A segurança de dados é um elemento chave no mundo de hoje. Segundo pesquisa realizada pela Trend Micro – empresa japonesa especializada em segurança na internet – o sistema utilizado pelo Blackberry é o mais seguro do mundo entre os smartphones. A empresa ganhou grande notoriedade no mundo político e empresarial devido aos seus recursos voltados para esse nicho de mercado.
De acordo com um recente levantamento feito pelo jornal The Guardian, vários líderes mundiais já foram vistos com gadgets da fabricante canadense. Os dispositivos da empresa costumam ser adotados pelas autoridades, com base em indicações de suas respectivas agências de segurança, devido às suas proteções e dificuldades impostas para tentativas de invasão por parte de hackers e agências de espionagem de outras nações.
Mas não são apenas os chefes de estado e diplomatas que apreciam a privacidade oferecida pelo sistema BlackBerry. Os gadgets da empresa também são bastante populares entre os chamados criminosos do colarinho branco, espécie que existe com certa abundância em terras brasileiras.
Porém, esses empresários anti-éticos estão aprendendo da maneira mais difícil que mesmo os sistemas de mensagens seguras não são totalmente privadas. Autoridades brasileiras têm utilizado registros do BlackBerry Messenger (obtidos através de ajuda da empresa canadense por determinação judicial) para apurar acusações de corrupção contra mais de 100 pessoas que estariam envolvidas em esquemas de desvios de dinheiro na Petrobras.
Os bate-papos confirmaram o relacionamento entre culpados, além de indicar outros responsáveis por organizar o caixa dois e outras atividades suspeitas na Petrobras. Mesmo ainda não havendo qualquer condenação, os indícios recolhidos pode tornar mais difícil que alguns suspeitos neguem seu envolvimento.
No Brasil, a legislação permite o acesso a dados que causam desconforto a BBM, que relutou para entregar as informações a justiça brasileira, especialmente em relação a confidencialidade das mensagens (do BlackBerry Messenger), considerada sagrada pela empresa. Apesar de não ser uma postura oficial, a política da Blackberry procura equilibrar a assistência ao acesso legal e a privacidade.
A notícia deve deixar em alerta o público mais atento sabendo que, pelo menos no Brasil, não se deve presumir que a criptografia vá manter suas mensagens totalmente em segredo.
Fonte: engadget.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.