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Uma pesquisa encomendada pela Qualcomm ao IBOPE, com o objetivo de identificar o tamanho do mercado brasileiro de smartphones, o perfil dos usuários e características do segmento, apresentou dados interessantes sobre os hábitos e intenções dos consumidores.
Realizada em 2014, a pesquisa é composta de 2002 entrevistas em três diferentes cortes: homens e mulheres; 16 anos ou mais; nível de educação; classe econômicas A, B, C, D e E; todas as regiões (Norte, Centro Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul).
Compra de smartphones:
Segundo ela, os consumidores brasileiros desembolsaram cerca de R$ 900,00 em média na compra de um novo smartphone em 2014. O valor é 14% maior que o registrado no ano anterior, que correspondia a R$ 700,00 em média.
O estudo descobriu que 19% da população brasileira tem um smartphone que utiliza algum dos principais sistemas operacionais disponíveis atualmente (iOS, Android e Windows Phone). Além disso, 7% das pessoas possuem smartphones com outros sistemas operacionais (como Blackberry, Bada, etc).
Entre as razões apontadas pelos entrevistados para ter ou comprar um smartphone a necessidade de se manter conectado o tempo todo aparece como justificativa para 67% das pessoas. A conveniência para fazer várias coisas ao mesmo tempo é citada por 50% dos entrevistados e o uso do celular para acessar redes sociais como o Facebook é mencionada por 30% dos entrevistados.
Relação com os aplicativos:
A pesquisa apontou ainda que existe uma grande resistência por parte dos brasileiros em pagar por aplicativos. O levantamento mostrou que 73% dos usuários nunca pagariam por um, e um percentual ainda maior, de 83%, nunca pagaria por um aplicativo de serviço. Aqueles que pagam o fazem por meio de cartões de créditos.
No que diz respeito a aplicativos gratuitos, a maioria dos usuários ainda procura por downloads relacionados a diversão e entretenimento. Dos entrevistados, 4 em cada 10 mencionou possuir todos os aplicativos que precisam.
Diversão/entretenimento agora são as principais razões para se fazer download de apps. A necessidade aparece em segundo lugar.
Conexão 3G/4G:
Outro dado interessante diz respeito à aderência às redes de alta velocidade 3G e 4G/LTE. Quando o assunto é conectividade, 100% dos brasileiros com smartphone têm acesso à internet. Desse total, 80% têm algum tipo de serviço de dados baseado em 3G/4G.
Os 20% restantes dizem utilizar esse tipo de serviço casualmente e quando precisam acessar a internet via smartphones, eles o fazem por meio de redes Wi-Fi.
Fonte: Press Release Qualcomm/IBOPE.
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