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Nos últimos anos, o fenômeno chamado BookTok tem ganhado destaque como uma força influente na promoção da literatura nas redes sociais. Com o surgimento dessa plataforma, a interseção entre entretenimento e leitura tomou novas formas, transformando não apenas a maneira como os livros são descobertos, mas também como são consumidos e compartilhados. Você já ouviu falar sobre ele?
O que é o Booktok?
A pandemia trouxe mudanças significativas para o comércio, sendo o aumento expressivo na compra de livros uma das mais notáveis entre elas, o que, consequentemente, refletiu no crescimento de leitores. Surpreendentemente, um público que muitos poderiam, talvez, considerar improvável, também contribuiu para esse aumento: jovens e adolescentes.
Uma pesquisa conduzida pela Nielsen BookScan, provedor de dados da indústria editorial, revelou que, entre janeiro e setembro de 2021, foram vendidos cerca de 36 milhões de exemplares, marcando um aumento de 39% em comparação com o mesmo período de 2020. Mas como isso aconteceu de fato? É aí que entra o Booktok, uma comunidade que ainda segue com bastante influência.
Estamos falando de um fenômeno que surgiu no TikTok, com leitores se aproveitando do momento de confinamento para criarem conteúdo sobre literatura de uma maneira bastante criativa e instigante. Rapidamente, vídeos sobre recomendações de livros, resenhas, dicas de leitura e trechos favoritos com recursos visuais e músicas que se tornaram trilha sonora de trends começaram a viralizar dentro da rede social captando a atenção não só daqueles que já se consideravam leitores, mas também de um público que passou a ser fascinado por esse universo devido ao sucesso. O Booktok tem sido elogiado por revitalizar o interesse pela leitura entre os jovens e por justamente criar uma atmosfera de compartilhamento bastante inovativa.
Se eu quiser ler, e quiser saber um resumo do livro, vou procurar no TikTok.
Ônix Coelho, 20 anos, para CNN Brasil
Além do mais, vale dizer que todo o sucesso estrondoso da comunidade dentro da plataforma se deve à combinação entre o conteúdo dos influenciadores e o algoritmo. O imediatismo é crucial hoje em dia, e justamente por isso, o TikTok se tornou a ferramenta perfeita para compartilhar e repercutir esse tipo de conteúdo. Essa boa combinação entre o aplicativo e a geração Z, que engloba a maioria dos usuários, incentiva a exploração de obras até fora do mainstream, ajudando a viralizar novos livros mais antigos no mercado através da disseminação rápida e instantânea da rede social.
Essa nova forma de compartilhamento de conteúdo possibilitou uma abertura para, inclusive, novos autores no mercado, uma vez que os influenciadores literários, muitas vezes, destacam livros menos conhecidos ou de autores estreantes em suas recomendações. A influência do Booktok é tanta que permite que esses livros tenham mais visibilidade e alcancem um público mais amplo.
Tendências
No universo literário, as tendências também desempenham um papel bastante crucial na moldagem dos hábitos de leitura e, principalmente, na popularidade de determinadas obras. Desde os best-sellers que dominam as listas de mais vendidos até os gêneros de maior audiência, as preferências dos leitores são influenciadas por uma série de fatores como o tipo de narrativa, criação de personagens e especialmente seus universos — seja fictício ou não.
Isso é tão importante que além de se tornarem tendências, atualmente, também acabam influenciando na popularidade dos próprios autores, como é o caso de nomes como Sarah J. Maas e Raphael Montes. Muitos leitores procuram consumir livros apenas por serem de seu escritor preferido, sem precisarem ser “comprados” pela sinopse, por exemplo.
Para entender melhor, o Showmetech tem um artigo especial sobre como se dá a construção de mundos na ficção e como eles impactam no consumo do público.
Na época da pandemia, as histórias de não-ficção foram as que mais ganharam visibilidade, no entanto, o que é interessante de se notar são os títulos que mais viralizaram desde então e se tornaram os “queridinhos do TikTok”. Fantasia, suspense e young-adult são aqueles que mais conquistaram e se mantém até hoje, mas aqueles com personagem LGBTQIA+ ou enquadrados em minorias, são os que mais alavancaram. Não à toa, foi dessa forma que obras como Vermelho, Branco e Sangue Azul e Heartstopper foram adaptadas para o streaming.
No entanto, apesar de todo o aumento significativo no interesse em livros, ainda assim é comum que haja uma certa seletividade de gêneros no meio. Aqui, podemos destacar, de fato, a fantasia, que hoje pode ser até ramificada em subgêneros de sucesso como a romantasia, focada em romance; baixa fantasia, com histórias que ocorrem no mundo real; ou alta fantasia, tendo narrativas em mundos alternativos. Esse são os casos de sagas literárias desde as clássicas como As Crônicas de Nárnia até as mais modernas como Corte de Espinhos e Rosas (ACOTAR).
A adaptação de livros para produções audiovisuais também continua a ser uma tendência bem marcante, conseguindo influenciar ainda mais o cenário literário e cultural. Veja algumas que se tornaram tendências dentro do Booktok e já foram confirmadas para se tornarem filmes e séries:
- Os Sete Maridos de Evelyn Hugo – filme será produzido pela Netflix (ainda sem data)
- ACOTAR – série será produzida pela Hulu (ainda sem data)
- É Assim que Acaba – filme será produzido pela Sony (chega aos cinemas em agosto)
- Feios – filme será produzido pela Netflix (ainda sem data)
- A Hipótese do Amor – filme será produzido pela Bisous Pictures (ainda sem data)
- Mentirosos – série será produzida pela Prime Video (ainda sem data)
- Os Dois Morrem no Final – série será produzida pela Netflix (ainda sem data)
- De Sangue e Cinzas – série será produzida pela Prime Video (ainda sem data)
- Manual de Assassinato para Boas Garotas – série produzida pela BBC (ainda sem data)
- Dias Perfeitos – série produzida pela Globoplay (ainda sem data)
- Neuromancer – série produzida pela Apple TV+ (ainda sem data)
Mudanças provocadas
Diante do cenário da influência do TikTok no mercado, muitas alterações ocorreram consequentemente. Em algumas áreas, até adaptações foram realizadas para se moldarem a uma nova realidade de consumo. Explicaremos mais a seguir:
Mercado editorial
Instabilidade econômica foi apenas um dos efeitos da pandemia. No entanto, o setor editorial acabou se encontrando no meio do caminho através do “boom” do Booktok, no que eles viram uma oportunidade de ressurgimento para favorecer o ramo. Atualmente, especialistas apontam que o aplicativo famoso por seu sistema de algoritmo se estabeleceu como o principal e mais econômico veículo de marketing para a promoção da leitura.
Só no primeiro semestre de 2021, houve um grande aumento das vendas de livros infantojuvenis/educacionais, e de acordo com o 6º Painel de Varejo do Livro — uma colaboração entre o Sindicato Nacional dos Editores de Livros e a Nielsen –, ocorreu o crescimento notável de 42% em comparação a 2020, com mais de 5 milhões de exemplares vendidos só dentro dessas categorias. Desde então, com uma comunidade crescente e ativa, o mercado experimenta se moldar a partir dela. Antigamente, quando se tratava de marketing, o foco principal eram as lojas físicas, contudo, hoje, as editoras buscam direcionar seus recursos totalmente para o conteúdo digital.
O TikTok foi tão revolucionário para a gente que, se ninguém consegue me explicar em 30 ou 60 segundos sobre o que é um livro, eu nem compro mais os direitos.
Rafaella Machado, editora-executiva da Galera Record para CNN Brasil
O que acontece é que, basicamente, ao invés de depender exclusivamente de campanhas tradicionais, o setor está passando a priorizar parcerias pagas com influenciadores, além de contratos com profissionais especializados em marketing digital. Dessa forma, há uma análise muito bem feita e até mais prática para conhecer e compreender os novos consumidores de livros que, em sua grande maioria, fazem parte de uma geração nova e diversificada e, portanto, acabaram influenciando bastante no que é tendência nos gostos literários. Só para se ter noção, um recente relatório americano mostrou que os Millennials e a Geração Z são os que mais frequentam bibliotecas físicas e digitais, em índices mais elevados do que as gerações anteriores.
No entanto, vale dizer que essas mudanças não se aplicam apenas ao Brasil. O mercado editorial norte-americano também passou a se adaptar com empresas como a famosa Barnes and Noble reconhecendo a importância do TikTok. Nos Estados Unidos, espaços dedicados aos livros de sucesso do Booktok se tornaram até algo padrão dentro das livrarias.
Bienal do Livro
Já imaginou se uma rede social pudesse patrocinar um evento literário tão grande e famoso no país? Foi o que aconteceu com a última edição da Bienal do Livro, que ocorreu no ano passado no Rio de Janeiro. A presença da plataforma representou um marco significativo, com a criação de um estande exclusivo com painéis, bate-papos e discussões sobre o poder transformador da leitura no bem-estar emocional. Diversos influenciadores do Booktok também marcaram presença não só para produzirem conteúdo, mas para presentear leitores e fazer do evento algo mais dinâmico.
Além disso, com todo o advento dessa nova comunidade, a Bienal também se tornou um espaço para autores nacionais. Diante desse cenário em constante evolução, diversos escritores, até mesmo iniciantes, se viram obrigados a se adaptar às demandas das redes sociais, se transformando, muitas vezes, em tiktokers para alcançar e engajar seu público — o que deu certo. Um exemplo notável é o autor Pedro Rhuas, cujo talento literário foi até reconhecido com o prêmio Flipop de 2020 por seu livro de estreia Enquanto eu não te encontro, um dos mais vendidos no estande da editora Seguinte.
Também vale destacar que novas editoras ganharam visibilidade, e uma nova programação foi criada para aproximar ainda mais o leitor do universo literário. Um baile inspirado em sagas de fantasia e uma festa com músicas temáticas de alguns livros — graças às trends do TikTok –, foram algumas das novidades que mostraram o quanto a Bienal do Livro também está se envolvendo e mudando com a influência da plataforma.
Compras online x Livrarias
Desde o início da Booktok, algo que também se tornou pauta de discussão foi o impacto significativo na dinâmica entre compras online e visitas a livrarias físicas. Por um lado, a viralização de recomendações de livros dentro do aplicativo, pôde direcionar os usuários e novos leitores para realizar compras online, especialmente através de plataformas como a Amazon, que oferece conveniência e uma ampla variedade de títulos. No entanto, também não podemos desconsiderar que o momento, na época, facilitou esse cenário, uma vez que era impraticável sair de casa na pandemia. Mas foi dessa forma, que o aumento do e-commerce iniciou, com muitos sendo influenciados a adquirir livros imediatamente após assistir a um vídeo no TikTok.
Isso é algo que se estende até hoje, inclusive com muitos leitores opinando sobre as vantagens e desvantagens de se comprar na internet ou ir à uma livraria. Mas embora a primeira opção tenha se tornado a preferência da maioria, ainda assim, o Booktok também conseguiu impulsionar visitas a livrarias físicas, especialmente devido à experiência que muito se vem de um certo conforto emocional. Afinal de contas, é bem comum que leitores tenham gosto por passarem horas a fio dentro de um ambiente recheado de livros. Além do mais, como já mencionado anteriormente, espaços dedicados ao TikTok também atraem.
O BookTok pode, portanto, funcionar como um catalisador para aumentar o tráfego tanto nas lojas online quanto nas físicas, dependendo das estratégias adotadas pelos influenciadores e pelas próprias editoras.
A era do Kindle
Para Roberta Machado, diretora de comunicação do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e vice-presidente do Grupo Editorial Record, o TikTok tem gerado um interesse renovado pelo livro impresso com vídeos provocando uma redescoberta do prazer tátil da leitura física. Mas e quanto ao Kindle? Atualmente, ele é um dos produtos mais procurados dentro da Amazon, além de ser uma das primeiras opções em eventos e promoções dentro da loja. Com o crescente consumo de leitura, muitos encontraram inúmeras vantagens para se ter um.
O Kindle surgiu como uma revolução no mundo da leitura digital. Lançado pela primeira vez em 2007, ele foi um dos primeiros e-readers amplamente disponíveis no mercado. Sua popularidade cresceu rapidamente devido à facilidade de uso, portabilidade e uma imensa capacidade de armazenar milhares de livros em um único lugar. Até hoje, se trata de um dispositivo muito bem desejado por oferecer uma alternativa conveniente e econômica, sendo esse um dos principais motivos que alguns leitores o preferem ao invés dos livros físicos. Os e-books geralmente são mais baratos e muitos estão disponíveis gratuitamente ou a preços mais baixos na internet. Fora isso, o Kindle também oferece recursos adicionais, como iluminação embutida, dicionário integrado e sincronização entre dispositivos.
Disponível em diversas versões e valores, você pode adquirir o seu pelo site oficial da Amazon.
Conclusão
Se acha que jovem não lê, é só entrar no BookTok e perceber que é mentira.
Lorena Carvalho, influenciadora digital
O fenômeno do Booktok e sua influência no mercado são reflexos de uma transformação profunda na forma como a literatura é descoberta, consumida e compartilhada na era digital e ao longo do tempo. O surgimento dessa comunidade criativa não apenas revitalizou o interesse pela leitura entre os jovens, mas também abriu portas para novos autores e gêneros literários. Além disso, ela tem impulsionado mudanças significativas em diversos aspectos e, principalmente, ter sido o responsável por fazer muitos jovens começarem a ler com mais frequência e interesse.
É mais do que evidente que sua influência continuará a moldar o futuro da literatura, promovendo a leitura como uma experiência acessível, envolvente e, acima de tudo, inspiradora para uma nova geração de leitores ávidos por explorar novos mundos através das páginas.
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Fontes: CNN Brasil, G1, Publish News
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
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