Durante a coletiva de imprensa realizada no Mobile World Congress 2015, a BlackBerry revelou que planeja lançar um novo dispositivo touchscreen (sensível ao toque) e com tela curva. O novo smartphone ainda não tem um nome (foi apelidado de “Slider“), preço ou data de lançamento definidos. A empresa informou que o modelo terá um “display curvo duplo”, semelhante a do novo Samsung Galaxy S6 Edge. Na aparência, seu design é similar ao do antigo BlackBerry Torch ou mesmo do Venue Pro da Dell.
Além do novo “Slider“, a BlackBerry diz que vai lançar um novo dispositivo com design da Porsche, renovando o modelo BlackBerry Porsche Design P9981 e mais outro telefone com teclado físico. No entanto, nenhum outro detalhe foi dado para os novos modelos. Não custa lembrar que os teclados físicos fizeram a fama da BlackBerry. O modelo criado pela companhia, com um teclado QWERTY para facilitar a troca de mensagens, se tornou padrão na indústria antes dos smartphones (com padrão de telas sensíveis ao toque).
A empresa também anunciou o lançamento de seu novo smartphone, o BlackBerry Leap, que chega como o sucessor do Blackberry Z3, lançado há um ano. O modelo possui uma tela de 5 polegadas, resolução HD (1.280×720 pixels), processador Qualcomm de 1.5 GHz e 2 GB de memória RAM. O espaço de armazenamento é de 16 GB, que pode ser expandidos com cartões microSD. A câmera de 8 megapixels grava vídeos em Full HD, e a bateria de 2.800 mAh (promete 25 horas de uso intenso). Com especificações muito semelhantes a do Galaxy S4 e do HTC One X, o Blackberry Leap é uma aposta para o mercado low-end (baixo custo). O smartphone tem previsão de chegada no mercado mundial a partir de abril desse ano pelo valor de 275 dólares (aproximadamente 820 reais em 04/03/2015).
A tentativa da BlackBerry de dar uma nova chance aos telefones com tela sensível ao toque é uma estratégia para se manter relevante no mercado. A empresa, cujos aparelhos outrora eram objeto de desejo para executivos e funcionários do governo – especialmente por causa de seu pioneiro serviço de e-mail seguro – perdeu muito espaço no mercado para rivais como a Apple (com o iPhone), Android (com centenas de opções de dispositivos), do Google e até mesmo para o Windows Phone. O movimento busca atrair compradores em certos mercados emergentes onde a BlackBerry ainda tem uma base grande de clientes.
No início da semana, a BlackBerry já havia anunciado uma iniciativa para trazer mais do seu software para outras plataformas, incluindo iOS, Android e Windows. Além de BBM, que está disponível desde o ano passado, a empresa diz que vai lançar aplicativos como o BlackBerryHub e seu calendário para as outras plataformas. Nos últimos anos, a companhia canadense tem focado suas ações no mercado de softwares, aproveitando seu tradicional ponto forte: a segurança de dados. No entanto, a empresa ressaltou que continua comprometida com seu negócio de dispositivos.
Fonte: The Verge
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