Índice
Quer investir em energia solar? O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou, este mês, novas regras para você que tem interesse na área.
Tudo isso será possível graças ao Fundo Clima, que garante recursos para apoiar projetos que visam diminuir ou mitigar as mudanças climáticas.
Fundo Clima irá financiar parte dos custos
Para pessoas físicas ou jurídicas com renda de até R$ 90 milhões, o Programa Fundo Clima, que foi criado pela Lei 12.114 em 2009, permitirá o financiamento de até 80% dos itens apoiáveis.
A ação, que parte do BNDES como um incentivo à economia de energia e principalmente à sustentabilidade, garantirá ajuda a você que quer instalar sistemas de aquecimento solar e de cogeração – geradores a biogás, aerogeradores, placas fotovoltaicas e mais.
No entanto, caso busque a contratação desses recursos através de uma operação indireta, será necessária a utilização de um banco público.
Em relação às taxas de juros, temos a presença de três: a de custo financeiro, que é de 0,1% ao ano; a de remuneração do BNDES, que pode ser de 0,9% ou de 1,4% ao ano e, por fim, a do agente financeiro. Esta última, que é de até 3% ao ano, se dá em operações indiretas.
Por que investir em energia solar?
A vantagem de investir em energia solar é óbvia: você usará a radiação solar, que é emitida independentemente de sua vontade, para diminuir a dependência que sua residência tem da energia hidrelétrica.
Vale ressaltar também que, caso seu consumo de energia seja inferior ao que você produz, é possível vender o excesso para uma distribuidora.
E você, acha importante investirmos em outros tipos de energia? Deixe sua opinião no espaço de comentários logo abaixo!
Fonte: BNDES
Leia também
https://www.showmetech.com.br/escritorio-de-inovacao-da-vivo/
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.