Realizado anualmente em Black Desert, Nevada, Estados Unidos, o festival chamado Burning Man não é uma comemoração comum. Pessoas de diversos lugares do mundo vão até o deserto para passarem alguns dias contemplando várias experiências musicais e artísticas, além de saírem um pouco da civilização do mundo moderno.
Junto com ele, há várias peças e amostras de peças artísticas de todos os estilos. Nesta matéria, separamos 15 fotos deslumbrantes de como foi a edição de 2019 do festival.
O que é o Burning Man?
Com um nome meio atípico, Burning Man (Homem em Chamas) é um festival com uma grande galeria de arte a céu aberto, chamada de Playa, e em seu centro há uma escultura gigante de madeira com o nome do festival.
Essa escultura remete ao surgimento do festival, cuja ideia iniciou-se com dois amigos, Larry Harvey e Jerry James. Juntos, eles improvisaram um homem de madeira em Baker Beach, São Francisco, durante o solstício de verão e depois o queimaram. Com algumas pessoas presentes participando do momento, surgiu a ideia de repetir o ato no ano seguinte.
Com cada vez mais pessoas aderindo a ideia, a proposta é ser um evento onde todos são encorajados a se expressarem, não importa como, desde que seja algo criativo.
Manifestações artísticas
Todos no festival são participantes ativos em todos os sentidos. A cidade, que é criada em torno do boneco de madeira e por seus “cidadãos”, incluem todas as formas de interação, seja em arte ou performances. A ideia é de que todos vivam e sintam ao extremo a experiência do Burning Man, sendo a participação o princípio do festival.
Além de uma breve passagem pelo Fly Ranch, nas proximidades, o Black Rock Desert tem sido a sede do evento desde então, definindo a cena com seu cenário marcante e marcante.
Hoje em dia, o deserto recebe cerca de 80.000 participantes do Burning Man a cada ano.
No início dos anos 90, após o Burning Man se mudar para o deserto de Black Rock, ele também começou a adotar uma infraestrutura mais formalizada. Uma maneira de realizar este feito seria estabelecendo acampamentos para os frequentadores do festival poderem passar a noite.
Desde seus primeiros dias, Burning Man tem se concentrado em estabelecer tradições. Uma das mais importantes é a dos lampiões.
Em 1993, um pequeno grupo de voluntários colocou cerca de uma dúzia de lâmpadas de querosene no chão para iluminar o caminho central. Hoje em dia, cerca de 100 lanterneiros colocam, em média, mais de 1.000 lanternas em cada evento.
Todo tipo de arte pode ser visto pelo festival:
A cada ano que passa, mais pessoas visitam o evento e trazem consigo cada vez mais estruturas mais complexas.
O evento dura aproximadamente uma semana, entre o final de agosto no solstício de verão do hemisfério norte, e vai até o inicio de setembro. A ideia é terminar sempre dia 1º de setembro, que é considerado o dia do Trabalho nos Estados Unidos.
Fonte: Burning Man
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Arte?muita e droga.