Índice
A LG anunciou sua nova campanha destinada ao público jovem: a LG Música em Movimento, que busca apresentar o novo portfólio de caixas de som voltado à Geração Z e conquistar espaço no segmento de áudio. O anúncio aconteceu na última quarta-feira (22), no Labof – Nontraditional Arena, em São Paulo, com a apresentação de toda estratégia planejada pela equipe de marketing e produtos e um vislumbre maior dos recém-chegados LG XBOOM XL9 e o LG XBOOM Go XG8.
“O objetivo da campanha é mostrar que nossos produtos têm os atributos que o público deseja, especialmente para a geração Z”, ressaltou Felipe Lebrão, especialista de produtos de áudio da LG do Brasil. Também presente no evento, a Head de Marketing da LG, Sonah Lee, acrescentou a escolha da linha XBOOM como catalisador para esse objetivo de conquista dos Zoomers, buscando agregar valor e praticidade: “A tecnologia gera felicidade aos clientes, aplicando no dia a dia o nosso slogan ‘Life’s Good – A Vida é Boa’”, finaliza Sonah sobre a campanha Música em Movimento.
O Showmetech esteve presente no evento da LG e levanta ao leitor as informações sobre a atuação da campanha e sua importância dentro do cenário e as especificações das novas caixas de som bluetooth XBOOM XL9 e Go XG8.
A campanha Música em Movimento
A música é uma arte. Compreendida como tal, a música desperta emoções, desejos, vínculos e experiências aos ouvintes, que por sua vez elevaram seu consumo e ressignificaram seu papel, estando ligada à religião, educação e à, até, tratamentos contra ansiedade e depressão. Estando há milhares de anos na sociedade, a tecnologia proporcionou uma nova forma de escutar nossas músicas preferidas e as desconhecidas, por meio de plataformas de streaming, trazendo acessibilidade 24/7. Logo, a música sempre se reinventa e continua em movimento, assim como nossa vida sempre está em movimento.
Está aí a ideia da campanha idealizada pela LG: continuar o que está já em evolução, promovendo novas formas de interagir, escutar e envolver-se com a música, através dos equipamentos de áudio da linha XBOOM. No evento, Felipe Lebrão destacou os pilares “praticidade” e “qualidade” como destaques nos novos XBOOM Go XG8 e XBOOM XL9, e, acima de tudo, complementares.
A música é uma parte integral e diária na vida das pessoas, que é capaz de trazer à tona diversas emoções. Seja na hora da derrota ou da vitória, na felicidade e na doença, a música sempre vai estar lá para nos ajudar a dar o próximo passo. Queremos mostrar que, assim como a música, a LG pode acompanhar os nossos consumidores nessa jornada, tornando momentos bons melhores ainda.
Felipe Lebrão sobre o valor social da nova linha XBOOM da LG para a Geração Z
Tanto holofote à Geração Z tem vários motivos: o primeiro que cabe destacar, dentro do segmento que a LG pretende fidelizar sua presença mercadológica, é a predominância dos áudios como principal formato de entretenimento consumido por essas pessoas — 70% de preferência entre os jovens, de acordo com pesquisas da Another lançadas em outubro de 2023, superando o formato vídeo que engloba outros streamings, como a Netflix e Prime Video.
O fator financeiro também é um excelente argumento, uma vez que são cidadãos que estão iniciando ou se consolidando no mercado de trabalho, com maiores condições de compra e aumento de gastos — com 46% dos Zoomers entrevistados afirmando-se “ricas” com base no que ganha. Há também maior preocupação com causas sociais e maior afinidade com eletrônicos e no ambiente digital, crescendo durante esta modernização e considerando os próprios gadgets como “extensões do corpo humano” — segundo a pesquisa, 66% dos entrevistados confessaram não sair de casa sem fones de ouvido ou headphones.
Mais do que a inteligência artificial, queremos levar a inteligência do afeto para diversos segmentos, como esportes, lifestyle, música, gamers, design e sustentabilidade.
Sonah Lee, head de marketing da LG
A executiva deixa claro os segmentos complementares que possuem relação com a música: o breaking e skate, surfando nas Olimpíadas deste ano, uma das maiores vitrines globais, e atingindo atletas e amantes desses novos esportes, no qual a Geração Z tem forte presença. Sonah Lee comentou que uma ação fechada entre a empresa e a emissora SporTV já foi concluída, penetrando o conceito da caixa de som da LG junto aos esportes e garantindo seu palanque na televisão.
Fechando o ciclo estratégico, outra grande medida da LG para a campanha Música em Movimento foi acoplada nas redes sociais. A influenciadora Julia Barni, conhecida no TikTok pelas danças e coreografias, foi nomeada embaixadora da marca, junto com mais 14 influenciadores que serão amplificadores, trabalhando para levar a marca ao público-alvo e gerar interesse de compra.
XBOOM XL9
O LG XBOOM XL9 é o novo modelo da linha PartyBox de caixas de com, representando um grande avanço em relação ao modelo XL7, e apresentando dois woofers gigantes de 8 polegadas, dois woofers duplos de 8 polegadas e três tweeters de 3 polegadas. Mantendo o mesmo padrão, a XBOOM XL9 vem equipada com rodas e alça para transportar o equipamento aonde o comprador desejar, além do app LG XBOOM que acrescenta funções a mais no equipamento, como a possibilidade de personalizar a equalização do som, ativar o modo DJ, criar e salvar listas de reprodução colaborativas e iluminação das caixas.
Os botões no topo da caixa também servem como portas USB para carregamento e ajuste manual do brilho e rotação das cores presentes nos woofers. O XBOOM XL9 tem o certificado IPX4 de resistência à agua doce e uma função inédita, chamada “Karaokê”, com entrada para microfone e até violão para performances acústicas. Por falar em show, tem como ainda ajustar o volume da música e do microfone separadamente, por meio do Voice Canceller e da Key Changer.
Design
Como um dos chamativos da linha, a XBOOM XL9 possui uma tela LED em cima dos woofers, que por sua vez também tem anéis ao redor com LED alternando cores. Com o app LG XBOOM, é possível escrever mensagens personalizadas que aparecerão na tela com animações, além de desenhos. Na nova versão, o modo “DIY” (Do It Yourself) permite desenhar qualquer imagem que quiser no campo presente no aplicativo e a inserção da tecnologia de rotação no display de Pixel LED – ou seja, mesmo que sua XL9 esteja deitada, ainda será possível visualizar seu desenho ou texto.
Potência
Outra evolução foi a potência do XBOOM XL9. Enquanto a XL7 tinha seus 200W, agora a XL9 dá um grande salto de potência na saída de áudio para 1000W RMS, com graves potentes e imersão completa do ambiente pelos dois grandes woofers centrais e nitidez dos três tweeters. Além disso, há o recurso Otimizador de Graves Dinâmico que mantém equilíbrio entre as notas graves, evitando distorções.
Conectividade
Buscando atingir o mercado de caixas de som Bluetooth de linha premium, o XL9 possui conexão dupla e múltipla sem fio, atendendo Bluetooth 5.1. Ou seja, o mesmo aparelho pode receber sinal Bluetooth de outras caixas, podendo fazer uma combinação de home theater.
Bateria
O XBOOM XL9 não tem bateria, precisando ser alimentado diretamente por uma tomada , sendo este um ponto bem sensível, que torna menos prático como deveria seu uso mais flexível.
Ficha Técnica
Marca | LG |
Modelo | Boombox LG PartyBox XBOOM XL9 |
Tipo de unidade de tweeter | Cone |
Tamanho da unidade do Tweeter | 3″ x 2 |
Unidade de Woofer | 8″ x 2 |
Bluetooth | 5.1 |
Número de canais | 2.2ch (2Way) |
Potência de saída | 1,000W |
Equalizador | Sim, com reforço de som e personalização no app |
Formato de áudio | SBC e AAC |
Conector do adaptador AC | Sim |
Tempo de carregamento | Não tem bateria interna |
Duração de bateria | Não tem bateria interna |
Consumo de energia | 150 W de inicialização e 0.5 W de inicialização |
Dimensões | 404 x 916 x 428 mm |
Acessórios | Alça ajustável e roda |
Preço | R$ 5.499,00 na loja oficial da LG. |
XBOOM Go XG8
O XBOOM Go XG8 é um modelo compacto das linhas de caixa de som da LG, pensado para ser levado para qualquer lugar. Apresentando saída de áudio de 60W + 60W RMS, neste aqui temos apenas um track woofer e dois tweeters, também trazendo a predominância dos graves e sua nitidez. Pensando na praticidade, o modelo vem com uma alça revestida e personalizável, ideal tanto para apoiar nos ombros quanto levar na mão mesmo, como uma bolsa. O tecido é macio e pode também ser removido.
Porém, o que de fato impressiona é a sua segurança. O XBOOM Go XG8 passou nos mais variados testes de Padrão Militar (MIL-STD) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos de imersão, impacto, altas temperaturas, poeira, chuva, vibração e névoa salina, podendo realmente levá-lo para qualquer aventura ou ocasião. Assim como a XL9, o Go XG8 possui certificação resistente à água e respingos, tem conectividade Bluetooth e personalização de cores e som pelo aplicativo LG XBOOM.
Design
Sua estrutura é toda preta com detalhes em vermelho na parte frontal. Na parte dos alto-falantes, na região central do aparelho, a caixa é fabricada com um material plástico trançado, semelhante ao nylon. Uma tampa emborrachada fica na parte mais traseira para garantir a proteção contra água nas portas USB e na entrada de energia. Nos lados da caixa, há um anel LED envolto que pode ser personalizado por tema pelo aplicativo, podendo fazer uma combinação de até 16 milhões de cores.
Na parte de cima há botões de interação, no caso, os existentes são de volume – “+” e “-” -, o botão de play/pause, botão de liga/desliga, pareamento Bluetooth e o “SoundBoost” para amplificar o áudio. A parte traseira não trás novidades, com uma tampa de proteção de borracha e uma porta USB-A.
Potência
A potência do Go XG8 é de 60W, com notas presentes de grave. Há recursos que clareza e nitidez do som que sai da caixa de som, como o botão Sound Booster — que aumenta o campo sonoro — e por meio de um algoritmo inserido dentro do aplicativo de banda baixa e aprimoramento de clareza dedicado para entradas de som ou volumes baixos. O ajuste da frequência média do som da voz é algo inédito que a XBOOM Go XG8 trás ao mercado de áudio, trazendo mais versatilidade.
Conectividade
Sua conectividade também é oferecida pelo Bluetooth 5.1 com conexão múltipla e dupla, podendo combinar demais aparelhos sonoros e receber conexão de um ou mais dispositivos.
Bateria
Segundo a LG, a bateria dura 15 horas, com tempo de carregamento estimado de 3 horas do zero ao 100%, com 50% de sua capacidade sonora e sem luzes. No review feito pelo Showmetech, a caixa foi testada funcionando de 6 a 7 horas diárias de música, com iluminação ligada, resultando na bateria chegando aos 15%, uma taxa bem aceitável para ocasiões festivas.
Ficha Técnica
Marca | LG |
Modelo | Boombox LG XBOOM Go XG8 |
Tipo de unidade de tweeter | Cone |
Tamanho da unidade do Tweeter | 1.57″ x 1 |
Unidade de Woofer | 120 x 84 mm |
Bluetooth | 5.1 |
Número de canais | 1ch (2way) |
Potência de saída | 60W+60W |
Equalizador | Sim, com reforço de som e personalização no app |
Formato de áudio | SBC e AAC |
Conector do adaptador AC | Sim |
Tempo de carregamento | 3 horas |
Duração de bateria | 15 horas |
Consumo de energia | 50W; 0,5W em modo de espera |
Dimensões | 370 x 151 x 147 mm; 3,0Kg |
Acessórios | Alça |
Preço | R$1699 na Magazine Luiza |
Preço e disponibilidade
As duas caixas de som da LG, da nova linha XBOOM e integradas à campanha Música em Movimento, são consideradas linhas premium com alguns adendos que as tornam mais acessíveis até pela composição de que são feitas.
A XL9 está com preço mais barato pelo próprio e-commerce da LG caso a forma de pagamento seja via PIX, saindo por R$ 4.949,10. Porém, seu preço sem descontos passa dos R$5.400,00, com esse mesmo valor facilmente encontrado em outras plataformas de venda, como Magazine Luiza, Casas Bahia e Mercado Livre.
Enquanto o XBOOM Go XG8 está avaliado em R$ 1.683,16 pela loja oficial da LG, que com o desconto de 10% no PIX passa a ser R$ 1.514,84. Nos demais players, como Magazine Luiza e Fast Shop, o valor também beira aos R$1.699,00.
Conclusão
As novas linhas XBOOM XL9 e a XBOOM Go XG8 são ótimas caixas de som Bluetooth que traduzem a necessidade que a Geração Z possui, com ótimas ferramentas que aprimoram sua durabilidade, qualidade e ao mesmo tempo promove novas formas de entretenimento e uso. De fato uma preocupação maior para este público é uma boa sacada mercadológica em questão numérica e contextual, além da maior preocupação por parte dos Zoomers por empresas que tenham compromisso social.
A campanha Música em Movimento reforça a necessidade de estar antenado às mudanças sociais e comportamentais, com ótimos pilares pautados pelo olhar atento ao que acontece no mundo e no surfe de assuntos do momento como engajamento e atenção orgânicos.
Veja Também:
Fonte: Mundo Marketing, LG, Spotify
Revisado por Glauco Vital em 23/5/24.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.