Nesta última quinta-feira (4), a Alemanha anunciou que irá obrigar todos os postos de gasolina do país a oferecerem pelo menos um carregador para carro elétrico. A decisão faz parte de um plano de recuperação econômica do país para a crise criada pela pandemia do novo coronavírus, e tem como principal objetivo acabar com as preocupações com o abastecimento que podem impedir os consumidores de adquirir um carro elétrico.
Além da medida, o país também irá adotar outras formas de incentivar seus cidadãos a comprarem veículos elétricos (algo que ajudaria não apenas a economia de forma imediata, mas também o meio ambiente, já que esses veículos são muito menos poluentes do que aqueles que utilizam combustíveis fósseis), como a aplicação de multas em pessoas que dirigem carros com motores que consomem muito combustível (como SUVs) pelo fato deles serem mais poluentes do que a média, além de oferecer um subsídio de €6000 para qualquer pessoa que queira adquirir um carro elétrico.
Ainda como parte deste estímulo, €2,5 bilhões de euros serão investidos pelas companhias na produção de baterias e na infraestrutura de carregamento necessária para a instalação em todos os postos de combustíveis do país — um mercado que atualmente é dominado por três empresas: Shell, Engie e Tesla.
A Alemanha não é o único país europeu a desenvolver um plano do tipo para estimular a venda de carros elétricos, e o anúncio dessas medidas foram feitos cerca de uma semana depois do presidente francês, Emmanuel Macron, anunciar um plano de incentivo parecido.
Força para o setor de carro elétrico
Este tipo de estímulo é importante porque, apesar dos carros elétricos serem considerados por muitos como a tecnologia veicular do futuro, a adoção desse tipo de automóvel pelo público ainda é muito baixa.
De acordo com os dados de registros de automóveis alemães de 2019, apenas 1,8% da frota do país é composta de veículos elétricos, contra 32% de veículos a diesel e 59,2% de veículos movidos à gasolina. E, dos cerca de 170 mil novos registros de automóveis feitos em maio deste ano no país, apenas 3,3% deles foram de carros elétricos.
De acordo com Diego Biasi, presidente e cofundador da Quercus Real Assets (empresa de investimentos especializada na categoria de energia renovável), o maior motivo para as pessoas não adquirirem um carro elétrico atualmente na Alemanha não é o preço dos veículos, mas a preocupação de ficarem sem “combustível”.
Isto porque existem poucos postos que oferecem carregamento para este tipo de veículo, e há uma preocupação de, eventualmente, não conseguir encontrar nenhum posto que possua um carregador, e acabar tendo que guinchar o carro porque a bateria não teve autonomia o suficiente para completar o trajeto.
Assim, com esta nova obrigação do governo alemão de que todos os postos do país tenham ao menos um carregador para veículos elétricos, este medo de ficar parado por causa de o veículo não ter autonomia o suficiente é solucionado, o que deverá causar um grande aumento nas vendas do setor.
De acordo com dados de março deste ano, a Alemanha possui atualmente 27730 estações para carregamento de baterias de carros elétricos espalhadas pelo país, e de acordo com a BDEW (organização empresarial alemã responsável pelos setores de água e energia) é necessário ao menos 70 mil estações de carregamento comum e 7 mil de carregamento rápido espalhados pelo país para ser possível criar uma verdadeira frota alemã de veículos elétricos.
Fonte: Reuters
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