Jovem pan

Canais da Jovem Pan no YouTube sofrem ataque hacker

Avatar de dácio augusto
Segundo Jovem Pan, foram mais de 5.200 vídeos perdidos, mas a rede de comunicação afirma já ter recuperado boa parte deles

Os canais de YouTube atrelados a rádio e TV Jovem Pan sofreram um ataque cibernético na semana passada, que, segundo a empresa de comunicação, resultou na perda de mais de 5.200 vídeos – situação que ocorre enquanto a marca está lidando com investigações quanto a um possível incentivo feito por funcionários para a tentativa de golpe no Brasil que ocorreu em.

O ataque cibernético na Jovem Pan

Segundo comunicado oficial da Jovem Pan, foram afetados entre todos os seus canais no YouTube mais de 5.200 vídeos – com 3.600 dos conteúdos apagados sendo dedicados ao programa 3 em 1 e 77 do Jovem Pan News – os materiais restantes não receberam explicações do que são.

De acordo com a marca, o ataque hacker ocorreu na madrugada do dia 10 para 11 de janeiro, com os canais tendo seus nomes alterados para Tesla News e Tesla Event – um tipo de invasão no YouTube que está se tornando cada vez mais comum e é utilizada para tentar fazer com que usuários do site caiam em golpes relacionados a criptomoedas.

Canais da jovem pan no youtube sofrem ataque hacker. Segundo jovem pan, foram mais de 5. 200 vídeos perdidos, mas a rede de comunicação afirma já ter recuperado boa parte deles
Imagem de um dos canais da Jovem Pan durante o ataque. (Imagem: Reddit)

Nesta terça-feira (17), a empresa afirma que boa parte dos materiais delistados foi recuperada, com cerca de 1.500 ainda permanecendo perdidos – com o site Portal dos Jornalistas afirmando que esses conteúdos estão privados, não deletados, e englobam vídeos feitos de 2015 até 2022.

Como se proteger de ataques cibernéticos no YouTube

Por conta da linha editorial da Jovem Pan nos últimos anos ter se tornado extremamente favorável ao ex-presidente Jair Bolsonaro, com comentaristas variados manifestando apoio constante às ações do chefe de estado anterior – e também incentivando algumas das ações mais controvérsias do governo, a rede de rádio e TV está sendo alvo de um inquérito de conduta pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre possível incentivo aos atos golpistas que ocorreram em Brasília em 8 de janeiro.

Canais da jovem pan no youtube sofrem ataque hacker. Segundo jovem pan, foram mais de 5. 200 vídeos perdidos, mas a rede de comunicação afirma já ter recuperado boa parte deles
Ataques hackers no YouTube são cada vez mais comuns. (Imagem: Divulgação/YouTube)

Com o ataque ocorrendo pouco tempo após a abertura desse inquérito, parte da população nas redes sociais acaba desconfiando que a situação cibernética pode ter sido uma tentativa da Jovem Pan de ocultar conteúdos que a complicassem perante a Justiça. Porém, com os vídeos retornando aos poucos, tudo indica que a situação foi real, e o que ocorreu foi mais um dos ataques comuns que andam infestando a plataforma nos últimos meses.

Canais de diferentes tamanhos e escopo vem sofrendo com o problema, como o canal da FLA TV, relacionado ao Flamengo, e muitos outros. Em geral, a recuperação do canal acaba ocorrendo com auxílio do Google, mas os danos em alcance geralmente permanecem por algumas semanas – além de casos em que vídeos são realmente deletados, não somente alterados para privados.

De qualquer forma, caso você tenha um canal do YouTube e não queira passar pela mesma situação da Jovem Pan, as seguintes dicas são recomendadas:

  • Ative a verificação em duas etapas: no painel de configurações da conta do Google, é importante habilitar a verificação em duas etapas, já que assim caso alguém consiga a senha de seu canal ele ainda não poderá ter acesso à conta sem antes informar o código, seja ele enviado por e-mail, SMS ou outra opção que você prefira;
  • Sempre fique de olho nas permissões de seu canal: é comum que para ajudar a gerenciar o canal, criadores de conteúdo chamem pessoas para ajudarem, dando permissões de acesso e controle da conta para eles – e é importante sempre estar de olho nelas, para que alguém que não trabalha mais com você, por exemplo, não possa ter acesso a informações ou controle de vídeos que não deveria;
  • Cuidado com mensagens e conteúdo suspeitos: tanto no e-mail quanto na própria plataforma pode ser comum acabar recebendo propostas de parcerias – mas é sempre bom checar bem quem está enviando ela para acabar não dando informações para um golpe de phishing, que utiliza a engenharia social para roubar dados de pessoas. Fique esperto, por exemplo, se uma comunicação oficial da plataforma não vier por um e-mail @youtube.com ou @google.com – que são os métodos oficiais de comunicação da plataforma.

Fonte: Portal dos Jornalistas, Terra, Reddit

Veja também

Palácio do Planalto do Brasil é depredado por bolsonaristas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados