Instagram ao longo dos últimos anos. Entretanto, essa curva logo estabilizou e voltou ao volume original, com o cotidiano entrando no que chamamos hoje de “novo normal”, com uma vida social mais ativa, mesmo que ainda se protegendo e com certas restrições.
Em relação ao comportamento do usuário, contudo, observou-se uma tendência maior na interação com Carrosséis, como é chamado pela plataforma o formato de galeria com mais de uma imagem postada. Tal observação se aplica principalmente a contas menores, cujo número de seguidores é inferior a cinco mil. Em relação a contas médias — até 100 mil seguidores — o formato preferencial foi o de vídeo. Curiosamente, as contas grandes — com mais de 100 mil seguidores — fecha esse ciclo e também se beneficiaram mais com carrosséis.
No geral, a taxa de engajamento ao longo da plataforma permaneceu com uma média de 2.02%, estatística que pode ser conferida acessando os insights no aplicativo. Nas contas menores, esse número fica por volta de 4,90%, enquanto nas maiores, 1,40%.
Carrossel do Instagram: a tendência para 2022
Observando os números divulgados, a tendência do Instagram em 2022 é que os Carrosséis se tornem o principal formato da plataforma para o ano que se segue. Profissionais especialistas em mídias sociais sabem que cada caso é único e estratégias utilizadas podem ter sucesso em algumas situações e fracassar em outras.
Entretanto, o entendimento dos algoritmos da plataforma é uma boa maneira para medir e termos completa certeza para identificarmos o que não fazer, além de nos guiarmos e entendermos o que a plataforma aceita como práticas positivas, encorajadas e podem nos beneficiar.
Segundo a estatística, o carrossel do Instagram é a principal tendência para 2022, uma vez que os dados indicam que os perfis de pequeno porte se beneficiaram mais do formato ao longo do período de análise e dentro da amostragem. Ou seja: para tais perfis menores, o formato é o que tem a maior probabilidade de aparecer no feed e ser assimilado pelo público. Entender isso joga o algoritmo ao seu favor.
Para os perfis de médio porte, o vídeo se mostra, a partir daqui, uma oportunidade maior de engajamento. Essa estatística pode ser atrelada a outra informação do SocialInsider: vídeos são os que atraem o maior número de comentários para contas com mais de dez mil seguidores, aumentando essa proporção de acordo com o número de followers. Ou seja, quanto maior é o perfil, maior é a discrepância no número de comentários em relação a outros formatos. Isso se aplica especialmente a perfis de grande porte, com mais de cem mil seguidores.
Ainda nos perfis de médio porte, há um conflito interessante entre a performance dos vídeos e dos carrosséis. Enquanto no primeiro há um engajamento maior no que diz respeito a comentários, o segundo apresenta uma performance melhor na mediana das postagens analisadas.
Como assim, mediana? A Mediana é o número que aparece bem no meio entre o mínimo de curtidas (ou seja, zero) e o total. Efetivamente, a mediana, no caso, diz respeito às postagens mais comuns do Instagram, é o ponto central entre os conteúdos mais populares e os fracassos retumbantes.
Na prática, isso tem a ver com constância de curtidas “garantidas” ou, ao menos, “esperadas”, se é que podemos chamá-las assim. Ou seja, vídeos rendem uma constância maior em comentários, enquanto os carrosséis rendem uma constância maior em curtidas. Tendo isso em vista, gerentes de perfis de médio porte têm um leque de opções de formatos mais versátil no objetivo de obtenção de resultados
Para os perfis maiores, a tendência é voltar aos Carrosséis para números médios absolutos, embora a informação a respeito das medianas de comentários nos vídeos também se aplique. Entretanto, uma nova variável que surge é a possibilidade de se postar imagens individuais nos posts, sozinhas, o que rende melhor performance na mediana de conteúdo salvo pelos seguidores.
Mas o que queremos com isso? Pense que o conteúdo salvo normalmente serve para duas coisas. A primeira é para compartilhar, de modo próprio, seja de maneira privada (como em aplicativos de mensagens) ou pública, nas próprias redes sociais. Pense em perfis de celebridades, que têm seus próprios fandoms e fan accounts. Esses posts salvos muitas vezes vão parar por aí. O segundo objetivo é que salvamos uma imagem muitas vezes para conferi-la depois. Se eu gosto de uma roupa, por exemplo, eu vou salvar a imagem e tentar igualar as vestimentas posteriormente, isso se não render diretamente uma aquisição de tal produto.
Além de tudo isso, os perfis têm uma métrica a mais para se preocupar: alcance. Considerando que é necessário alcançar não apenas o público que já segue o perfil, mas um público amplo de consumidores, o carrossel do Instagram também se mostrou a melhor escolha para fazer sua voz ser ouvida.
Um adendo: uma observação válida tem a ver também com a forma como o formato desse conteúdo é apresentado, envolvendo explicitamente as descrições dos posts. Qual é o melhor tamanho das legendas do Instagram? Segundo os dados do relatório, postagens com uma quantidade pequena ou média de texto — isto é, até dez e até trinta palavras, respectivamente — desempenham melhor como Carrossel.
Postagens maiores, com mais de trinta palavras, já apresentam números melhores se acompanhadas de um vídeo. Isso provavelmente se deve porque, enquanto escuta o vídeo, o usuário acaba usando o mesmo tempo para ler a sua descrição que, em outras ocasiões, apenas seria rolada pelo feed.
Nota-se que, embora estejamos indicando quais são as principais tendências no que diz respeito aos formatos disponibilizados pela plataforma — na questão de feed, visto que os stories já se enquadram em um universo à parte — nada é estritamente proibido ou desastroso, caso seja feito o contrário.
Esse tipo de informação serve para otimização de resultados. Se observarmos os números dos gráficos, por exemplo, veremos que os posts de imagens individuais saem na desvantagem em quase todos os aspectos, mas a diferença para os vídeos e carrosséis chega a ser baixa o suficiente para que o uso obviamente não seja tão prejudicial.
No fim, cada caso é único e merece ser entendido como tal. Mais do que isso, é necessário entender o que se almeja com cada postagem. Seu perfil é pequeno e quer que ele cresça? Os números indicam que carrosséis são a melhor opção. Precisa de mais comentários? Opte por um vídeo. O melhor analista de mídias sociais é aquele que consegue compreender as lacunas de seus perfis e tem ideias suficientes para preenchê-las e entender as principais tendências das plataformas.
Como fazer um carrossel no Instagram?
É bem fácil fazer um Carrossel no Instagram. Para isso, basta seguir o pequeno tutorial a seguir:
1 – Entre na interface do aplicativo e selecione para criar um post ao clicar em +, no canto superior direito (indicado no quadrado vermelho indicado).
2 – Em seguida, selecione o ícone do carrossel, logo acima da parte em que aparece a galeria com as fotos armazenadas no celular (marcado pela caixa 1) e selecione as imagens na ordem em que você quer que elas apareçam (como na caixa 2).
3 – Na próxima tela, adicione os efeitos que quiser em cada uma das imagens e prossiga. Como na próxima imagem, basta terminar de preencher os campos com a descrição da postagem, bem como outros campos que julgar importantes ou interessantes.
4 – Por fim, basta apertar o botão do canto superior direito da tela para postar o seu carrossel, de acordo com uma das principais tendências das mídias sociais.
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Além dos Carrosséis, um dos recursos que certamente será muito útil para os usuários do Instagram é a possibilidade de fazer postagens a partir da versão web. Confira:
Fontes: The Next Web, Socialinsider, Mention
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