Sim, você não leu errado. O Facebook está testando o que pode ser uma das funções mais pedidas da sua rede social: o botão de descurtir/dislike. A verdade é que ele deve funcionar como uma reação, juntando-se ao coro das outras reactions como “amei”, “haha”, “wow”, “tristeza” e “raiva”.
De acordo com o TechCruch, um usuário reportou que encontrou as novas opções, incluindo o descurtir, no Facebook Messenger. O interessante é que, por enquanto, as reações originais estão presentes apenas no feed de notícias do próprio Facebook.
Para o site, a empresa de Mark Zuckerberg respondeu que “eles estão sempre testando novas maneiras de fazer o Messenger mais divertido e que faça as pessoas usarem ele mais.”
“Esse é um pequeno teste que fizemos para que as pessoas compartilhem emojis que melhor representam as suas emoções por mensagem.”
Sobre o caso, realmente não era impossível de algo assim acontecer, já que a empresa promove diversos testes nas suas plataformas ao redor do mundo com usuário selecionados. Vale lembrar de alguns testes que a empresa vem promovendo como anúncios no Messenger e anúncios durante vídeos.
O botão de descurtir seria uma boa ideia?
De acordo com o Facebook, a reação de dislike do Messenger é mais uma “não” reação, do que desgostar de um assunto – embora as pessoas devam adotá-lo como um descurtir.
Essa reação faz mais sentido, por ora, no aplicativo de mensagens da empresa, já que você usaria ela com alguém que você conhece, diferente do feed de notícias, onde esses emojis podem ser usados contra post patrocinados ou publicidade (e não é isso o que o Facebook quer). Em momentos de alta tensão nas redes sociais, trolls e “fake news”, é improvável que a empresa libere essa função no app principal.
Quando as reações foram anunciadas ano passado, Mark Zuckerberg disse que “nossa comunidade vem pedindo um botão de descurtir por anos, mas não é porque as pessoas querem dizer para os amigos que não gostaram de um post, mas sim para expressar simpatia e sentirem-se mais confortáveis em compartilhar emoções.
O CEO do Facebook disse ter “passado muito tempo pensando no jeito certo de fazer isso” e que felizmente “a reação ‘amei’ é a mais usada até agora, o que faz sentido para mim”.
O que achou da novidade do Facebook?
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.