Índice
Um canal no YouTube despertou a curiosidade da Web ao usar a IA (Inteligência Artificial) para fazer vídeos e criar trailers de filmes e jogos bastante conhecidos do público. A técnica desenvolvida também faz uso de filmagem mais antiga, que causa um efeito impactante aos vídeos.
Atualmente é impossível pensar em um cenário sem a presença da Inteligência Artificial e nessa toada, o canal Abandoned Films já recriou alguns sucessos de bilheteria, como Star Wars e As Crônicas de Nárnia. Até mesmo uma versão anos 1950 do querido encanador Mario foi criada.
A ideia por trás do canal
Fazer filmes com IA é uma realidade muito mais palpável hoje em dia e, indo ao encontro disso tudo, surgiu o canal Abandoned Films, no YouTube. A ideia teve início com o trailer de Senhor dos Anéis, feito há alguns meses.
Antes disso, o canal explorou outras formas de linguagem visual, com vídeos que funcionaram como ideias embrionárias de como fazer filmes com IA. Anteriormente, os vídeos postados no canal Abandoned Films eram apenas edições de imagens de filmes feitos com a ajuda da IA.
O resultado, contudo, vem criando diferentes reações na web, que classificou o resultado como desde “fabuloso” a “desconfortável” ou “estranhamente confortável”.
Os anos 1950 e uma câmera: como são feitos os filmes do canal?
Os filmes criados pelo Abandoned Films são feitos com a ajuda da IA e do Photoshop. Além disso, a página também usa outras ferramentas que garantem o visual dos trailers recriados sob uma nova ótica.
O canal recria todas as imagens como se estivessem sendo filmadas com uma Super Panavision 70. A câmera foi muito usada pelo cinema em filmes produzidos a partir da década de 1950 até meados dos anos 1980.
Super Panavision 70 é uma câmera criada para fazer filmes em alta resolução. O formato usa um filme de 65mm e a captação da imagem é feita de forma horizontal em todo o filme. A projeção acontece de maneira que proporcione uma resolução maior, além da reprodução de cores de maneira avançada.
O resultado nas telas traz produções em formato widescreen (2,20:1), alcançado com o uso de lentes esféricas, que garantem uma imagem bem mais ampla e mantendo a qualidade da cena em todo o quadro filmado.
A lista de filmes feitos usando essa técnica de filmagem inclui películas como Lawrence da Arábia (1962), My Fair Lady (1964), A Noviça Rebelde (1965), Grand Prix (1966), 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), dentre outros.
Os filmes feitos com a IA trazem algumas características marcantes, e o resultado tem sido bastante comentado, como o fato dos personagens que aparecem na tela não serem capazes de fazer muitos movimentos e terem o olhar perdido no horizonte.
As 10 melhores criações
Classificados pelos próprios criadores como “movies that could have been”, em livre tradução algo como “filmes que poderiam ter sido feitos”, os remakes trazem muitos elementos que intrigam e causam espanto.
A lista de filmes feitos com IA pelo canal incluem também séries, como The Walking Dead e até mesmo jogos famosos na pegada anos 1950, como Mario e Zelda. Curioso para ver o resultado? Confira a seguir uma lista com as 10 melhores criações eleitas pelo Showmetech.
Star Wars
Em uma galáxia bem distante, o jovem Luke Skywalker luta contra as forças do mal e encontra em seu caminho a jovem Princesa Leia. Nesta versão, a inteligência artificial presenteia os fãs com Han Solo em sua melhor forma e mostra um Darth Vader um tanto esquisito.
The Simpsons
Enquanto série, The Simpsons (Os Simpsons) é um sucesso incontestável. Mas o que seria do filme, usando atores reais para retratar os famosos personagens do desenho? O resultado, com a ajuda da IA, trouxe um Homer com traços fiéis e uma dona de casa dedicada de cabelos azuis. Bart, Liza e Maggie são crianças comuns e o trailer fake traz até mesmo outros personagens e feições impressionantes, caso de Moe, Barney e Milhouse.
The Terminator
Em uma realidade dominada por ciborgues, Sarah Connor aparece neste trailer com uma nova feição, como se fosse uma dona de casa perigosa. Do outro lado, um Exterminador um pouco diferente do original impõe perigos por onde passa. O trailer apresenta muitos elementos de ação, como explosões, carros velozes, ciborgues e armas letais.
Mad Max
Claro que não poderiam faltar muitas explosões e criaturas estranhas em Mad Max. O título faz o gênero ficção científica com toques apocalípticos e a versão do filme feita com IA traz personagens no estilo e visual dos anos 1950, com veículos que em sua maioria remetem à década em questão. Uma mistura e tanto para os aficionados pelos filmes da franquia.
Super Mario
O “Reino do Cogumelo” está em perigo após a princesa ser raptada e depende de Mario e seus esforços para salvá-la. Esse é um dos filmes feitos com IA que mais despertam a curiosidade, dado o personagem. Aliás, Mario aparece com uma feição mais jovem, porém um tanto assustadora, especialmente quando sorri. Há também a presença de outros personagens importantes para a trama do herói encanador, como Luigi, Donkey Kong e até mesmo Wario.
The Walking Dead
Para os fãs de zumbis e do universo de The Walking Dead, o trailer feito pelo Abandoned Films pode trazer reações das mais diversas. Em meio a tantos zumbis gerados por IA, surgem personagens importantes e que se parecem fisicamente com os originais da série, como Daryl, Rick e Michonne. O video ainda traz um charme grotesco, de uma série feita nos anos 1950, com elementos thrash.
X-Men
Talvez esse fosse o resultado de um possível filme dos mutantes comandados pelo Professor Xavier se ele tivesse sido lançado nos anos 1950. A grande vantagem da IA, neste caso, foi a possibilidade de criar um cenário clássico, com roupas e elementos visuais bastante marcantes, como é o caso da roupa do bravo Wolverine. Destaque também para outros mutantes, como Tempestade, Jean Grey e o próprio Professor Xavier.
Independence Day
Talvez um dos melhores trailers feitos pelo canal, este remake clássico de Independence Day é capaz de criar uma atmosfera como se fosse algo de Orson Welles, no melhor estilo de transmissão de “A Guerra dos Mundos“. Contemple a paisagem de uma grande metrópole americana dos anos 1950, enquanto seus cidadãos são atacados por alienígenas criados perfeitamente pela inteligência artificial.
Lord of the Rings
Trailer em formato diferente dos demais, feito como um filme mudo dos anos 1920. A primeira aventura de Frodo com o anel, gerado inteiramente com a inteligência artificial funcionou muito bem e trouxe boas reações do público na página do canal. Agora, já imaginou se saísse realmente uma trilogia do Senhor dos Anéis feita inteiramente por IA?
Matrix
Um filme que funcionaria perfeitamente se tivesse sido feito nos anos 1950. Com ares de ficção científica cult, o filme feito com a ajuda da inteligência artificial traz todos os elementos do original, com todas as limitações cinematográficas da época. Ótimo visual de Neo, Trinity, Morpheus e companhia.
Veja também
Fontes: The Awesomer, Peta Pixel, Creativebloq
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.