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Uma das datas mais esperadas do ano está chegando! A Black Friday, data em que consumidores e vendedores se unem com um único propósito: aproveitar as ofertas especiais! Enquanto uns esperam economizar uma graninha, outros projetam bons faturamentos para a data que é uma das mais importantes do comércio nacional. Mas quando ocorre a Black Friday 2023? Quais as melhores dicas para aproveitar os descontos? E como ficar atento para evitar golpes? Respondemos a essas e outras perguntas para você aproveitar a data da melhor maneira!
Afinal, quando é a Black Friday?
O evento, que teve origem nos Estados Unidos, é realizado tradicionalmente um dia após o feriado local de Ação de Graças e sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Este ano, a Black Friday 2023 será no dia 24 de novembro no Brasil. Oficialmente, a tradicional data começa na virada de quinta para sexta, à meia-noite do dia 24 de novembro. No entanto, muitos estabelecimentos comerciais e lojas online aproveitam para estender o período para a semana toda. Algumas fazem até mesmo o “Black November”, com promoções durante todo o mês.
Por não haver uma data específica, como acontece no Natal por exemplo, confusões e dúvidas em relação a data podem surgir na cabeça dos consumidores. Para ajudar, o Showmetech listou as datas da Black Friday para os próximos dez anos.
- Black Friday 2022: 25 de novembro;
- Black Friday 2023: 24 de novembro;
- Black Friday 2024: 29 de novembro;
- Black Friday 2025: 28 de novembro;
- Black Friday 2026: 27 de novembro;
- Black Friday 2027: 26 de novembro;
- Black Friday 2028: 24 de novembro;
- Black Friday 2029: 23 de novembro;
- Black Friday 2030: 29 de novembro;
- Black Friday 2031: 28 de novembro;
- Black Friday 2032: 26 de novembro.
Como a Black Friday surgiu?
Na tradução para o português, a expressão remete a “Sexta-Feira Negra”, no sentido literal. A data surgiu nos Estados Unidos e marca a reabertura do comércio após o feriado de Ação de Graças, que acontece toda última quinta-feira do mês nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos, a Black Friday começou a se popularizar a partir de 1980. Por aqui, a data começou a ser incorporada a partir de 2010. No referido ano, um site chamado Busca Descontos fez promoções no mesmo dia da Black Friday americana. Não demorou muito para que outras marcas entrassem na onda.
Até hoje não se sabe ao certo de onde saiu o nome “Black Friday”, mas algumas versões ganharam força nas últimas décadas. Uma delas remonta à escravidão nos EUA do século XVIII. Muitos negros que chegavam da África e eram vendidos como mercadoria ficavam enfraquecidos e doentes pelas condições indignas de trabalho e alimentação. Por esse motivo, eram supostamente vendidos a preços abaixo do mercado em feiras que aconteceriam às sextas-feiras. Essa versão, no entanto, nunca foi comprovada.
Uma outra explicação dá conta de que os comerciantes americanos precisavam esvaziar seus estoques antes do Natal e passaram a fazer grandes liquidações de preços após o feriado. Contudo, o alvoroço causado pelos descontos contribuía para um verdadeiro caos nas cidades, que registravam casos de violência e engarrafamento. Com isso, os patrulheiros da Filadélfia, cidade localizada na Pensilvânia, teriam apelidado a data de “Black Friday”.
Há ainda uma terceira possibilidade para a origem do nome, mas dessa vez trazendo uma conotação positiva. No país norte-americano, a palavra “black” também é usada quando uma empresa fecha as contas “no azul”, ou seja, com lucros. A data seria então uma oportunidade para os comerciantes encerrarem o mês com uma boa receita, já que o feriado de Ação de Graças era considerado fraco em vendas.
Atualmente, a Black Friday é responsável por 70% dos gastos com produtos domésticos nos EUA, sendo uma das mais importantes datas do comércio norte-americano. As filas são enormes e a popularidade da data é tanta nos EUA que embora não seja um feriado, há pessoas que tiram folga no dia do Black Friday. Além dos Estados Unidos, países como o Brasil, Reino Unido, Portugal, Austrália, Canadá e Paraguai também possuem esta data no seu calendário de vendas.
Black Friday no Brasil
Como dito anteriormente, a primeira Black Friday brasileira aconteceu em 2010, apenas de forma on-line. Na data, mais de cinquenta lojas do varejo nacional participaram do evento. Em 2012, diversas críticas a data nacional começaram a ser feitas por consumidores, quando grandes lojas praticamente não deram descontos em seus produtos, comparadas com as lojas norte americanas, que despencam o preço das mercadorias.
Apesar de o evento ser uma ótima opção para os brasileiros fazerem compras a preços menores, os descontos do Black Friday no Brasil são bem menores em relação aos valores americanos. Outra crítica bastante comum são as falsas promoções e desconto realizados por algumas lojas, que costumam aumentar o preço do produto dias antes da data para poderem diminuir o valor durante a sexta-feira.
Assim como nos Estados Unidos, o Black Friday no Brasil acontece todos os anos na última sexta-feira do mês de novembro, em lojas físicas e virtuais. Qualquer empresa pode anunciar promoções no Black Friday. Por conta do aumento da procura pelo termo, muitas agências de publicidade passaram a disputar o cargo de anunciantes oficiais do evento.
Como o Black Friday acontece em uma data em que o consumidor tem mais dinheiro na conta por causa do 13º salário, a preparação do comércio brasileiro para receber o evento tem se tornado cada vez maior, com negociações antecipadas com os fornecedores, organização funcional da loja e da equipe e trabalho do departamento de marketing para atrair mais clientes.
No Brasil, durante o período que abrange da quinta-feira anterior à Black Friday até a Cyber Monday (evento de compras online que ocorre na segunda-feira seguinte à Black Friday), o faturamento total atingiu a marca de R$ 6,1 bilhões. Um destaque foi a taxa de recompra, que atingiu 7,1%, superando significativamente os resultados de 2021, que foram de 4,4%. Outro ponto de destaque foi o crescimento do Pix como método de pagamento, registrando um aumento de 142,87% em comparação com 2021. Além disso, a taxa de abandono de carrinhos de compra reduziu em 12%.
Quanto aos canais de atendimento, o WhatsApp liderou com folga, representando 90,87% das solicitações antes do evento e 91,49% durante o evento. No que diz respeito aos acessos, uma tendência que se confirmou foi a importância de ter sites responsivos. Em 2022, 61,4% das visitas ocorreram em dispositivos móveis, enquanto 38,6% ocorreram em desktops. As principais categorias pesquisadas em computadores incluíram alimentos, casa e construção.
Principais lojas e dicas na hora de comprar
Todo mundo quer aproveitar os descontos e as melhores lojas para comprar na Black Friday. Contudo, há quem ainda tenha algum medo de cair em golpes e ver o produto dos sonhos se tornando um pesadelo – seja porque não foi entregue ou porque custou metade do dobro. Para garantir uma Black Friday 2023 incrível, nós listamos a seguir algumas opções de lojas confiáveis para aproveitar a data sem preocupações. Confira.
- Amazon;
- Americanas;
- Casas Bahia;
- Extra;
- FastShop;
- Kabum;
- Magazine Luiza;
- MercadoLivre;
- Netshoes;
- Pichau;
- Ponto Frio;
- Shoptime;
- Submarino.
Se você não se importa de esperar um pouco mais e está disposto a importar produtos de fora do país, sites como o AliExpress também contam com bons descontos para a data.
Seja qual for o lugar que você pensa em realizar a sua compra, é importante pesquisar os itens desejados com antecedência e ir monitorando os preços para garantir que, no final das contas, você realizou um bom negócio. Além disso, evite sites desconhecidos ou que não possuam uma boa reputação no mercado. Para isso, você pode usar ferramentas super úteis, como o Reclame Aqui e a “Black List” de sites do Procon-SP. Outras dicas são:
Confira sempre o endereço do site
É muito comum surgirem anúncios com promoções fora da realidade e que enchem os olhos de quem está “passeando” nas redes sociais. Se você entrar em algum site através de um link de um grupo de WhatsApp, Telegram ou até mesmo por e-mail, é importante que verifique sempre a URL, isto é, a barra de endereço do navegador.
Muitas vezes, o golpe é tão bem feito que conseguem clonar um site por completo, desde a parte visual, até as partes finais onde envolve o pagamento. Para evitar problemas, é importante que verifique se o site contém aquele cadeado na barra de endereço, o que já garante uma maior segurança. No entanto, a melhor maneira é jogar o nome da loja no Google e acessá-lo através do buscador. Dessa forma, você tem a certeza de que está navegando no site original.
Não preencha formulários com dados pessoais
Os seus dados pessoais são muito valiosos, e tendo acesso a eles, os estelionatários podem fazer compras e contrair dívidas no seu nome, e até mesmo roubar seu acesso a e-mail e outras contas pela internet.
Não passe seus dados pessoais para qualquer um ou para qualquer plataforma. Verifique se o site é seguro e coloque sempre a razão antes da emoção nesses casos. Por que um e-mail de marketing pediria seus dados pessoais? Não faz sentido.
Para compras online, use os cartões virtuais
A maioria dos bancos atuais oferecem a opção de um cartão virtual. Dê sempre a preferência para eles em compras online, afinal se der algum problema com o mesmo, você pode simplesmente excluí-lo pelo app do seu banco. Além de aumentar a segurança da compra, ainda evita a burocracia em casos mais extremos. E para aumentar a segurança, gere um cartão virtual para cada compra que efetuar, e descarte-o logo em seguida.
Inclusive, evite comprar com boleto ou com PIX, afinal são mais vulneráveis para golpes. E para te dar ainda mais segurança, sempre que possível, utilize ferramentas como comprar através do PayPal.
Confira sempre o valor na maquininha antes de digitar a senha
Já nas compras físicas, a preocupação é um pouco diferente, mas ainda assim muito importante. Antes de digitar a senha ou aproximar o seu cartão, confira o valor na tela da maquininha. E por falar em pagamento por aproximação, saiba que o mesmo é muito seguro, mas nunca deixe que outra pessoa passe por você — afinal, pode ter um outro valor sendo passado sem que você perceba.
Utilize comparadores de preço para pechinchar
Que desconto é bom e todo mundo gosta, não é nenhuma novidade. Poucas sensações são tão prazerosas quanto aquela de comprar algum produto que tanto se quer por um preço super em conta, não é verdade? Neste sentido, muitos aplicativos de promoção e sites para monitoramento de preços foram pensados. Temos como exemplos o Zoom, Buscapé e o Pelando, que ajudam você a monitorar e decidir o momento certo de comprar aquele item tão desejado.
Expectativas para a Black Friday 2023
Para o ano de 2023, as perspectivas para a Black Friday continuam apontando para um sucesso contínuo, de acordo com projeções da Neotrust, uma empresa especializada em análise de dados de comércio eletrônico. Ou seja, o cenário para a Black Friday de 2023 é bastante positivo.
Um dos principais indicadores desse sucesso é o aumento no valor médio das compras realizadas ao longo do ano. De acordo com a Neotrust, em 2023, o valor médio das compras está em ascensão, alcançando R$ 473. Esse valor se aproxima do patamar mais alto já registrado historicamente, que foi de R$ 475 no segundo trimestre de 2021, sugerindo que os consumidores estão dispostos a gastar mais em suas compras durante a Black Friday deste ano.
Além do aumento no valor médio das compras, outra previsão é o crescimento nas vendas durante a Black Friday de 2023. A Neotrust prevê um aumento de 12,6% nas vendas em comparação com o ano anterior, consolidando a tendência de crescimento sustentável desse evento no mercado brasileiro.
Vários fatores impulsionam a expectativa positiva para a Black Friday de 2023. Isso inclui a maturidade do mercado, à medida que os consumidores brasileiros se tornam mais experientes na busca por ofertas, a crescente digitalização do varejo, que favorece as compras online, uma maior variedade de produtos em promoção oferecidos pelos varejistas e a conscientização crescente sobre os preços regulares dos produtos. Muitos consumidores também estão se preparando com antecedência, pesquisando e criando listas de desejos, aumentando as chances de conversão durante o evento.
Produtos para ficar de olho na Black Friday
Durante todo o ano, o Showmetech traz lista de produtos pensando especialmente em você. Todas trazem informações detalhadas sobre produtos de diversas categoriais, que podem ser úteis para você na hora de pesquisar o que comprar. Confira, abaixo, algumas delas.
- GPU barata? Listamos modelos a partir de R$ 1.499;
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Pretende utilizar o Mercado Livre para realizar as suas compras durante a Black Friday 2023? Confira algumas dicas para comprar com ainda mais segurança no marketplace.
Fonte: Nação Digital e E-commerce Brasil.
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