Braços robóticos “de aranha” em humanos | trio. Chatgpt-4 de graça, esculturas feitas com ai e braços robóticos em humanos. Esse é o seu showmetech trio dessa semana!

Braços robóticos “de aranha” em humanos | TRIO

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ChatGPT-4 de graça, esculturas feitas com AI e braços robóticos em humanos. Esse é o seu Showmetech TRIO dessa semana!

O Showmetech TRIO é um compilado com as notícias mais interessantes da semana. Hoje falaremos sobre como acessar o tão comentado ChatGPT-4 de forma gratuita; mostraremos artistas que estão utilizando de Inteligência Artificial para fazer esculturas de maneira mais rápida e sustentável; e ainda vamos trazer tudo sobre um novo equipamento com 6 braços robóticos que podem ser utilizados por humanos. Esse é o Showmetech TRIO, seu trio semanal de notícias.

Assista o vídeo no Canal do Showmetech:

Como usar o ChatGPT-4 de graça

O ChatGPT é o modelo de linguagem destinado a inteligência artificial, desenvolvido pela OpenAI. Também conhecido como a “IA que escreve”, essa tecnologia apresenta diversas maneiras para ser utilizada, porém, ainda conta com certas restrições.

Visando reduzir essas limitações e conferir mais recursos à ferramenta, a desenvolvedora lançou o GPT-4 em março de 2023. Desde então, é possível adquiri-lo por 20 dólares para conseguir uma assinatura do ChatGPT Plus. Ainda assim é preciso se inscrever na lista de espera, já que o modelo de linguagem encontra-se em fase de testes.

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Modelo de linguagem foi lançado em março e, até agora, poderia ser utilizado apenas por assinantes (Foto: Reprodução/OpenAI)

Porém, por meio do Forefront chat, você pode fazer o uso desta novidade sem pagar nada por isso, exigindo apenas um cadastro que leva menos de cinco minutos para ser concluído. Desenvolvido por Jimmy Greaser, Michael Tuck e Carson Poole, A ideia está disponível desde 21 de abril de 2023 e, de uma forma bem simples, permite que todas as pessoas com uma conta ativa consigam usar o ChatGPT-4 sem a necessidade de pagar por isso. Olha só como usá-lo:

  • Acesse o site oficial do Forefront chat digitando chat.forefront.ai em seu navegador — ou clicando no link deste passo — e, caso seja seu primeiro acesso, clique em Sign Up;
  • A seguir será necessário preencher os campos com suas informações e em seguida apertar Continue;
  • Depois disso, um link de confirmação será enviado para o endereço informado anteriormente. Então basta clicar no botão preto e validar sua conta;
  • Um código de seis dígitos será enviado via SMS para o número de telefone que você informou na tela de cadastro.

Com estas duas validações feitas, você já pode usar o site sem fazer nenhum pagamento. O próximo login exige apenas a digitação do código enviado para o e-mail ou número de telefone cadastrado na conta.

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Projeto é ideia de três desenvolvedores (Foto: Reprodução/Twitter)

Caso prefira, você também pode conectar sua conta do Gmail com o Forefront chat. Para fazer isso, basta clicar em Continue with Google na tela de cadastro e depois fazer o login. Agora é só aproveitar a ferramenta e explorar tudo o que o site oferece! Aqui no site você encontra o passo a passo em texto, o link está na descrição do vídeo.

Usando IA para fazer esculturas

Se ouvimos muito falar sobre a geração de imagens por Inteligência Artificial, agora vamos passar a ver também a criação de esculturas com essa tecnologia. Criada por Filippo Tincolini e Giacomo Massari, a missão do Robotor é simplificar o processo de fazer uma escultura de arte com o uso de robótica e inteligência artificial. O objetivo é tornar tudo mais rápido, fácil e sustentável, ao mesmo tempo em que permite aos artistas criar obras que de outra forma não seria possível. 

Braços robóticos “de aranha” em humanos | trio. Chatgpt-4 de graça, esculturas feitas com ai e braços robóticos em humanos. Esse é o seu showmetech trio dessa semana!
Da era renascentista à era dos robôs. Startup inova no mundo da escultura. Imagem: The Next Web

Tudo começou em 2004, quando Tincolini fundou a Torart, uma empresa especializada em oferecer escultura, arte contemporânea e design com a utilização de novas tecnologias. Dois anos depois, a Torart desenvolveu o primeiro robô e, em 2010, Giacomo Massari também se juntou à equipe.

Para a criação dessas obras o sistema criado consiste em um braço mecânico que utiliza eletrofusos de vários tamanhos e funções, e possui um recurso de troca automática de ferramentas. O braço é montado em uma base multifuncional e modular, que conta com os componentes elétricos e hidráulicos necessários.

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A tecnologia como ferramenta de expressão artística na escultura. Imagem: The Next Web

Ele também vem acompanhado por uma mesa rotativa, onde o mármore e as futuras esculturas são posicionados. A mesa gira junto com os movimentos do robô, aproveitando ao máximo sua flexibilidade, e pode suportar pesos de até 50 toneladas. Assim que o material bruto é colocado na mesa e o robô é ligado, toda uma análise em IA é feita: desde a escultura, passando pelo polimento até a finalização e limpeza da obra.

Os movimentos do Robotor são rápidos, precisos e eficientes, e podem até mesmo ter suas obras comparadas a de artistas mundialmente famosos. Isso levanta aquela pergunta que não se cala: será que o trabalho artesanal humano está prestes a acabar? A resposta de Massari é direta e clara: o robô nunca substituirá o artista. Em suas palavras diz, “o robô não é criativo, apenas um mero executor“.

Braços mecânicos em humanos

A Jizai Arms, uma empresa japonesa de robótica, criou um sistema de membros robóticos que se parecem com pernas de aranha, compostos por seis braços que podem ser controlados pelo usuário que os utiliza. Esses braços robóticos podem ser conectados, desconectados ou até mesmo substituídos por outros, transformando a forma como os humanos interagem com robôs e inteligência artificial de uma maneira um tanto quanto conhecida na ficção.

Se você fez referência ao Doutor Octopus, vilão nos quadrinhos, filmes e desenhos do Homem-Aranha, já deve ter noção do que essa nova tecnologia é capaz de fazer – claro, focando em sua utilidade, e não em como destrutiva ela é nessas obras.

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“Jizai Arms é um sistema de membro robótico supernumerário que consiste em uma unidade de base vestível com seis terminais e braços robóticos destacáveis controláveis pelo usuário. O sistema foi projetado para permitir interação social entre vários usuários, como uma troca de braço(s), e explorar possíveis interações entre ciborgues digitais em uma sociedade ciborgue”, informa o site da empresa.

A empresa japonesa tem como meta principal garantir que os seres humanos possam interagir com robôs e inteligência artificial de forma natural e confortável, como se os componentes artificiais fossem uma extensão de si mesmos. Esse desenvolvimento está trilhando o caminho para um futuro em que humanos e máquinas possam colaborar de maneira mais fluida.

Essas próteses robóticas flexíveis da são capazes de executar uma ampla lista de tarefas, podendo ser utilizadas em diversas áreas profissionais: desde armazéns até salas de cirurgia hospitalar. De acordo com a Jizai Arms, esses braços são facilmente controlados pelos usuários, permitindo que eles operem os membros por meio de seus próprios movimentos, criando a sensação de que os braços são uma extensão natural do corpo.

A novidade pode ter um impacto significativo na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiências. As pessoas que possuem membros amputados poderiam utilizar os braços robóticos como substitutos. A Jizai Arms ilustra as muitas possibilidades empolgantes e inovadoras da robótica vestível. À medida que os avanços continuam a ser feitos nos campos da robótica e inteligência artificial, podemos esperar por inovações ainda mais impressionantes.

Veja também:

Confira a nossa última edição do Showmetech TRIO! Como de costume falamos sobre diversos assuntos relacionados a games, tecnologia e cultura pop. Dá só uma olhada no que trouxemos:

  • Dispositivo com tela nas mãos;
  • Conheça o ActivityPub;
  • Retorno (para alguns) do selo azul no Twitter.

Fonte: The Next Web e Interesting Engineering

Revisado por Glauco Vital em 8/5/23.

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