Índice
O combate contra a desinformação é um dever de todos, bem como todos têm o direito de receber informações claras, objetivas e verdadeiras. Um dos principais veículos de pesquisa no mundo, a Busca do Google, está reforçando sua intenção na apresentação da veracidade dos fatos ao implementar algumas novas ferramentas, como o MUM (sigla para “Multitask Unified Model” ou “Modelo Multitarefa Unificado”), que reforça a apresentação do resultado das notícias que são mais confiáveis. Conheça mais sobre as novidades que chegarão ao Brasil ainda neste ano.
Conheça um pouco sobre o MUM
O MUM é considerado um sistema avançado de refinamento de classificação, quando nos referimos à Busca do Google. Ele serve para aumentar o destaque aos resultados que têm informações mais relevantes, como em um conjunto de fontes confiáveis. Dessa maneira os usuários terão mais certeza de que aquela notícia ou informação realmente pode-se confiar.
Uma outra maneira de saber melhor como a ferramenta funciona, é entendendo que a inteligência artificial do MUM conseguem identificar as informações numa forma de consenso, assim, o MUM conseguirá apresentar um resultado de acordo com as várias fontes que apresentaram uma mesma informação. Mesmo que as fontes apresentem palavras ou conceitos diferentes para a mesma ideia, o algoritmo será capaz de distingui-las para trazer a verdadeira ideia do que quer ser passado na pesquisa.
As pessoas recorrem ao Google todos os dias para obter informações nos momentos mais importantes. Às vezes, para procurar a melhor receita para o jantar; outras, para verificar os fatos sobre uma afirmação que ouviram de um amigo. Não importa o que você esteja procurando, nosso objetivo é conectar você com informações de alta qualidade e ajudá-lo a entender e avaliar essas informações. Temos investido na qualidade da informação e na alfabetização informacional na Busca e no Google Notícias, e hoje temos algumas novidades sobre esse importante trabalho
Pandu Nayak, vice-presidente global da Busca do Google
Dados sobre pesquisa de informações reais
O Poynter Institute e YouGov realizaram uma pesquisa com apoio do Google em sete países — incluindo o Brasil –, que trazem mais informações sobre o consumo de informações falsas e como esse hábito vem preocupando todo o mundo. No caso do nosso país 44% (4 em cada 10) entrevistados informaram que se deparam com informações falsas; já 65% (2 em cada 3) entrevistados disseram que há preocupação com o que eles e as pessoas que os cercam possam acreditar nessas fontes de informação.
Mais dados apontam para uma grande parte de brasileiros que possuem o hábito de pesquisar sobre a veracidade de informações que encontram na internet. 66% (2 em cada 3) entrevistados dizem que confirmam a fonte; enquanto que 59% checam a data em que aquela informação foi publicada.
De acordo com essa pesquisa o Brasil é o país pelo qual há mais entrevistados que afirmaram fazer uso de ferramentas de busca para conferir informações consideradas suspeitas (55%), ficando na frente de outros países:
- Nigéria (51%);
- Estados Unidos (42%);
- Reino Unido (40%);
- Índia (38%);
- Alemanha (36%);
- Japão (13%).
Entrevistamos mais de 8.500 pessoas de várias idades nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Alemanha, Nigéria, Índia e Japão. Fizemos uma ampla gama de perguntas destinadas a avaliar as habilidades de alfabetização informacional e os hábitos de verificação. Isso inclui consultas sobre tudo, desde as ferramentas e técnicas que alguém usa para investigar uma postagem que vê online, até os motivos pelos quais eles podem ter compartilhado informações enganosas no passado.
Pandu Nayak, vice-presidente global da Busca do Google
Mais informação sobre as fontes
Outra ferramenta muito interessante que faz parte no combate contra a desinformação é sobre a melhoria do “Sobre esta página“, que está disponível no app do Google. Nessa aba será possível conferir ainda mais informações sobre a fonte daquela informação. Ao deslizar para cima, na barra de navegação, é possível chegar no Sobre esta página.
Nos meses a seguir o Google também realizará uma expansão na ferramenta “Sobre este resultado“, em português, oferecendo ainda mais contexto sobre os resultados apresentados antes de visitar a referida página. Além do nosso idioma essa inclusão será aplicada para os idiomas alemão, espanhol, francês, holandês, indonésio, italiano e japonês.
Resultados que mudam rapidamente
As informações que sem de forma súbita, quase que imediata pelo qual os fatos ocorreram, têm alguma chance de não terem sua veracidade confirmada. Para evitar que o usuário se depare com alguma informação que ainda não tenha sido publicada por veículos confiáveis, como fontes jornalísticas ou autoridades públicas, será exibido um aviso informando que pode ser interessante realizar aquela pesquisa em algum momento mais tarde, quando as informações já tiverem sido vistas, revisadas e confirmadas por outras fontes.
Veja também
Carteira do Google chega ao Brasil e substitui Google Pay.
Fonte: Google.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.