Índice
O GitHub lançou hoje (08) seu relatório anual State of the Octoverse 2023, em que traz o panorama atual da plataforma de desenvolvedores. Além do crescimento do uso da inteligência artificial na plataforma, com a ampla adoção do Copilot pelos desenvolvedores do GitHub, destaca-se o crescimento da plataforma entre os devs brasileiros. Confira mais destaques do relatório a seguir.
Brasil registrou aumento de 30% de desenvolvedores do GitHub em 2023
O Brasil representa a maior comunidade de desenvolvedores do GitHub na América Latina, com mais de 4,3 milhões de devs no país. Com um crescimento anual de 30%, em relação a 2022, o Brasil ocupa a 4ª posição global, ficando atrás de Estados Unidos, Índia e China. Segundo as projeções da plataforma, o Brasil deverá alcançar a 3ª posição do ranking em 2028, quando deve ultrapassar a China (se mantidas as taxas de crescimento atuais.
Entretanto, ao se avaliar o crescimento da comunidade entre todos os países da América Latina, o Brasil fica na 4ª posição. Confira o ranking de crescimento na região:
- 1º — Argentina: >925K devs — 33%
- 2º — Bolívia — >105K devs — 33%
- 3º — Colômbia: >872K developers — 31%
- 4º — Brazil: >4,3M developers — 30%
- 5º — Chile: >437K developers — 26%
Argentina e Colômbia destacam-se com o maior crescimento da região, comparáveis a países com o mais rápido crescimento na África e Ásia. O crescimento acelerado na região tem como impulsionador a bancarização da população, que exige cada vez mais soluções de tecnologia para atendimento de todo o público. A plataforma destaca que cada vez mais o GitHub oferece soluções tecnológicas para que o desenvolvedor possa focar em atividades de impacto, em vez de problemas cotidianos. Destaques da região:
- O Mercado Livre, a maior plataforma de e-commerce e pagamentos digitais da região, usa o a plataforma de desenvolvedores para automatizar o desenvolvimento, testes de segurança e tarefas repetitivas, permitindo aos desenvolvedores do GitHub manterem o foco na democratização do acesso ao comércio digital.
- 70% da população brasileira e 60% do comércio no Brasil adotaram o Pix como forma de pagamento. Com a recente abertura dos protocolos de comunicação do Pix, mais e mais soluções financeiras estão sendo desenvolvidas para aumentar o acesso da população ao pagamento digital simplificado.
A avaliação demográfica do State of the Octaverse também trouxe alguns insights relevantes:
- Com 20,2 milhões de desenvolvedores e um aumento de 21% no crescimento de desenvolvedores em relação ao ano passado, os Estados Unidos continuam sendo a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.
- Até 2027, espera-se que o número de desenvolvedores na Índia ultrapasse o dos Estados Unidos, que até então lidera a classificação da comunidade de desenvolvedores mais populosa do mundo.
- Os países da África tiveram as populações de desenvolvedores que mais cresceram globalmente: a Nigéria aumentou em 45% ano a ano, enquanto Gana e Quênia aumentaram em 41% ano a ano.
IA passa de experimento para tecnologia convencional
A inteligência artificial generativa tem sido um dos assuntos mais comentados dos últimos tempos com os avanços da OpenAI no ChatGPT, mas o GitHub Copilot chegou antes ao mercado, tendo sido anunciado em 2021 e disponibilizado a todo o público da plataforma de desenvolvedores em junho de 2022. Desde então, mais e mais usuários aderiram à tecnologia que auxilia na criação de códigos para desenvolvimento de software. A intenção da plataforma é que os desenvolvedores unam seus esforços na criação de soluções.
No último ano, a rápida adoção da IA pela comunidade ampliou seu campo de atuação, fazendo com que passasse de campo especializado para uma tecnologia convencional. Com isso, as atividades de open source foram alavancadas, permitindo que pessoas desenvolvedoras promovam trocas e aprendizados na colaboração coletiva de projetos. Apenas em 2023, foram criados 65.000 projetos públicos na plataforma com o uso da IA generativa, crescendo impressionantes 248% em relação aos números vistos em 2028.
No GitHub, sabemos que as pessoas desenvolvedoras aprendem fazendo, e o open source oferece a elas a chance de explorar novas tecnologias. Como a principal plataforma de pessoas desenvolvedoras impulsionada por IA do mundo, estamos em uma posição única para ajudar a preparar o terreno para o que está por vir no desenvolvimento de software. É fascinante ver cada vez mais desenvolvedores brasileiros na plataforma trabalhando com IA e experimentando a criação de aplicativos baseados em IA, contribuindo para a próxima era de inovação global de software
Kyle Daigle, COO (Chief Operating Officer) do GitHub
Dentre a comunidade de desenvolvedores do GitHub, o crescimento no uso da inteligência artificial generativa é de 148%. A companhia não especificou os números por país, mas os Estados Unidos possuem uma clara vantagem sobre os demais, e o Brasil figura no 6º lugar na adoção da IA:
Repositórios privados correspondem a 80% das contribuições na plataforma
O GitHub Enterprise permite que empresas trabalhem de forma privada em seus projetos, e atualmente possui 4,2 bilhões de contribuições em projetos privados, contra mais de 310 milhões de projetos públicos e de código aberto. A adoção da plataforma por empresas para seus projetos mostra que a colaboração é um valor de muita importância para a criação de código proprietário.
Outros insights podem ser consultados diretamente no State of the Octaverse, disponível no site do GitHub.
Veja também:
GitHub Copilot X integra o GPT-4 para criar código
Com informações de: GitHub
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.