Índice
Atualmente, vivenciamos uma nova geração de fones de ouvido sem fio que são mais eficientes em termos de energia, têm melhor som e suportam novos recursos, como a capacidade de se conectar um número “ilimitado” de dispositivos a um único aparelho. Muito disso se deve ao Bluetooth LE Audio, uma nova tecnologia que, finalmente, teve o seu desenvolvimento finalizado e especificações anunciadas pelo Bluetooth Special Interest Group, organização que supervisiona o desenvolvimento de padrões Bluetooth e o licenciamento das tecnologias e marcas Bluetooth para os fabricantes.
O Bluetooth LE Audio foi anunciado pela primeira vez no início de 2020, e era esperado que os primeiros dispositivos com suporte ao novo padrão fossem lançados antes do final daquele ano. Mas, após um atraso significativo devido à pandemia, somente agora houve uma ponto final no projeto, o que significa que os fabricantes já podem começar a adicionar suporte ao padrão em seus dispositivos. Com isso, espera-se que os primeiros produtos compatíveis devem começar a ser disponibilizados antes do final deste ano.
O Bluetooth LE audio é tido como a maior atualização do Bluetooth em termos de áudio dos últimos anos e a possibilidade de termos ele em fones de ouvido em pouco tempo anima os principais especialistas da área. “A LE Audio amplia os limites do que é possível para o mercado de áudio sem fio. Foi um verdadeiro desafio desenvolvê-lo nos últimos dois anos, mas o que temos para hoje é o sentimento de orgulho por termos conseguido concluir o maior projeto de desenvolvimento de especificações da história da nossa companhia”, enaltece Mark Powell, CEO da Bluetooth Special Interest Group.
Mas, afinal, o que é o Bluetooth LE Audio?
Resumidamente, o Bluetooth LE Audio (Low Energy Audio) é um novo padrão desenvolvido para transmissão de áudio de baixa potência via Bluetooth. O LE é utilizado, até então, para transferências de dados que não exigem tanta potência e velocidade, o que normalmente ocorre em dispositivos do tipo IoT e wearables. Durante a Consumer Electronic Show (CES 2022), realizada no início deste ano, forem reveladas as principais características e benefícios que o padrão pode trazer ao mercado.
Codec LC3
Uma das principais novidades trazida pelo novo padrão é o codec LC3 ou Low Complexity Communications Codec. De forma simples, é o codec o responsável por compactar o áudio em qualquer tamanho necessário para streaming, ou seja, ser transmitido pela conexão Bluetooth. De acordo com os desenvolvedores, esse novo Codec põe o bitrate a níveis mais baixos que o codec de sub-banda (SBC), mas garantindo que o áudio seja enviado sem falhas através do Bluetooth LE mesmo em condições de muita interferência de ondas de rádio.
De acordo com estudos realizados por empresas do ramo, o LC3 consegue entregar melhorias na qualidade de áudio de até 50%. O codec possui uma variação no bitrate que vai de 160kbps até 345kbps. Além disso, o áudio Bluetooth LE usando o codec LC3 é cerca de duas vezes mais eficiente em termos de energia do que o áudio Bluetooth que usa o codec de sub-banda (SBC) existente. Dessa forma, há um ganho na qualidade sonora ao mesmo tempo em que se diminui o consumo energético. Isso é muito benéfico, já que podemos ver no futuro dispositivos wireless com uma melhor vida útil da bateria sem ter que mudar tamanhos ou colocar mais peso adicional nos seu interior.
Multi-Stream
Outra incrível diferença do Bluetooth LE Audio em comparação ao Bluetooth Clássico diz respeito a tecnologia multi-stream. Graças à ela, será possível conectar um único fone de ouvido wireless a diferentes dispositivos do mesmo tipo. Dessa forma, futuros fones em que o lado esquerdo e direito tenham conexões independentes se beneficiarão da tecnologia. Atualmente, grande parte dos fones de ouvido trabalham com conexão via Bluetooth a um fone e o outro trabalha como um “escravo”, o que acaba por gerar problemas de latência, por exemplo.
Devido às especificações projetadas, outro benefício é que o áudio de origem não será mais interrompido quando você se conectar a um novo dispositivo, podendo o usuário consumir uma música ou podcast de forma sincronizada com um amigo, por exemplo, sem enfrentar maiores dificuldades para fazer isso. Além disso, você agora poderá emparelhar o seu aparelho a um número ilimitado de dispositivos Bluetooth dentro do alcance de uma única fonte de áudio.
Bluetooth Broadcast
Outro recurso trazido pelo LE Audio é o Bluetooth Brodcast. Com ele, é possível que várias pessoas se conectem a uma única fonte de transmissão ao mesmo tempo, sem engasgos ou problemas de latência. Imagine que você está em um saguão de espera com alguns televisores sintonizados em programações diferentes. Normalmente, não seria possível ouvir o que está acontecendo na tela do seu interesse, mas com o Bluetooth Broadcast você seria capaz de conectar os seus fones de ouvido àquela transmissão de áudio com várias pessoas ao mesmo tempo, inclusive em línguas diferentes.
O mais interessante é que a novidade chegará de forma nativa e poderá ser utilizada das mais variadas forma possíveis, seja em um restaurante, ou em terminais com grande quantidade de passageiros, como aeroportos e rodoviárias.
Quando o Bluetooth LE Audio chega ao mercado?
Com o Bluetooth LE Audio e o recentemente anunciado padrão aptX Lossless da Qualcomm, o áudio Bluetooth parece pronto para dar um grande passo à frente nos próximos meses. Mas o que não está claro atualmente é se será necessário comprar dispositivos totalmente novos para aproveitar os benefícios. O site do Bluetooth Special Interest Group indica que pode ser possível que alguns dispositivos existentes sejam atualizados a fim de suportarem o novo padrão Bluetooth LE Audio.
De forma geral, a tecnologia será introduzida apenas em dispositivos Bluetooth que tiverem suporte à próxima geração de conexão sem fio, a versão 5.2. Apesar de ainda não haver uma data para a chegada de novos dispositivos compatíveis, a expectativa é que até o final do ano já tenhamos novidades em relação a lançamentos de modelos no mercado global.
Veja também:
Agora, o Spotify suporta podcast em vídeo no Brasil. Saiba tudo sobre essa novidade anunciada ontem (11).
Fonte: The Verge.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.