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Durante evento realizado na cidade de São Paulo, a Lenovo convidou jornalistas para demonstrar sua nova pesquisa Guia Estratégico do CIO 2024, desenvolvida pela IDC e que mostra dados sobre como o Brasil tem feito investimentos de infraestrutura de IA. Além de dar uma visão completa sobre o atual cenário, o estudo também revelou desafios para o futuro e o que esperar deste mercado. Confira os detalhes agora mesmo.
Edge Computing crescendo
O estudo encomendado pela Lenovo e realizado pela IDC mostra que 95% dos líderes de TI já investem ou planejam investir em IA Generativa e 58% acreditam que a IA terá um impacto significativo nas áreas de segurança cibernética, detecção de ameaças e automação e eficiência de processos, além da personalização e experiência do cliente.
O levantamento do IDC foi realizado com cerca de 500 CIOs (chiefs information officers) e tomadores de decisão de TI e negócios de organizações localizadas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.
Atuando como uma das grandes inovações do mercado de tecnologia dos últimos cinco anos, os diretores de tecnologia da informação (CIOs) estão abertos a aprender e implementar tecnologias como IA generativa em seus processos, isso com foco em aumentar a produtividade de forma integrada. Para 57% das organizações entrevistadas, a IA é um grande divisor de águas.
Já sobre Edge Computing, que é o processamento de dados de forma local, o estudo da IDC prevê que isso deve crescer com a chegada da IA aos processos. É verdade que boa parte das ferramentas de inteligência artificial funciona na nuvem híbrida, mas alguns dados ainda precisam ser processados de formal local para entregar maior velocidade e capacidade.
À medida que a IA toma um papel relevante na melhoria de produtividade e experiência do cliente, a sua implementação, na maioria, conta com soluções de Edge Computing, onde o poder de processar os dados na borda torna as decisões mais ágeis, precisas e menos complexas. No último ano, o uso de Edge Computing no país cresceu 51% e, para os CIOs brasileiros, a solução deve impactar dispositivos IoT, áreas como varejo e experiência do cliente, assim como a automação industrial e a manufatura.
Claudio Stopatto, country manager para Lenovo ISG Brasil.
O que é prioridade nos negócios?
Com tantas informações sendo geradas e processadas na era da inteligência artificial, os líderes querem não apenas aproveitar isso, mas também proteger dados e colocam o gerenciamento de dados, a análise e a segurança cibernética como principais prioridades para apoiar as áreas de negócios relacionadas à jornada do cliente e à tomada de decisões, uma vez que são as mais impactadas pela IA. Tal processo tem sido mais feito por bancos, varejo, governo e saúde.
Mas um ponto também mostra que investimentos de infraestrutura de IA estão direcionados à segurança cibernética, ainda mais em casos que há transações financeiras de forma contínua.
Quando falamos sobre a priorização de empresas de telecomunicações, elas estão focadas na implementação de tecnologias digitais como IA em infraestruturas robustas para fornecer serviços de rede de alta qualidade, observabilidade de infraestrutura e conectividade, uma vez que isto se alinha com o seu negócio principal. No entanto, apenas 24% veem os dados e uma melhor jornada do cliente usando IA como prioridades.
A pesquisa realizada pela IDC aponta que as empresas irão terminar o processo de digitalização e passar a oferecer opções seguras para seus clientes, tudo com apoio da inteligência artificial. E isso deve acontecer em diversos processos, já que a AI na borda desbloqueia novos valores de negócio e dá vantagens competitivas.
Desafios na implementação da IA
Toda novidade pode levar um tempo para de fato ser implementada em uma empresa, ainda mais considerando que cada companhia tem detalhes únicos e que devem ser considerados na hora de colocar novas tecnologias. O seu desenvolvimento e gestão necessitam de uma força de trabalho que possua uma gama diversificada de conjuntos de competências com uma formação adequada.
Um dos grandes desafios é a insegurança dos funcionários quando ferramentas de IA são implementadas nos processos. O executivo da Lenovo ressalta que mais do que mostrar que estas novidades vieram apenas para complementar e otimizar o trabalho, é necessário investir em programas de competência, quando são analisados pontos de melhoria das pessoas que agora possuem ferramentas de IA em seu dia a dia.
É importante enfatizar que a IA foi concebida para aumentar as capacidades humanas, automatizando tarefas rotineiras, permitindo que os funcionários se concentrem em aspectos mais complexos, estratégicos e criativos das suas funções. O fator humano é fundamental.
João Bortone, presidente e general manager para a Lenovo ISG América Latina.
Parceria com a NVIDIA
Para permitir os investimentos em IA de diversas empresas, a Lenovo fechou uma parceria com a NVIDIA, que cuida do processamento de informações gráficas e também dá apoio no processamento de informações na borda. A NVIDIA também tem atuado nas pesquisas para que empresas de diversos ramos consigam aproveitar os benefícios dos recursos de inteligência artificial. Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina, esteve presente no evento para falar sobre a parceria:
Estamos orgulhosos de colaborar com parceiros estratégicos como a Lenovo para impulsionar a América Latina no uso de ferramentas que englobam a IA. A pesquisa reforça o quanto essa tecnologia está se consolidando na região, por isso é essencial investir em soluções inteligentes que não apenas acompanhem, mas também liderem essa transformação.
Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
Entre as novidades que a empresa tem apresentado nos últimos anos, uma das que mais chamam atenção é o servidor ThinkEdge SE450 com inteligência artificial para detecção de roubos, apresentado em, 2021. Desde então, soluções para o atendimento inteligente de drive-thru e até mesmo em cidades inteligentes, com a detecção de furtos e assaltos sendo feita em tempo real, foram apresentadas pela empresa.
O que vem no futuro?
O Guia Estratégico do CIO 2024 mostra que as empresas estão cada vez mais abertas para o uso de IA em setores-chave para diversas partes de nosso dia a dia, ainda mais que estamos vendo a real utilidade das inteligência artificial nos últimos dois anos. Dito isso, os próximos meses de 2024 serão cruciais para que a implementação ser finalizada.
Você acredita que o uso das IAs aumentará com o passar dos próximos meses? Diga pra gente nos comentários!
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