Índice
Um dos momentos mais aguardados do ano está chegando. A Apple confirmou nesta segunda-feira (26) a data de lançamento dos novos iPhones 16 para o dia 9 de setembro. As novidades chegarão direto da sede da empresa, em Cupertino, e esperam-se novamente quatro modelos: iPhone 16, iPhone 16 Plus, iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max. Veja o que esperar:
Apple Event: It’s Glowtime
Como já é tradição, as novas linhas de iPhones, AirPods e Apple Watch são lançadas em setembro durante o Apple Event, evento de lançamento da Apple. A ação deste ano está marcada para o dia 9 de setembro, às 14h, no horário de Brasília. A transmissão acontecerá pelo YouTube, neste link:
O que esperar do iPhone 16
Dentre as diversas novidades esperadas para o iPhone 16 estão o botão de captura (botão extra), inteligência artificial integrada (Apple Intelligence), novo processador e câmeras mais potentes. Além disso, há a expectativa de que os iPhones sejam mais econômicos no uso da bateria. Veja as expectativas:
Processador e memória
No que diz respeito ao desempenho, os novos iPhones 16 terão o chip N3E (três nanômetros de segunda geração) e o processador A18 Pro. Isso deverá reduzir o consumo de energia e melhorar o desempenho dos aparelhos. Embora ainda não se saiba o número exato de núcleos do A18, o site IGN informa que o novo chip terá uma GPU de 6 núcleos, maior que a do A17 Pro. Além disso, os quatro modelos de iPhones 16 terão memória RAM de 8 GB, algo que era exclusivo para os iPhones 15 Pro e Pro Max.
Telas
Outra possível mudança será o tamanho das telas do iPhone 16 Pro e do iPhone 16 Pro Max, que deverão ter 6,3 e 6,9 polegadas, respectivamente — 0,2 polegadas a mais que seus antecessores. Já os modelos iPhone 16 e iPhone 16 Plus manterão os mesmos tamanhos: 6,1 e 6,7 polegadas, respectivamente. O iPhone 16 e o iPhone 16 Plus terão telas OLED, enquanto os modelos Pro e Pro Max são aguardados com painel LTPO-OLED.
LTPO é a sigla para Low-Temperature Polycrystalline Oxide ou óxido policristalino de baixa temperatura, uma tecnologia para telas, desenvolvida pela Apple, capaz de reduzir o consumo de energia dos smartphones e garantir a melhor experiência ao usuário, pois é responsável por garantir melhores e maiores taxas de atualização da tela do iPhone.
Câmeras
Um dos aspectos mais aguardados quando o assunto é iPhone são os conjuntos de câmeras (frontais e traseiras). Desta vez, segundo o site MacRumors, o iPhone 16 e o 16 Plus terão duas câmeras externas alinhadas verticalmente com duas lentes: uma Wide e outra Ultrawide. O microfone ficará alocado próximo às lentes e o flash logo ao lado.
Já em relação aos modelos iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max, estes terão câmeras com sensores de 48 megapixels e zoom óptico de 5x. No entanto, ainda não se sabem mais detalhes sobre as lentes desses modelos.
Botão extra
Outra novidade muito aguardada é o botão extra ou botão de captura, como tem sido chamado. O botão será capaz de acionar a câmera e a gravação de áudios, por exemplo. Há quem diga que ele ocupará o lugar do botão mudo e ficará acima dos botões de volume.
Conectividade
Toda a linha de iPhones 16 será compatível com a tecnologia Wi-Fi 7, além de contar com o modem Snapdragon X75 da Qualcomm, responsável por melhorar a conectividade 5G, tornando o acesso à internet mais rápida e eficiente.
Bateria
Em relação à bateria, há rumores de que a Apple está investindo em um sistema térmico de grafeno para evitar o superaquecimento nos iPhones 16, pois o material tem maior condutividade térmica que o cobre. Já a bateria do iPhone 16 Pro terá um invólucro de metal para dissipar o calor. Os novos modelos terão carregamento com fio de 40 W e carregamento MagSafe de 20 W.
Cores
Mais opções de cores. A aposta é que a Apple lance o iPhone 16 com sete opções de cores: azul, rosa, amarelo, verde, preto, branco e roxo. Já os iPhone 16 Pro e 16 Pro Max são aguardados nas cores cinza, preto, branco e rosé. Será que teremos toda essa variedade?
Apesar das informações sobre a nova linha de iPhones da Apple serem nebulosas e bastante misteriosas, os rumores ganham força e aumentam a expectativa sobre o que está por vir. O desenvolvimento de uma IA própria para incorporar ao sistema operacional não é algo novo e faz parte da corrida das big techs para lançar dispositivos móveis, como smartphones mais inteligentes.
Prova disso, é que em junho deste ano, três meses antes do Apple Event, a Apple lançou o Apple Intelligence, um sistema de IA criado em parceria com o ChatGPT, que está disponível na versão beta para iOS 18 (iPhones 15 Pro e Pro Max), iPadOS 18 e macOS Sequoia; e agora estará disponível nos iPhones 16. O que nos resta é aguardar os próximos capítulos dessa corrida tecnológica.
E você, ansioso(a) para os novos lançamentos da Apple?
Fontes: Bloomberg, IGN, Itaú Blog, CTEE, MacRumors e Apple
Texto revisado por Rafael Braga em 24/08/2024.
Veja também:
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
My first reaction to the iPhone 16’s AI is: another gimmick, again. For me, the reason for buying an iPhone 16 was because of the frequent iOS issues with my iPhone 12. I had to use a repair tool like TunesKit iOS System Recovery to solve them.